SUMÁRIO


Por em 6 de maio de 2021

O que não pode faltar em um hortifrúti? Veja a lista completa

O setor de frutas, legumes e verduras (FLV) do supermercado é, em grande parte dos casos, o mais rentável da loja. Mas afinal, como montar uma sessão completa e que atraia os clientes? Além disso, o que não pode faltar em um hortifrúti?

Inclusive, de acordo com informações da Hortifruti Brasil, o hortifruti pode ser responsável por 10% a 20% do faturamento de um supermercado de varejo. Por isso, montar um hortifrúti atraente pode fazer toda a diferença para melhorar os resultados da sua loja.

Assim sendo, é para te ajudar nessa missão que preparamos este texto. Dessa forma, acompanhe e inspire-se para montar um hortifrúti impecável para o seu varejo.

O que não pode faltar em um hortifrúti? Anote a lista: 

Primeiramente, antes de seguir para a lista de FLV que deve fazer parte do seu mix de produtos, vamos ressaltar um ponto de extrema importância (e que exploraremos de forma mais completa ao final do texto): o Brasil é um país extremamente grande e conta com muitos regionalismos e sazonalidades ao longo do ano.

Dito isso, ao citar o que não pode faltar em um hortifrúti, selecionamos aqueles alimentos que consideramos importantes para garantir que o seu setor promova uma experiência mais positiva e completa aos seus consumidores. Entretanto, esses insumos mudam de acordo com a época do ano e, também, com a localização da sua loja. Ok? 

O que não pode faltar em um hortifrúti: frutas

  • Abacate;
  • Abacaxi;
  • Ameixa;
  • Banana;
  • Caqui;
  • Coco;
  • Goiaba;
  • Kiwi;
  • Laranja;
  • Limão (tahiti, sisciliano);
  • Maçã;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Maracujá;
  • Melancia;
  • Mexerica (bergamota);
  • Melão;
  • Morango;
  • Pera;
  • Pêssego.
  • Uva.

O que não pode faltar em um hortifrúti: legumes

Bulbos: 

  • Alho;
  • Cebola.

Frutos variados: 

  • Abóbora
  • Abobrinha;
  • Berinjela;
  • Chuchu;
  • Ervilha;
  • Jiló;
  • Milho;
  • Pepino e pepino japonês;
  • Quiabo;
  • Tomate.

Raízes e tubérculos: 

  • Batatas (inglesa, doce e salsa), 
  • Beterraba;
  • Cenoura;
  • Gengibre;
  • Inhame;
  • Mandioca.

O que não pode faltar em um hortifrúti: verduras

  • Acelga;
  • Agrião;
  • Alcachofra;
  • Alfaces variados;
  • Brócolis;
  • Coentro;
  • Couve;
  • Couve-flor;
  • Espinafre;
  • Mostarda
  • Repolho;
  • Rúcula.

6. dicas para aumentar as vendas do setor de hortifrúti

Pois bem, além de saber o que não pode faltar em um hortifrúti, também vamos te ajudar a aumentar o faturamento no setor. Confira nossas dicas:

1. Faça um dia da semana com ofertas dedicadas ao setor

Que tal dedicar um dia da semana para fazer campanhas e ofertas no departamento? É possível criar a “Terça do Hortifruti” ou “Quarta Verde”, por exemplo.

Neste tipo de ação, é possível:

  • Abaixar o preço de todos os produtos do setor;
  • Selecionar os insumos que estarão mais baratos no dia;
  • Fazer ofertas exclusivas para os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos, estimulando mais consumidores a se cadastrarem.

2. Aposte em produtos sempre frescos

Além de saber muito bem o que não pode faltar em um hortifrúti, é essencial garantir que o setor esteja sempre muito bem abastecido, com produtos frescos, organizados e limpos.

Assim sendo, use as cores dos legumes, frutas e verduras a seu favor, criando um ambiente colorido e atrativo para os clientes. Além disso, não hesite em designar alguém da sua equipe para garantir que o hortifrúti esteja sempre apresentável. Ou seja: sem alimentos no chão ou amassados.

– Você também pode se interessar por: Prevenção de perdas no hortifrúti: 7 dicas valiosas para seu varejo

3. Faça cross selling e comercialize produtos complementares

Fazer ações de cross selling no seu hortifrúti pode trazer muitos benefícios para a sua loja.

De acordo com Leandro Rosadas, especialista em supermercados, “se você implementar esses cross dentro do seu hortifrúti, você vai aumentar as vendas em no mínimo 10%”.

Alguns dos exemplos são:

  • Limão, açúcar e cachaça;
  • Banana, mel e aveia;
  • Morango com creme de leite ou leite condensado;
  • Ralador perto dos legumes;
  • Azeite e vinagre perto das verduras;
  • Tempero próximo dos legumes;
  • Queijo pecorino, azeite e alho poró;
  • Abridor de coco perto do coco;
  • Socador de alho junto com o alho;
  • Vodka com kiwi ou outras frutas;
  • Abacaxi com hortelã.

– Complemente a leitura com o nosso artigo: 6 dicas para usar o cross selling no varejo e aumentar suas vendas

4. Foque na regionalidade e nos produtos da época

O Brasil é um país muito grande e é possível observar muitas diferenças e particularidades na alimentação de acordo com a época do ano e região em que fica a sua loja. Por isso, quando falamos sobre o que não pode faltar em um hortifrúti, dê atenção para este fato.

Exemplo real: pinhão na região sul 

Nas épocas mais frias do ano, é comum que o pinhão, por exemplo, faça muito sucesso na região sul e passe a ser procurado pelos consumidores quando eles vão ao mercado.

Assim sendo, se a sua loja fica localizada em lugares em que o pinhão faz sucesso, é importante encontrar formas de comercializá-lo. Além disso, que tal mostrar em suas redes sociais que você já conta com o produto em sua loja? Aliás, você pode sugerir receitas com esta iguaria e/ou perguntar a forma a qual os seus seguidores preferem consumir o pinhão. 

Entretanto, vale lembrar que o pinhão é apenas um exemplo de um alimento sazonal e regional que pode ajudar a deixar o seu mix de produtos mais rico. Dessa forma, fique sempre atento à essas possibilidades para trazer novos consumidores para a sua loja e, também, ajudar a fidelizar aqueles que já são fiéis.

5. Reaproveite alimentos e transforme-os em outros produtos 

Em seu podcast, Leandro Rosadas, dá a dica de reaproveitar o tomate e transformá-lo em tomate seco. Mas, além do tomate, é possível aproveitar diversas frutas e, também, transformá-las em geleia ou em suco.

Isso faz com que, além de você evitar a perda de produtos, ainda gere valor para a sua marca e crie novos produtos artesanais do seu supermercado. Incrível, não é mesmo?

6. Divulgue, divulgue, divulgue! 

Ademais, agora que você já sabe o que não pode faltar em um hortifrúti, é importante mostrar esse conhecimento para os seus clientes. Neste cenário, algumas ações que você pode fazer são:

  • Usar as redes sociais para mostrar o quão frescos são os seus produtos. Tire fotos e faça stories que exibam o cuidado da sua loja com o FLV e sempre ressalte as ofertas do dia;
  • Desenvolva postagens com receitas que utilizem esses alimentos e, também, falem sobre os benefícios deles para a saúde
  • Faça campanhas segmentadas e exclusivas para clientes que costumam comprar insumos do setor, convidando-os para aproveitar as ofertas do seu supermercado;
  • Coloque alguns itens estratégicos com descontos especiais para quem faz parte do Clube de Descontos. 

Pois bem, agora você já sabe muito bem o que não pode faltar em um hortifrúti, certo? Além disso, aprendeu várias dicas para garantir que as suas vendas neste setor aumentem. Por fim, se deseja ter ainda mais sucesso com o seu hortifrúti, acesse: Veja como montar um hortifrúti de sucesso com nossas 6 dicas

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Comentários

  1. ROCHA disse:

    GOSTEI DO ARTIGO. FACIL ENTENDIMENTO.

  2. Daniela Hendler disse:

    Obrigada, Rocha! Continue nos acompanhando por aqui para ficar sempre por dentro das novidades.
    Atenciosamente,

  3. Marcos disse:

    Boa noite. Gostei muito estava pessimista mas agora com essas informações vou abri o meu que sempre.sonhei, preocupado por ser sozinho e já ter 62.anos

  4. Daniela Hendler disse:

    Oi, Marcos. Tudo bem? Que bom que você gostou do nosso conteúdo.

    Muito sucesso no seu negócio!

  5. wellington disse:

    boa tarde! otimo conteudo, facil entendimento.

  6. Daniela Hendler disse:

    Obrigada, Wellington!
    Um abraço,

  7. LUCIANA SARAIVA DE LUCENA disse:

    Ótimo conteúdo, mas queria saber o valor pra começar?

  8. Daniela Hendler disse:

    Olá, Luciana. Tudo bem? Você pode entrar em contato conosco para saber mais e tirar suas dúvidas! Pode mandar um e-mail para mim: [email protected]

  9. ERIKI CAVALCANTE DA SILVA disse:

    Muito obrigado

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]