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4 dicas para arrumar o supermercado e ter mais lucro

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Saber como arrumar o supermercado pode fazer toda a diferença tanto para a sua loja vender mais quanto para melhorar a experiência de compra dos clientes. 

Afinal, ao mesmo tempo que os shoppers desejam encontrar aquilo que procuram de maneira fácil e prática, também é importante que você saiba a melhor maneira de posicionar os produtos, atraindo mais atenção para aqueles que podem gerar mais lucro para o seu negócio.

Nesse cenário, encontrar um equilíbrio e conhecer boas práticas para arrumar o supermercado é algo que pode trazer resultados quase que imediatos para o seu negócio. Vamos tentar? Acompanhe nossas dicas abaixo! 

4 dicas para arrumar o supermercado com maestria

1. Na entrada da loja, aposte nos produtos mais lucrativos e vá seguindo para os menos lucrativos 

De acordo com Leandro Rosadas, especialista em supermercados, essa é uma tática muito importante para arrumar o supermercado e evidenciar mais os produtos que trazem mais lucro para o seu negócio. Ele oferece um exemplo:

“Se eu for arrumar os ketchups na loja, vou começar com os mais caros na entrada da loja para o fundo da loja indo para os mais baratos”

Leandro Rosadas, especialista em Supermercados

Ou seja: em uma prateleira que esteja virada para a entrada da loja devem estar primeiramente os produtos mais caros, seguidos pelos mais baratos.

2. Saber em qual altura posicionar os produtos é extremamente importante na hora de arrumar o supermercado

Os produtos nas gôndolas devem ser posicionados em alturas estratégicas. Para você compreender melhor: 

Acima da cabeça

Produtos de menor visibilidade. Ou seja, ideal para colocar mercadorias de menor interesse dos consumidores e do seu varejo.

Altura dos olhos

Também conhecido como “área nobre”, é o local em que ficarão posicionados os produtos com melhor margem de lucro para o seu varejo. Ou seja, os mais caros. Como o campo de visão dos clientes atinge diretamente este nível, as compras por impulso são maiores. Aproveite esse conhecimento e coloque essa dica em prática! 

Linha da cintura

Apesar de não ser a “área nobre”, também é muito vista pelos consumidores. Aproveite para colocar aqui os produtos de grande procura, mas que tenham um valor um pouco mais baixo que os da “altura dos olhos”.

Abaixo da cintura

Essa altura já não está mais no campo de visão dos clientes. Por isso, aqui você deve posicionar as mercadorias mais baratas e que fazem sucesso com os consumidores. Assim, mesmo que os produtos não estejam tão “visivelmente” posicionados e não sejam visualizados em uma primeira olhada rápida, os shoppers tendem a procurá-los e achá-los da mesma maneira. Afinal, são produtos essenciais ou mais baratos. 

Chão

Ao arrumar o supermercado, reserve a área do chão apenas para os produtos pesados. Assim, serão evitados possíveis acidentes.

Dica extra: atenção ao público-alvo dos produtos! 

Na hora de arrumar o supermercado e posicionar as mercadorias nas prateleiras, lembre-se quem é o público-alvo daquele produto. 

Por exemplo: produtos que chamam a atenção das crianças devem ser colocados na altura de visão delas, e não dos adultos. Assim sendo, posicione essas mercadorias de forma estratégica, ideal para atrair o olhar e a atenção dos pequenos.

3. Ao arrumar o supermercado, dê atenção aos pontos extras de venda

Além de arrumar as prateleiras e gôndolas “tradicionais”, saber como utilizar os pontos extras do seu supermercado é muito importante.

Explicando de maneira breve, os pontos extras são aqueles que acomodam os produtos fora da sua seção “tradicional”. Ou seja, locais em que as mercadorias ficam expostas além da gôndola voltada para itens daquela natureza. 

Por exemplo, com a chegada do coronavírus, diversos supermercados passaram a posicionar o álcool em gel em pontos extras. Ele podia, sim, ser encontrado na seção de limpeza. Porém, também passou a ser visto em outras sessões.

O supermercado pode ter diversos pontos extra valiosos. Dentre eles, destaque para: 

  • Ilhas promocionais;
  • Ponta de gôndola;
  • Frente de caixa (ou check stand);
  • Clip strip.

Saber como usá-los de maneira inteligente pode fazer toda a diferença na hora de arrumar o supermercado. Isso porque os pontos extra, quando bem montados, são excelentes estratégias para:

  • Aumentar o ticket médio das compras;
  • Vender produtos que estavam parados;
  • Apresentar produtos que são novidade;
  • Atrair mais atenção para alguma mercadoria específica, entre outros.

Ps: sabendo da importância desses pontos extras para os varejistas, nós já preparamos um material completo sobre o assunto. Confira 4 formas de explorar os pontos extras em supermercados e aumente a lucratividade da sua loja.

4. Conheça muito bem o seu cliente!

Todas as dicas que citamos acima ganham ainda mais valor quando você conhece o seu cliente. E por “conhecer o seu cliente” nós estamos querendo dizer: conhecê-lo por meio de dados concretos e metrificáveis.

Por exemplo, ao citar que você deve colocar “na linha da cintura os produtos de grande procura”, é essencial que você saiba quais são esses produtos, certo? E, para isso, é preciso conhecer os hábitos e o comportamento de compra dos seus consumidores. Esse é apenas um exemplo, mas conhecer o seu cliente é algo que tornará toda e qualquer estratégia de venda mais poderosa, assertiva e lucrativa para o seu negócio.

Neste cenário, fazer uma Gestão de Clientes eficiente é a melhor saída para o seu supermercado. Afinal, é com esse conhecimento que você saberá quais são os produtos mais adequados para serem colocados nas posições estratégicas da sua loja, e, assim, terem uma saída melhor. 

Pronto para  arrumar o supermercado de maneira vencedora? 

Com essas dicas você está mais do que preparado para arrumar o supermercado, melhorar a experiência do cliente e aumentar suas vendas. Tenha sempre em mente que ele é o maior ativo da sua empresa e deve ser o foco das suas estratégias. 

Quer saber mais sobre como colocar em prática as nossas sugestões? Então converse com um dos nossos especialistas e saiba como a Mercafacil pode te ajudar nessa missão!

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]

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