SUMÁRIO


Por em 9 de janeiro de 2024

Clube de vantagens no supermercado: engaje sua equipe

O clube de vantagens no supermercado é um benefício que vem sendo cada vez mais aceito pelos consumidores brasileiros. No entanto, para essa estratégia funcionar com seu máximo potencial, é fundamental contar com uma equipe engajada. Afinal, só assim será possível cadastrar mais clientes — e, consequentemente, aumentar o faturamento do seu negócio. Porém, como fazer isso? Acompanhe o post para entender como o clube de descontos é um aliado na hora de aumentar as suas vendas e, também, confira dicas para engajar seus colaboradores nessa estratégia.

O que é e como funciona o clube de vantagens no supermercado?

O clube de descontos consiste em proporcionar vantagens aos clientes mediante um cadastro inicial, que pode ser feito no site ou aplicativo do supermercado, em totens na loja ou até mesmo na hora de pagar os produtos, diretamente com um operador de caixa. Em geral, os benefícios promovidos pelo clube de vantagens para os clientes são descontos exclusivos em determinados produtos oferecidos pelo próprio varejo ou em estabelecimentos parceiros, por meio de sistemas de pontuação.

Quais são os benefícios de oferecer clube de vantagens no supermercado?

O clube de descontos é benéfico tanto para o varejista quanto para o cliente, confira:

Benefícios para o varejista que oferece clube de descontos

Para o varejista, o clube de vantagens no supermercado é uma forma de fazer gestão de clientes e coletar dados relevantes para o negócio. Então, a partir desses dados, é possível criar campanhas mais assertivas e se comunicar de forma mais eficiente com o consumidor, resultando no aumento de faturamento e de fidelização. Vale lembrar que existem outros programas capazes de captar as informações dos consumidores, mas a escolha pelo clube de descontos é recomendada para supermercados que desejam entregar um benefício imediato para o cliente. Afinal, em cada compra o consumidor pode ver o quanto economizou por comprar produtos que faziam parte do clube e ter se identificado no caixa. Assim sendo, esse pode ser um grande diferencial para o consumidor optar por comprar na sua loja. Isso porque  ele sabe que, ao optar pelo seu supermercado, ganhará descontos imediatos em produtos que fazem parte do clube de descontos. Aliás, é por isso que os varejos precisam escolher de forma muito estratégica quais produtos colocar no clube, já que devem ser itens que realmente atraem os consumidores. – Veja também: 8 erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos e evite-os!

Benefícios para o consumidor final que compra em um supermercado que oferece clube de vantagens

Para o consumidor final, o clube de vantagens representa um ecossistema de benefícios variados. Dentre eles:
  • Descontos na hora de passar a compra no caixa;
  • Participação em sorteios;
  • Receber ofertas exclusivas e segmentadas conforme o histórico de compras;
  • Possibilidade de receber mimos e brindes, entre outros.
Essa vantagem já no momento da compra pode inclusive facilitar o cadastro de quem vai até a sua loja.

Clube de descontos: um sucesso entre o público

O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) realizou uma pesquisa com os consumidores sobre os programas de fidelidade. Nela foi constatado que 92% dos entrevistados gostam ou gostariam de fazer parte de um programa como esse. Além disso, 67% dos consumidores responderam que valorizam esses programas no segmento de supermercados. Ou seja, o clube de vantagens é uma grande oportunidade para o seu negócio, não é mesmo? Para obter sucesso nessa estratégia, confira nossas dicas e garanta que a sua equipe saiba como aproveitar ao máximo o potencial do clube na sua loja! – Confira: 3 dicas para acertar na hora de divulgar seu clube de descontos

5 estratégias para aumentar o engajamento da equipe no clube de vantagens no supermercado

Uma vez que o cadastro é o primeiro passo para ter um clube de vantagens, é fundamental que a equipe se empenhe em cadastrar o maior número de clientes possível. Afinal, são eles que têm contato direto com os consumidores e, também, têm uma influência direta na experiência dos clientes. Ademais, lembre-se que: quanto mais dados você puder reunir sobre os hábitos de consumo dos clientes, mais embasadas estarão suas próximas estratégias de marketing e retenção de clientes. Assim sendo, veja nossas dicas para ajudá-lo a engajar sua equipe nesse projeto!

1. Treine os funcionários

O treinamento deve deixar claro a importância de cada um dos colaboradores para o sucesso do clube de descontos. Além disso, é importante mostrar como essa estratégia está relacionada ao sucesso do supermercado. Muitos clientes evitam cadastros desse tipo por acharem que a compra vai demorar mais tempo ou sentem-se inseguros em compartilhar seus dados. Portanto, o treinamento precisa focar nos protocolos de abordagem aos clientes para melhorar a comunicação e tornar a proposta do cadastro sedutora. A ideia principal é fazer com que os consumidores enxerguem as vantagens de se cadastrar no clube.

2. Aponte um líder

Toda equipe tem aquele membro mais responsável e engajado. Dessa forma, permita que ele ajude a motivar os outros funcionários, elegendo-o líder do programa. Por também estar empenhado nesse trabalho, ele poderá alertá-lo sobre os problemas da estratégia, servindo de canal de comunicação entre você e o restante da equipe. Promover reuniões para os colaboradores debaterem formas mais efetivas na abordagem é uma excelente opção. Assim, você pode aumentar o número de clientes cadastrados e também tornar o trabalho dos seus colaboradores mais eficiente.

3. Estabeleça metas

A principal função de uma meta é fazer com que o colaborador saiba o quão satisfatória está sua performance. Afinal, sem metas, a equipe não saberá se está se saindo bem ou mal. Então, não deixe de estabelecer metas realistas para a quantidade de novos cadastros, sempre considerando o fluxo de clientes do supermercado. – Complemente a leitura com: Como avaliar o sucesso da implantação de um clube dos descontos

4. Avalie o desempenho da equipe

Ao fim de cada semana, conte com o líder os cadastros obtidos por cada funcionário e os analise em relação às metas. Esse é um bom termômetro para avaliar tanto a abordagem ensinada no treinamento quanto o desempenho individual dos membros da equipe. Além disso, é essencial avaliar o desempenho para saber se a meta será alcançada, se é necessário algum ajuste ou até mesmo um novo treinamento.

5. Recompense boas performances

Provavelmente, captar cadastros não será a principal função dos seus funcionários. Por isso, é muito importante que eles se sintam motivados a cumpri-la e ir além de tudo o que já fazem no supermercado. Uma boa forma de motivá-los é oferecer recompensas para as metas batidas, seja em produtos específicos, cesta básica ou vale-compras. Tendo isso esses conhecimentos, fica mais claro perceber como o engajamento da equipe está diretamente ligado ao sucesso do clube de vantagens no supermercado. Dessa forma, seguindo essas dicas, você certamente conseguirá promover o engajamento da equipe, aumentar a eficácia do clube de descontos e de outras estratégias de fidelização de clientes. Para ficar sempre por dentro das principais dicas, boas práticas e novidades do universo do varejo, siga a Mercafacil no Instagram e garanta o sucesso do seu supermercado!

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Jesielly Fernandes