Informações de Mercado

Inteligência artificial: varejo usa dados para direcionar ofertas e vender mais

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você certamente já pensou em como seria interessante entender melhor o comportamento de compra do seu consumidor, não é mesmo? 

Em meio a tantos clientes que passam pela sua loja diariamente, essa parece ser uma tarefa praticamente impossível. Mas não é. 

Já existe uma tecnologia capaz de antecipar as necessidades dos clientes, ampliando as vendas e a rentabilidade por meio da gestão estratégica do relacionamento. Esta tecnologia é a Inteligência Artificial. 

Neste artigo, vamos te contar mais detalhes sobre ela e como suas práticas estão transformando o varejo. Acompanhe!

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é uma tecnologia na qual as máquinas são capazes de aprender, interpretar e analisar dados de forma autônoma. 

Em síntese, os sistemas são programados para pensar de forma racional, como se fossem um ser humano, e conseguem inclusive tomar decisões sozinhos, em determinadas situações. 

Pense num banco de dados, capaz de aprender comportamentos e utilizar estas informações de forma personalizada com os mais diversos fins. 

Esta tecnologia possui como foco o consumidor e seu principal objetivo é a criação de soluções.

Desse modo, sua aplicação no varejo é muito relevante e vem sendo cada vez mais utilizada. Confira agora um pouco mais sobre sua utilização neste nicho.

Como a IA pode ser aplicada no varejo?

A Inteligência Artificial mudou a jornada de compra do consumidor. 

Os smartphones, as redes de pesquisa e tantos outros recursos contribuíram para tornar os clientes mais exigentes, com necessidade de serem tratados de forma única e personalizada.

A tecnologia vem sendo aplicada no varejo principalmente nos momentos de decisão de compra. Agora, você conhece alguns deles, confira:

  • Informação personalizada: com a IA, o varejista consegue entender a fundo o perfil de compra dos seus clientes. Assim, será possível criar ações e entregar ofertas personalizadas.
  • Previsão do comportamento: se você sabe o que seu cliente consome, pode desenvolver campanhas e/ou uma comunicação direta, prevendo o que ele gostaria de comprar em determinado dia da semana, por exemplo.
  • Recomendações: sabe quando você entra num site e ele sugere produtos que realmente tem a ver com seu perfil de compra? Esta é a IA trabalhando ao seu favor!
  • Automações: os famosos chatbots são frutos da Inteligência Artificial. Os chats automatizados otimizam a interação com o consumidor e intermediam dúvidas frequentes.

Mas afinal, como você pode iniciar a utilização da Inteligência Artificial no seu negócio?

Os benefícios de aplicar a IA no seu negócio

Um consumidor encantado se torna um promotor da sua marca. Portanto, ao investir em Inteligência Artificial você também está investindo na conquista de clientes.

Segundo um levantamento da Oracle, 37% das empresas já implementaram algum sistema de IA e 41% pretendem investir na tecnologia ainda neste ano.

Sair na frente da concorrência é fundamental para destacar seu negócio no mercado e se tornar referência de inovação. 

Confira mais algumas vantagens:

  • Automatização e otimização de processos
  • Barateamento de operações
  • Maior efetividade de ações promocionais
  • Aumento de vendas e faturamento
  • Possibilidade de realizar campanhas segmentadas
  • Dados relevantes e aplicáveis
  • Prevenção de perda de clientes

Um bom exemplo de ferramenta que atua a partir de IA é o software de gestão de clientes da Mercafacil

Com foco no comportamento de compra do consumidor o recurso traz maior efetividade para as campanhas do varejista, trabalhando a perda de clientes e o aumento do faturamento.

Para saber mais sobre como inovar com gestão de clientes, clique aqui e agende uma consultoria gratuita com um especialista da Mercafacil. 

Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico. Graduada em Marketing pela UNICURITIBA. Meu objetivo é levar informação relevante e transparente para o público do Gestão de Clientes.

Write A Comment