Por em 15 de agosto de 2023
6 ações para seu varejo lucrar com itens próximos da data de validade
Nenhum supermercadista fica feliz quando os produtos do seu supermercado passam da data de validade.
Afinal, isso significa prejuízo para a loja, já que a comercialização de itens vencidos pode trazer grandes problemas para o negócio e, até mesmo, prejudicar a imagem da marca no mercado, afetando o relacionamento com os clientes.
Mas afinal, como lidar com a situação em torno da data de validade dos produtos? O que fazer para evitar que os itens “vençam” e se tornem impróprios para o uso e/ou consumo?
Sabemos que a perda de produtos faz parte do dia a dia de um supermercado. Entretanto, existem algumas ações que o seu varejo pode seguir para minimizá-la.
Abaixo, trouxemos algumas respostas e, também, dicas práticas para te ajudar a evitar a perda de produtos próximos da data de vencimento e/ou validade. Acompanhe!
O que é data de validade?
Data de validade é a data limite indicada pelo fabricante para a utilização/consumo seguro de produtos/alimentos, garantindo sua eficiência e segurança.
Qual é a data de validade?
Para saber qual é a data de validade de um produto, encontre a informação na embalagem. Ela geralmente está indicada como “Validade”, “Válido até” ou “Melhor consumir antes de”, seguida de uma data. Produtos nunca devem ser vendidos e, muito menos, consumidos, após a data indicada.
Como funciona a data de validade de um produto?
A data de validade é determinada pelos fabricantes e indica até quando um produto é considerado seguro e eficaz para o uso/consumo. Após o período indicado, ele pode perder a qualidade, deteriorar-se ou até mesmo apresentar riscos para a saúde. Por isso respeite a data sugerida, garantindo a segurança no seu uso/consumo.
6 ações para o seu supermercado não perder dinheiro com produtos próximos a data de validade
1. Faça o reprocessamento de produtos e agregue valor a eles
A primeira dica para o seu varejo não se prejudicar com a perda de produtos próximos da data de validade é também uma dica que ajuda a aumentar o valor nos itens que você vende.
A dica é: aproveite/reaproveite produtos aptos para o consumo, mas que estão com a data de vencimento muito próxima. Para isso, transforme-os em outro produto.
Como fazer isso? Você pode, por exemplo, transformar:
- Tomates próximos da data de validade em molho, tomate seco ou polpa de tomate;
- Frutas variadas em geleias, sucos, compota, smoothies ou até mesmo desidratadas para consumo posterior como snacks;
- Pães e bolos próximos da data de validade transformam-se em ingredientes para pudins, rabanadas, torradas, croutons ou até mesmo em migalhas para empanar alimentos;
- Vegetais e legumes que estão começando a perder a frescura, mas ainda são seguros para o consumo: use-os para preparar sopas, molhos, sucos ou até mesmo congelados para uso posterior em preparações como refogados.
- Carnes e aves próximas à data de validade: processe-as para a preparação de hambúrgueres, almôndegas, salsichas ou outros produtos processados.
- Laticínios, como leite e iogurte são ingredientes ideais para a produção de sobremesas, como pudins, sorvetes, smoothies ou até mesmo queijos frescos.
- Grãos e cereais próximos da data de validade são a base para a produção de barras de cereais, granolas ou misturas de pães e bolos.
Essas são apenas algumas ideias, mas as opções podem variar de acordo com a criatividade, recursos e demanda do seu supermercado.
Por fim, lembre-se sempre de seguir as regulamentações locais de segurança alimentar ao reprocessar produtos.
2. Não trate os alimentos próximos da data de validade como “xepa”. Foque na sustentabilidade!
Você tem e/ou vai criar uma sessão apenas para produtos próximos ao vencimento? Lembre-se de não tratar esse espaço como “xepa”.
Apesar de diminuir o valor dos produtos que vão vencer em uma data próxima, aproveite essa sessão para agregar valor à sua loja.
Para isso, uma sugestão é mostrar para o seu cliente que, ao consumir produtos desse setor, ele está sendo um aliado para diminuir o desperdício no seu supermercado.
Essa é uma ação que não custa nada para o seu negócio e, ao mesmo tempo, demonstra que a sua marca está atenta às tendências relacionadas à sustentabilidade, aumentando a simpatia por parte do cliente.
Bônus: seguindo a ideia da sustentabilidade no seu supermercado, aproveite para usar seus diversos canais de comunicação para dar dicas de como os clientes podem ser sustentáveis na sua rotina, fazendo o reaproveitamento de materiais, utilizando sacolas retornáveis, separando o lixo, diminuindo o consumo de energia, entre outros. Ou seja, evitando o desperdício como um todo.
– Veja também: Consumidores preferem marcas sustentáveis no varejo. Adapte a sua!
3. Descontos e promoções especiais
Uma opção é reduzir o preço desses itens para atrair clientes e incentivar a compra antes da data de vencimento.
Assim sendo, faça etiquetas de desconto ou promoções especiais, como:
- Compre um, leve o segundo pela metade do preço;
- Combos do tipo “leve 3, pague 2”;
- Compre um produto próximo à data de validade e ganhe outro gratuitamente.
Essas ações incentivam os clientes a levarem esses produtos antes da expiração. E você também sai no lucro, afinal, não perde os produtos.
– Confira: Quais são e como decidir o modelo de oferta ideal para cada ação?
4. Você tem um clube de descontos? Então, crie uma segmentação apenas para clientes interessados em mercadorias próximas ao vencimento – que serão vendidas, é claro, por um valor mais baixo
Que tal usar o seu clube de descontos de forma estratégica?
Além de ser um canal para você cadastrar os seus clientes e conhecer melhor o hábito de compra de cada um deles, o clube também pode ser usado para você enviar ofertas segmentadas para os consumidores.
Para esses consumidores interessados nos produtos próximos à data de vencimento, envie quais são as ofertas da semana e estimule-os a fazerem as compras na sua loja e, também, adquirirem outros produtos além dos promocionais.
– Você também pode se interessar por: Planejamento de 7 dias: divulgação do Clube de Descontos
5. Otimize suas prateleiras e gôndolas
Você pode, sim, criar uma sessão especial apenas para os produtos que estão próximos do vencimento.
Entretanto, existem algumas ações que você pode fazer em todos os setores da sua loja para prevenir a perda desses itens.
Um exemplo clássico, mas que funciona muito bem, é: na hora de posicionar os produtos nas prateleiras/gôndolas, use o critério da data de validade. Ou seja, coloque na frente os produtos com o prazo de validade mais curto.
Por instinto e costume, os clientes costumam pegar os itens que estão mais à frente. Assim, quanto mais próxima a data de validade do produto, mais a frente ele deve ficar exposto.
Além disso, posicione os itens próximos da data de validade em locais estratégicos, como próximo aos caixas ou em áreas de alta circulação. Isso aumenta a visibilidade e a chance de venda desses produtos.
6. Faça um bom controle do estoque da sua loja
O controle adequado do estoque desempenha um papel fundamental na prevenção da perda de produtos por data de validade próxima.
Isso porque, esse cuidado permite que você tenha conhecimento sobre quais produtos estão próximos a vencer e precisam ser deslocados o mais rapidamente possível para as gôndolas.
Também, saberá quais são os itens que estão “encalhados” e precisam de uma ação dedicada a eles para que sejam vendidos antes da data de vencimento, como promoções especiais.
Por fim, o controle do estoque te ajuda a fazer um planejamento de compras mais precisas. Afinal, com base neste controle e na análise da demanda dos produtos, você pode fazer pedidos mais precisos aos fornecedores.
Ou seja, se existem produtos que estão sobrando em grande quantidade, é hora de repensar a forma a qual ele está sendo exposto na sua loja, comprá-lo em menor quantidade, ou até mesmo reconsiderar a sua presença no seu varejo.
A forma que esse controle de estoque será feito fica a critério do seu supermercado.
É possível contar com ferramentas tecnológicas que auxiliam nesse processo e/ou, também, utilizar planilhas e etiquetas coloridas que ajudem a identificar a data de validade de cada produto/lote.
Tendo o conhecimento dessas datas, o gestor poderá tomar melhores decisões na hora de escolher o que vai ser exposto na loja e, também, na forma a qual os produtos serão colocados nas prateleiras.
– Leia também: Evite a ruptura de estoque do seu supermercado com nossas 6 dicas
Bônus: faça doações com incentivo
Sabemos que o objetivo desse texto é oferecer dicas que te ajudem a lucrar mais com os produtos próximos à data de validade. Entretanto, também entendemos que vale ressaltar um tópico extra sobre o assunto.
Além de seguir as nossas sugestões anteriores, você também pode considerar doar parte dos produtos próximos ao vencimento para instituições de caridade locais, bancos de alimentos ou organizações que ajudam pessoas necessitadas. Afinal, Isso ajuda a evitar o desperdício e contribui para a comunidade.
Porém, mais do que isso, é possível oferecer um incentivo aos seus clientes. Por exemplo:
Deixe claro que a sua empresa fará as doações de qualquer maneira. Entretanto, o seu público pode ajudar nessa missão! Informe-os que, ao comprarem determinada quantidade de produtos regulares, um item próximo da validade será doado em seu nome.
Isso ajuda a promover uma imagem positiva da sua empresa na região, a atrair clientes conscientes e a transformar a cultura da sua marca como um todo, posicionando-se como uma empresa que realmente se importa com o que está acontecendo ao redor.
Aliás, além das doações dos produtos próximos da data de validade, que tal tornar o seu supermercado cada vez mais sustentável?
Veja nossas sugestões para colocar essa estratégia em prática: 9 ações para promover a sustentabilidade no supermercado
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]