SUMÁRIO


Por em 25 de novembro de 2021

4 técnicas de vendas para usar no varejo e melhorar seus resultados

Será que você tem utilizado boas técnicas de vendas no seu supermercado? Será que você e os seus colaboradores estão com o conhecimento na área bem atualizado e sabem a melhor maneira de abordar, conquistar e fidelizar os clientes? Se você não tem certeza quanto a resposta para essas perguntas: não se preocupe!

Hoje, preparamos um guia com excelentes técnicas de vendas para você colocar em prática, destacar-se da concorrência e se tornar o queridinho dos clientes. Acompanhe:

– Veja também: 9 técnicas de sucesso para a abordagem do cliente

4 técnicas de vendas para melhorar os resultados do seu supermercado

1. Escute mais, fale menos

A primeira das técnicas de vendas que vamos destacar aqui é essa, que reforça a importância de você saber ouvir o seu cliente. 

Mas estamos falando da escuta ativa, ou seja: ouvir de verdade. Entender as dores e anseios do consumidor e, a partir disso, pensar nas melhores estratégias e soluções para oferecer a ele.

E é importante ouvir o seu cliente tanto no seu PDV, quanto pelos outros canais de comunicação, como redes sociais, aplicativo, pesquisas de opinião, WhatsApp, SMS, e-mail, telefone, entre outros.

Não fique na defensiva e entenda que o foco do seu supermercado é sempre oferecer uma melhor experiência para o seu consumidor

E você só irá conseguir fazer isso quando colocar o cliente no foco das suas estratégias, ouvir o que ele tem a dizer e, então, melhorar o seu varejo. 

Pode ser que, no início, essa prática não seja fácil. Principalmente quando se trata dos vendedores. 

Afinal, é comum que eles busquem responder/retrucar rapidamente para fechar a venda. Entretanto, com um pouco de esforço, um bom treinamento e a prática afiada, é possível aderir a este hábito e dominá-lo com maestria.

Ademais, lembre-se de que o cliente não busca um produto, mas sim uma solução, um benefício. A partir do momento que o vendedor entende a necessidade do cliente, fica mais fácil ele indicar boas opções para o consumidor e, assim, concretizar a venda.

Em vários setores do supermercado o cliente fará a compra sozinho. Entretanto, existem sessões nas quais o papel do vendedor é essencial e faz toda a diferença. 

Por exemplo, no açougue, na adega e na padaria. É importante que o profissional que esteja atendendo nesta sessão escute o cliente e, então, ajude-o a tomar a melhor decisão.

2. Saiba quem são os seus clientes, crie um relacionamento e trate-os de forma individualizada e personalizada

Outra dica para colocar em prática as boas práticas e técnicas de vendas é: conheça os seus clientes. É muito importante que você desenvolva uma comunicação personalizada para cada um dos seus consumidores. Isso fará com que eles sintam-se especiais e lembrados pela sua marca.

Hoje, com o auxílio de ferramentas de  Gestão de Comportamento de Cliente (CBM) tecnológicas como a da Mercafacil, essa tarefa se torna muito mais fácil. Basta cadastrar os seus clientes e, a partir disso, você poderá desenvolver uma comunicação muito mais personalizada com eles.

A ferramenta permite que você crie filtros e segmentações na sua comunicação, além de inserir variáveis importantes – como chamar o cliente pelo primeiro nome. 

Assim, utilizando o CBM, você poderá mandar mensagens especiais de “feliz aniversário” para o consumidor, encaminhar ofertas que fazem sentido para esse cliente, ou seja, que vão de encontro com o histórico de compra deles, entre outros.

É essencial que o relacionamento com o consumidor seja criado e mantido tanto em seus canais digitais quanto físicos, criando essa integração de meios

Para isso, enquanto nos canais digitais você utiliza o CBM para se comunicar de forma extremamente personalizada com o consumidor, no seu PDV físico você deve oferecer um tratamento de excelência ao cliente. Isso inclui:

O seu objetivo é criar uma base de clientes consolidada, que confie nos seus produtos, que ame a sua marca e esteja disposta a retornar para fazer mais compras.

3. Conheça muito bem os seus produtos e serviços… e ofereça itens extras!

Outra das técnicas de vendas importantes e que merecem destaque aqui é contar com profissionais que conhecem muito bem os produtos da sua loja. E, ao ouvir o que os clientes têm a dizer sobre suas dores e desejos, saibam como oferecer itens e produtos extras. 

Essa ação não somente é importante para aumentar o ticket médio da sua loja como, também, poderá tornar a experiência do cliente ainda mais completa e positiva.

Por isso, já falamos e reforçamos novamente: ofereça treinamentos e reciclagens constantes para toda a sua equipe. 

Desde o marketing, passando pelos operadores de caixa, gerentes, repositores, seguranças, entre outros: todos devem conhecer muito bem a sua marca, os produtos da sua loja e, é claro, saber como atender os clientes com maestria. 

Ademais, o ideal é que toda a equipe saiba de informações que vão além dos produtos e serviços oferecidos pelo seu supermercado.

É importante que eles tenham na ponta da língua quais são as principais ações e promoções vigentes (por exemplo, qual dia da semana oferece desconto em qual setor, como a “segunda da limpeza”, a “terça verde”, entre outros). 

Também, o horário de funcionamento da loja, o endereço, as formas de pagamento que são aceitas, entre outros.

No diálogo com o cliente poderão surgir dúvidas e, quando o colaborador sabe de prontidão como solucioná-las, ele ganha mais credibilidade e confiança.

4. Mais uma das técnicas de vendas importantes: invista em boas ações de marketing

De nada adianta você ter uma excelente equipe, um mix de produtos impecável e uma loja perfeitamente organizada se o público não sabe disso. 

Assim sendo, realize campanhas de marketing efetivas, que destaquem a qualidade do seu supermercado e reforce que o foco do varejo é o cliente

É importante fazer ações tanto para atrair clientes novos quanto para reter e fidelizar os consumidores que já compram no seu supermercado. 

Por isso, conheça e explore as particularidades de cada canal de comunicação:

  • As redes sociais e os aplicativos são voltados para o público que já te conhece, mas que nem sempre é seu cliente. Afinal, as pessoas podem seguir as suas páginas porque gostam do seu conteúdo e/ou querem saber mais sobre o seu negócio;
  • Os canais de comunicação diretos (WhatsApp, e-mail, SMS) são para os seus clientes já cadastrados;
  • Os meios de comunicação “tradicionais”, como encartes, outdoor, carro de som e televisão são para o público geral, que pode conhecer, ou não, a sua marca.

Verifique em quais desses canais é relevante você fazer campanhas de marketing e desenvolva ações que fazem sentido tanto para a sua loja quanto para o seu público. 

Aproveite para transmitir a mensagem da sua marca para as pessoas e gerar identificação e aproximação com elas.

É hora de colocar em prática essas técnicas de vendas! 

Por fim, com as nossas dicas, você deve ter aprendido um pouco mais sobre quais técnicas de vendas aplicar no seu varejo e, também, como colocá-las em prática. 

Além de seguir as nossas sugestões, caso esteja em busca de melhorar ainda mais os resultados do seu supermercado, entre em contato conosco e saiba como a nossa plataforma CBM e nossa equipe formada por especialistas do varejo podem te ajudar a alcançar voos ainda maiores com o seu varejo.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]