Gestão

Engajamento da equipe e clube de descontos: como otimizar essa relação?

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Os clubes de descontos têm sido cada vez mais aceitos pelos consumidores dos supermercados brasileiros.

No entanto, para que essa estratégia funcione, é fundamental incentivar o engajamento da equipe. Só assim ela pode ser eficiente o bastante para aumentar o faturamento do seu supermercado.

Acompanhe o post de para entender como o clube de descontos pode aumentar as vendas. Além disso, traremos dicas para preparar seus funcionários para trabalharem com essa estratégia. Confira!

Vantagens do clube de descontos

Os clubes de descontos consistem no oferecimento de vantagens a determinados clientes mediante um cadastro inicial. 

Em geral, esses benefícios são descontos exclusivos em determinados produtos oferecidos pelo próprio supermercado ou em estabelecimentos parceiros, por meio de sistemas de pontuação.

Para o supermercado, os cadastros permitem conhecer os dados dos clientes, como hábitos de consumo e formas de contato. Esses que serão valiosos para a criação de estratégias de marketing mais certeiras. 

Além disso, o clube tem um papel importante na fidelização dos clientes, que tendem a retornar para aproveitar mais descontos.

Vale lembrar que existem outras programas capazes de captar as informações dos consumidores.

A escolha pelo clube de descontos deve se dar para aqueles que desejam entregar um benefício imediato para o cliente.

Essa vantagem já no momento da compra pode inclusive facilitar o cadastro de quem vai até a sua loja.

Como já falamos, obter informações dos clientes também pode ser importante para melhorar suas estratégias.

Consequentemente quanto mais dados disponíveis, maiores podem ser as variações de ações criadas, não é mesmo?

Esse é mais um motivo para criar um clube de descontos, já que é um método que tende a ter uma aceitação maior por ser mais simples de ser mensurado.

Afinal, em cada compra o consumidor pode ver o quanto economizou por comprar produtos que faziam parte do clube e ter se identificado no caixa.

O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) realizou uma pesquisa com os consumidores sobre os programas de fidelidade.

Nela foi constatado que 92% dos entrevistados gostam ou gostariam de fazer parte de um programa como esse.

Além disso, 67% dos consumidores responderam que valorizam esses programas no segmento de supermercados.

Uma grande oportunidade não é mesmo? Confira nossas dicas para que você deixe essa chance passar em branco.

Estratégias para aumentar o engajamento da equipe

Uma vez que o cadastro é o primeiro passo para ter um clube de vantagens, é fundamental que a equipe se empenhe em cadastrar o maior número de clientes possível. 

Afinal, são eles que têm contato direto com os consumidores e uma influência direta na experiência que os clientes têm no seu supermercado.

Quanto mais dados você puder reunir sobre os hábitos de consumo dos clientes, mais embasadas estarão suas próximas estratégias de marketing e retenção de clientes.

Veja nossas dicas para ajudá-lo a engajar sua equipe nesse projeto.

Treine os funcionários

Você não pode esperar que os funcionários acrescentem uma nova atividade à sua função, com eficiência, sem ensiná-los como fazer isso.

O treinamento deve deixar claro a importância do seu empenho para o clube de descontos e como essa estratégia está relacionada ao sucesso do supermercado.

Muitos clientes evitam cadastros desse tipo. Portanto, o treinamento também precisa focar nos protocolos de abordagem aos clientes para melhorar a comunicação no atendimento e tornar a proposta do cadastro sedutora. 

A ideia principal é fazer com que os consumidores enxerguem as vantagens de se cadastrarem no clube.

Então, para que isso ocorra é preciso que os colaboradores entendam a estratégia por completo. Desde os benefícios que a loja terá com esse programa até as vantagens para o consumidor.

Dessa forma, eles estarão totalmente preparados para responder possíveis questionamentos e também “vender” o cadastro para os clientes.

Aponte um líder

Toda equipe tem aquele membro mais responsável e engajado. Permita que ele ajude a motivar os outros funcionários, elegendo-o líder do programa. 

Por também estar empenhado nesse trabalho, ele poderá alertá-lo sobre os problemas da estratégia, servindo de canal de comunicação entre você e o restante da equipe.

Essa também pode ser uma ideia interessante para buscar um padrão de contato com o consumidor.

Promover reuniões para os colaboradores debaterem formas que tem sido mais efetivas na abordagem pode ser uma boa opção.

Assim, você pode aumentar o número de clientes cadastrados e também tornar os trabalho dos seus colaboradores mais eficiente.

Estabeleça metas

A principal função de uma meta é permitir que o funcionário perceba o quão satisfatória está sua performance. Sem metas, a equipe não saberá se está se saindo bem ou mal.

Então, não deixe de estabelecer metas realistas para a quantidade de novos cadastros, sempre levando em conta o fluxo de clientes do supermercado.

Aqui na Mercafácil, por exemplo, temos um caminho do sucesso com a porcentagem de cadastros ideal conforme o tempo de clube.

Avalie o desempenho da equipe

Ao fim de cada semana, conte com o líder os cadastros obtidos por cada funcionário e os analise em relação às metas. 

Esse é um bom termômetro para avaliar tanto a abordagem ensinada no treinamento quanto o empenho individual dos membros da equipe.

Avaliar o desempenho também é essencial para saber se a meta será alcançada ou se é necessário algum ajuste ou mesmo um novo treinamento.

Recompense boas performances

Provavelmente captar cadastros não será a principal função dos seus funcionários. Por isso, é muito importante que eles se sintam motivados a cumpri-la além de tudo aquilo que eles já fazem no supermercado.

Uma boa forma de motivá-los é oferecer recompensas para as metas batidas, seja em produtos específicos, cesta básica ou vale-compras.

Tendo isso em mente, fica fácil perceber como o engajamento da equipe está ligado ao sucesso do clube de descontos. 

Essa estratégia só pode amadurecer com amplo alcance, tornando-se mais poderosa a cada novo cliente no clube. Devido a isso, para que ela seja bem-sucedida sua equipe precisa estar motivada a cadastrar clientes.

Seguindo as dicas de hoje, você certamente conseguirá promover o engajamento da equipe e aumentar a eficácia do clube de descontos e de outras estratégias de fidelização de clientes.

Caso você tenha atingido esse objetivo deixe um comentário de como foi a experiência no seu supermercado. Se você ainda não conseguiu ou tem tido dificuldades em resolver esse problema também divida sua experiência conosco.

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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