SUMÁRIO


Por em 23 de abril de 2019

Porque alguns supermercados conseguem resultados melhores?

Buscar resultados melhores certamente é uma das principais atividades em todas as empresas.

Por mais que esse seja um desejo unânime, torná-lo realidade não é tão fácil assim e não são todos que atingem os objetivos desejados.

Certamente não existe uma fórmula do sucesso, mas existem caminhos que podem contribuir para chegar até ele. Porém, não são todos que sabem como fazer isso ou estão dispostos a passar pelas etapas necessárias.

No post de hoje, você vai entender porque alguns supermercados conseguem melhores resultados de maneira mais expressiva do que outros e como eles fazem isso.

Como ter resultados melhores no seu supermercado

Aumentar as vendas, melhorar indicadores ou ter um resultado melhor de maneira geral não depende apenas da realização de uma ação.

O conjunto de várias ações é que pode realmente fazer alguma diferença na sua loja para melhorar o desempenho.

Criar um planejamento é a melhor maneira de organizar sua empresa em direção ao objetivo desejado. Seja qual for o tamanho da sua empresa ou do seu objetivo.

O mais importante é saber onde você quer chegar e ter alguma ideia do que pode fazer para atingir o objetivo. Vamos ilustrar com um exemplo bem simplificado:

Objetivo: Aumentar o faturamento em 10% em 3 meses.
Caminho: Aumentar o ticket médio e atrair novos clientes.

Vamos imaginar que esses foram os caminhos escolhidos para atingir a meta, agora você precisa criar um planejamento de ações para atingir o que foi proposto.

Por exemplo, trabalhar campanhas que estimulem o aumento do ticket médio e aumentar a distribuição de encartes.

Para resumir, a partir do objetivo definido você precisa criar um plano de ação para chegar ao sucesso.

É nesse ponto que as empresas que mais se destacam costumam dedicar o seu tempo para tomar as melhores decisões.

O que fazer para melhorar os resultados

Como já falamos, criar um planejamento estratégico é o primeiro passo para começar a caminhada em busca do sucesso.

Tão importante quanto isso é entender o mercado que você atua e o comportamento dos consumidores.

Com o crescimento da internet, das lojas online e de diversas outras tecnologias, a forma como os clientes compram e o que eles esperam das empresas tem mudado.

Mais do que nunca a experiência de compra tem se tornado o principal caminho para atrair, reter e fidelizar clientes.

Por essa razão é muito importante que se você ainda não pensa dessa forma passe a considerar que a sua estratégia precisa ter foco no cliente. O cliente no centro. Afinal, são eles quem compram os produtos da sua loja, então nada mais justo do que você pensar neles para oferecer os itens corretos.

Esse é um pensamento que também já chegou nas indústrias, que buscam identificar oportunidades de negócio para criar novos produtos que interessem aos clientes.

Para o seu supermercado não é diferente. Também é necessário entender o que os clientes buscam, seus hábitos, preferências, entre outras questões que possam contribuir para que ele compre na sua loja.

Foi com esse pensamento que soluções como a gestão de clientes tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Isso porque é uma estratégia focada no cliente que visa diminuir a perda de clientes e aumentar o faturamento.

Além disso, outra questão importante para melhorar os resultados é estar atento aos concorrentes. Uma boa ideia, é fazer um benchmarking da concorrência e também de grandes nomes do segmento.

Com isso, você pode identificar pontos que sua loja pode melhorar e oportunidades que pode investir para melhorar os resultados.

Certamente essa prática pode contribuir para a sua estratégia e também para que você sempre se mantenha competitivo no seu mercado.

Foco no cliente para conseguir resultados melhores

Como falamos, ter os clientes no centro das ações pode ser um ótimo meio de ter maior sucesso nas campanhas. Mas, afinal o que é ter o foco nos clientes?

Uma estratégia focada nos clientes é aquela que tem seus esforços direcionados a eles. Com isso, a intenção é oferecer algo que supere as expectativas do consumidor para que ele continue a comprar na empresa, ou seja, se torne fiel.

Para conseguir isso na prática será necessário conhecer os clientes e entender seus hábitos de compra. Buscar uma forma de captar e analisar os dados deles pode ser uma ótima forma de fazer isso.

Uma solução de gestão de clientes pode te ajudar com essa questão e também na melhora dos resultados, por exemplo.

A ideia é transformar os hábitos de compra em ações segmentadas para os clientes. Isso certamente pode aumentar a efetividade das ações.

Um resumo simples é dizer que vamos oferecer para os clientes aquilo já compram. Ofertas genéricas podem até funcionar, mas o custo é maior e o retorno é menor do que com ações segmentadas.

Outra questão muito importante é buscar inovações para a sua loja. Atualmente o mercado está cheio delas e a melhor maneira de escolher uma é pensar em algo que contribua para a experiência de compra do consumidor.

As lojas que costumam inovar e melhorar seu PDV certamente saem na frente na hora de atrair, reter, fidelizar um cliente e consequentemente ter resultados melhores. É por isso que as lojas que investem em inovações e estratégias com foco nos clientes vão se destacar no mercado.

Confira também nosso post sobre indicadores de performance e entenda em quais dados você precisa estar atento para melhorar os resultados do seu supermercado.

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Daniela Hendler