SUMÁRIO


Por em 2 de setembro de 2021

Mídia indoor no supermercado: você usa bem essa estratégia?

Você já utiliza – e utiliza BEM – a mídia indoor no supermercado? 

Sabemos que a comunicação interna em um supermercado é essencial para garantir que o ambiente seja bem sinalizado, atraente e convidativo para o cliente.

Assim, utilizar com maestria a mídia interna, também conhecida como mídia indoor no supermercado, pode fazer toda a diferença para garantir que o seu PDV seja ainda mais bem visto pelos seus consumidores.

Ademais, a mídia indoor no supermercado traz outras grandes vantagens para o seu varejo. Por exemplo, a certeza de estar comunicando-se diretamente com o público que é seu cliente e gosta da sua loja. Assim, é possível usar um tom de comunicação que aproxime ainda mais esse relacionamento.

Além disso, a mídia indoor no supermercado te dá a liberdade de disponibilizar, por meio dos seus displays (monitores e telas), conteúdos variados. 

Você pode transmitir desde um encarte com as promoções do dia, passando por um anúncio pago de um parceiro ou dicas de alimentação saudável. Ou seja, essa é uma forma de você se comunicar com o seu consumidor no momento em que ele está visitando a sua loja. 

E acredite: isso pode fazer com que você perceba:

  • Aumento no ticket médio das vendas;
  • Crescimento nas vendas de um produto específico – caso você anuncie ele na sua mídia indoor no supermercado;
  • Melhor relacionamento com o seu cliente.

E então, já pensou na possibilidade de investir na mídia indoor no supermercado?

Se ainda não colocou essa estratégia em prática, confira nossas dicas para mudar isso e, também, usar essa forma de comunicação com muita excelência e eficiência. 

O que é mídia indoor?

De forma resumida a mídia indoor no supermercado é a comunicação feita diretamente entre o PDV e o consumidor por meio de monitores/telas.

Dentre suas características, vale destacar que esse tipo de mídia interna no supermercado permite que o varejista crie promoções personalizadas e específicas para produtos de forma prática e rápida.

Sua exibição, por meio dos monitores, é dinâmica e, quando bem feita, capta a atenção do público. Além disso, também torna a experiência de compra mais interessante, educativa e completa. 

Vale lembrar que o supermercado tem o controle total do conteúdo que é exibido nas telas. Dessa forma, quando ele sabe utilizar bem esse domínio, ele pode ter uma poderosa ferramenta de vendas e relacionamento a seu favor. 

Mas como fazer isso? É exatamente o que vamos te ensinar no próximo tópico. Acompanhe! 

Como usar a mídia indoor no supermercado? Mescle conteúdos de forma inteligente

Lembre-se de que você está comunicando-se diretamente com as pessoas que estão na sua loja. Então, é importante produzir conteúdos que sejam direcionados para essas pessoas. 

E lembre-se de que o conteúdo mostrado na mídia indoor no supermercado pode ter grande influência na hora da compra.  

Entretanto, não é somente o seu encarte que você deve exibir nos displays. Aproveite o espaço também para:

  • Dar dicas para o dia a dia – falar sobre frutas da estação, dicas para limpar a casa, sugestões para uma vida saudável, editoria pet, entre outros;
  • Falar sobre o seu Clube de Descontos, mostrando na tela as vantagens de o consumidor se cadastrar e, é claro, reforçando o quanto é fácil fazer o cadastro;
  • Informar horário de funcionamento e demais informações sobre o seu varejo que podem ser relevantes para os clientes;
  • Divulgar lançamentos de produtos e campanhas sazonais; 
  • Por fim, mas não menos importante, exibir, sim, as suas promoções e encartes para os shoppers que estão na sua loja.

5 vantagens de usar com maestria a mídia indoor no supermercado

1. Criar campanhas 100% direcionadas para o seu cliente

Conforme já falamos anteriormente, o conteúdo transmitido na mídia indoor no supermercado é feito exclusivamente para as pessoas que já estão na sua loja

Neste cenário, a nossa dica primordial é: conheça o seu consumidor por meio de uma boa ferramenta de gestão de clientes e, então, você saberá de forma assertiva quais conteúdos produzir para esse tipo de display.

Isso acontece porque, ao fazer uma gestão de clientes eficiente, você conhecerá o perfil dos seus compradores. 

Assim, terá todas as informações que precisa para fazer campanhas melhores para todos os seus formatos de comunicação. Inclusive, é claro, as mídias internas.

A comunicação desenvolvida especialmente para alcançar determinado público pode facilmente promover o resultado que você deseja. Seja ele:

  • Alavancar as vendas;
  • Aumentar o número de cadastro de clientes no seu clube de descontos;
  • Informar sobre o lançamento de um produto;
  • Fazer uma campanha social (de arrecadação de agasalhos, por exemplo), entre outros.

Vamos supor que, ao analisar os dados de compras dos seus clientes, você percebe que, em determinado dia da semana o seu hortifrúti está com as vendas abaixo do esperado. 

Então, que tal fazer a mensagem certa, no canal certo (nesse caso, no display interno) para aumentar o alcance desse setor e alavancar as vendas?

Ps: esse é apenas um exemplo, afinal, é possível criar campanhas 100% direcionadas para o seu cliente em todos os setores! Basta conhecer bem o seu público. 

2. Melhorar a relação e ter mais poder de negociação com fornecedores e indústria

Outra grande vantagem de apostar na mídia indoor no supermercado é fortalecer o seu relacionamento com seus fornecedores e a indústria

Sabemos que a relação entre o varejo e esses parceiros é fundamental para o sucesso. E a mídia interna pode ajudar nessa missão.

Reforce para os seus fornecedores que a mídia indoor é mais um local em que eles podem ter os seus produtos veiculados em destaque, chamando mais a atenção dos clientes.

Essa estratégia de relacionamento estimula a parceria e, dependendo de como vocês negociarem, é possível até que você tenha uma vantagem frente aos concorrentes. 

Por exemplo, é possível que o fornecedor opte por fazer o lançamento de um produto primeiramente na sua loja ou, então, faça uma negociação com valores mais atrativos, já que, “em troca” você exibirá o produto na sua mídia indoor no supermercado.

3. Compartilhar conteúdos relevantes na sua mídia indoor no supermercado – que podem, inclusive, ajudar a aumentar ticket médio das compras

Conforme falamos anteriormente, a mídia indoor no supermercado pode ser utilizada para divulgar campanhas e mensagens dos mais diversos conteúdos e teores. 

Neste cenário, uma maneira muito inteligente de usar esse display é divulgando produtos que podem ajudar a aumentar o ticket médio das compras

Como você já faz a sua gestão de clientes e conhece bem o seu shopper, além de você saber quais são os produtos queridinhos deles e que saem mais, você também sabe quais são aqueles que estão precisando de “uma força” para serem vendidos. 

Para dar mais atenção a esses itens, não hesite em usar a mídia indoor no supermercado! 

Ela ajuda a colocar as mercadorias em evidência e, assim, pode despertar maior interesse do público, aumentando o ticket médio das vendas. 

4. Possibilidade de atualizar instantaneamente as informações

Mais uma grande vantagem da mídia indoor no supermercado é que ela é moderna, tecnológica e, por isso, permite que você atualize instantaneamente as informações divulgadas pelos telões.

Com certeza, trocar todos os cartazes espalhados pelo supermercado é algo que exige muito mais tempo. Não somente para retirá-los e jogá-los fora, como também para fazer cartazes novos.

Com a mídia interna isso não acontece.

Assim, ao mesmo tempo que você poupa tempo e atualiza as informações em questões de minutos, você também mostra ao seu cliente que o seu varejo é antenado nas novidades, segue tendências e está buscando soluções tecnológicas para o seu dia a dia.

Esse cuidado com as novas tendências de consumo são bem vistas pelo público e ajudam a aumentar a autoridade e credibilidade do seu PDV

Se um dos seus conteúdos exibido nos displays não está apresentando sucesso, basta alterá-lo. Prático, rápido, assertivo e atraente para os clientes. 

5. Proporcionar mais economia e sustentabilidade ao seu varejo – e, também, aos anunciantes

Por último, mas não menos importante, a mídia indoor no supermercado é algo que, em pouco tempo, se mostra muito mais econômica para o seu varejo. 

Afinal, é a sua implementação “se paga” em pouco tempo e se mostra mais barata do que a impressão e distribuição de panfletos. 

Consequentemente, essa forma de comunicação se mostra uma excelente saída para a sua loja, sem contar que é uma prática muito mais sustentável

Ademais, nem precisamos reforçar o quanto a sustentabilidade e a consciência ambiental estão sendo cada vez mais valorizadas pelo público, não é mesmo?

E então, gostou de saber mais sobre o que é e como implementar de forma efetiva a mídia indoor no supermercado? Esperamos que sim!

Ainda, se quiser passar a conhecer melhor os seus clientes e fazer uma gestão de clientes eficiente com a empresa líder do setor no Brasil, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a Mercafacil pode te ajudar nessa missão!

Comentários

  1. Lucas Camargo disse:

    O blog ficou muito legal!
    Parabéns pessoal!

  2. Daniela Hendler disse:

    Obrigada, Lucas! Continue nos acompanhando por aqui para sempre ficar por dentro das novidades do mundo do varejo! 🙂

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]