SUMÁRIO


Por em 9 de agosto de 2022

IA no varejo: 6 benefícios da inteligência artificial em supermercados

Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência artificial, certo? Mas afinal, como utilizar a IA no varejo? Ainda, quais são os verdadeiros benefícios que ela pode trazer para o seu negócio? É isso e muito mais o que preparamos para você neste artigo. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre inteligência artificial para supermercados! 

Afinal, o que é Inteligência Artificial?

O termo ‘Inteligência Artificial’ surgiu em 1955, citado por John McCarthy, professor de matemática do Dartmouth College. 

Em termos mais simples, a inteligência artificial (IA) refere-se a sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que coletam.

Alguns exemplos de IA que podemos observar hoje, no dia a dia, são: 

  • Chatbots de atendimento que utilizam IA para aperfeiçoar as respostas com base em atendimentos realizados;
  • Mecanismos de recomendação de vídeos e séries em plataformas como o YouTube, TikTok e streamings variados – Netflix, Spotify, Amazon Prime, etc.

Basicamente, a IA utiliza o processamento de dados em massa para apreender padrões e executar atividades com esse “conhecimento” adquirido. Quanto mais dados, mais assertivo será o modelo. A capacidade computacional influencia diretamente na assertividade dos modelos por conta disso.

Uma preocupação comum relacionada à IA é a questão da possibilidade de ela substituir o ser humano. Entretanto, vale ressaltar que o objetivo não é esse, mas sim permitir que o homem atue junto à máquina, ganhando agilidade e escalabilidade. Assim, será possível oferecer uma maior qualidade de vida e eficiência em inúmeras funções.

– Veja também: Inteligência artificial para vender mais: varejo faz ofertas a partir de dados 

Como funciona a IA no varejo – tratando-se especialmente dos supermercados?

Uma das funcionalidades oferecidas pela IA está relacionada com a capacidade que ela tem de “prever o futuro” para empresas que trabalham no setor de varejo de recorrência, como os supermercados. 

Sobre isso, um estudo divulgado pela Pesquisa Global de Varejo no final de 2020 revela que 73% dos varejistas acreditam que a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning podem agregar valor aos negócios por meio da previsão de demandas.

Para fazer essa previsão de demandas, a IA baseia-se em dados passados e, de acordo com essas informações, permite que as redes supermercadistas tenham a capacidade de prever o futuro de suas vendas

Assim, a ferramenta se torna uma aliada na gestão das empresas na hora em que elas precisam repor os seus estoques, por exemplo. Isso acontece porque elas já saberão, por meio da IA, quais são os produtos que serão vendidos em breve.

Porém, as vantagens de utilizar a IA no varejo vão muito além disso. Confira abaixo: 

6 benefícios de utilizar a IA no varejo 

A IA simplifica análises complexas e gera insights valiosos com base nesses dados. Dessa forma ela traz inúmeros benefícios para o negócio. Dentre eles, destaque para:

1. Marketing personalizado e com maior potencial de conversão

Quando bem utilizada, a IA no varejo permite que o supermercadista crie um relacionamento mais personalizado com os clientes. Facilita o desenvolvimento de campanhas e comunicações estratégicas, segmentadas por preferências e histórico de compras de cada consumidor.

Além disso, ela faz com que haja uma distribuição mais eficiente das verbas de marketing. Afinal, não serão mais enviadas mensagens em massa, mas sim criada uma comunicação limpa e assertiva com os clientes

Ademais, com a IA é possível enviar campanhas minutos ou horas antes do consumidor ir ao mercado, potencializando a conversão da ação.

Essas ações, feitas de forma segmentada, com comunicações personalizadas e preços diferenciados por CPF, auxiliam a manter a margem do seu negócio de acordo com o seu planejamento comercial. Por outro lado, descontos em massa acabam “derrubando” a margem de lucro.

– Você também pode se interessar por: Inteligência Artificial no Varejo: Conheça a mar.ia 

2. Automação de processos e redução de etapas manuais 

Utilizando a IA no varejo, é possível exportar dados, analisar planilhas e cruzar dados com BI de forma prática, ágil e sem falhas humanas. Essas ações permitem que o varejista tome melhores decisões, realmente baseadas em dados, para potencializar o resultado do seu negócio. 

Ainda, há mais efetividade nas ações do supermercado. Ou seja, gasta-se menos tempo em ações que antes levavam horas – e o resultado alcançado é melhor.

3. Melhorar o processo de compra do supermercado

Ao coletar os dados dos consumidores, a IA no varejo permite que o supermercadista conheça melhor o hábito de compra dos seus clientes e, dessa forma, dá mais munição para que possa fazer melhores compras e negociações com a indústria, parceiros e fornecedores. 

Afinal, analisando os dados do passado, é possível ter uma previsão mais assertiva dos produtos que serão vendidos em um futuro próximo. Com esse conhecimento, será possível preparar o estoque de forma adequada, garantindo que os produtos não fiquem em falta e, também, não encalhem.

– Complemente a leitura com: Confira 3 dicas para seu supermercado comprar melhor 

4. Otimizar o gerenciamento de estoque e os produtos expostos

Além de fazer compras mais assertivas para o seu mix de produtos, a IA no varejo também auxilia o empreendedor a organizar de forma mais adequada toda a logística e infraestrutura do seu comércio. 

Isso porque é possível contar com câmeras e sensores que identificam os produtos presentes no estoque e gôndolas, bem como estoques inteligentes que contabilizam saídas e entradas de itens, datas de validade e outros aspectos determinantes para tomadas de decisão assertivas, como a criação de promoções/campanhas para certos produtos. 

Ou seja, a IA no varejo dá a oportunidade de o supermercadista ter uma visão mais aprofundada do seu negócio. 

Assim, pode criar estratégias mais assertivas, com informações atualizadas em tempo real, que permitem atender melhor às demandas, facilita a visibilidade do estoque e alavancar as vendas.

5. Trabalhar a retenção e a reativação de clientes  

Você já deve ter percebido que a IA no varejo é importante para fazer estratégias de  marketing personalizadas e com maior potencial de conversão, certo? Entretanto, seu potencial vai muito além disso.

Isso porque, além de auxiliar os supermercadistas a criarem ações estratégicas de marketing, relacionamento e vendas, a IA permite que sejam feitas campanhas altamente assertivas para trabalhar com a retenção e a reativação de clientes.

Ou seja, enviar campanhas de relacionamento tanto para os seus clientes fiéis continuarem comprando na sua loja quanto para aqueles consumidores que costumavam comprar produtos na sua loja mas que, por algum motivo, estão há mais de um mês sem retornar. 

– Veja também: 5 dicas para aumentar a taxa de recompra dos clientes no varejo 

6. Acompanhar as tendências do mercado

Por último, mas não menos importante, para um supermercado não ficar ultrapassado e perder clientes para a concorrência é essencial que ele continue sempre se modernizando e acompanhando as principais tendências de mercado. 

Assim sendo, implementar a IA no varejo é uma forma de mostrar que o seu negócio está por dentro das novidades da área e, mais do que isso, disposto a sempre buscar melhorias para gerar uma melhor experiência para os seus clientes.

Por fim, para saber mais sobre esse assunto tão importante, baixe o nosso guia gratuito: simplificando a inteligência artificial para supermercados de todos os tamanhos e conheça 3 cases de sucesso de supermercados reais que passaram a utilizar a IA no varejo e alcançaram resultados incríveis em pouco tempo. 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]