Vendas

Como aumentar as vendas do seu supermercado com soluções práticas

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Buscar soluções e novas ideias para aumentar as vendas é algo com que todo mercadista deve se ocupar — especialmente nos eventuais momentos de crise em um nicho tão competitivo.

Saber como aumentar as vendas do seu supermercado significa buscar estratégias para alcançar e manter resultados positivos.

Para acompanhar as mudanças e a movimentação do mercado, é essencial implementar novas estratégias. Não somente para conseguir novos clientes, mas também para aumentar a demanda dos consumidores atuais. Quer vender mais em seu supermercado? Confira no post de hoje algumas dicas práticas que podem alavancar suas vendas!

Forneça um ambiente mais agradável

Passar mais tempo dentro de um supermercado pode significar o aumento no volume de compras. Quando o cliente permanece no estabelecimento, ele olha os produtos com mais calma. Pode, assim, encontrar itens que não havia percebido anteriormente.

Para que essa impressão supere a pressa, tão comum na rotina de qualquer consumidor hoje em dia, o ambiente precisa se mostrar agradável de ficar e mais favorável às compras.

A primeira dica é tocar uma música de fundo. A música gera diferentes sensações nas pessoas. Acredite: a quantidade de produtos que o consumidor leva para casa também pode ser afetada positivamente por ela. Músicas mais lentas fazem com que o cliente ande mais devagar, o que pode beneficiar o aumento das compras.

Outra dica importante é melhorar a iluminação interna. Um local com iluminação correta destaca os produtos, atraindo o olhar do consumidor para os itens expostos.

Invista em boas promoções

Todo cliente gosta de uma boa promoção. A sensação de que ele está saindo em vantagem após uma compra é uma das mais valiosas para quem vai abastecer a casa. Mas é preciso ter cuidado na criação de ações promocionais, pois elas devem realmente ser vantajosas para o consumidor — e também para você.

Seu cliente não é bobo, ele sabe avaliar quando uma promoção é válida ou não. Considere fazer ofertas-relâmpago, que atraem o cliente pela urgência. Ao sentir que aquela é a última chance de adquirir o produto, fecham a compra por identificar uma ótima oportunidade.

É bom para o consumidor e para o estabelecimento, que aumenta o fluxo de venda de alguns itens.

Organize os produtos de maneira criativa e interativa

Os primeiros produtos que você deseja que sejam percebidos pelo cliente devem estar localizados na parte central e superior das prateleiras. Quer aumentar seu lucro? Acrescente itens de maior valor agregado nesses espaços.

Identifique as áreas da loja com maior destaque e aproveite para usá-las de forma criativa, para promover alguns produtos mais difíceis de vender. Os clientes estão sempre buscando novas experiências. Por isso, invista em inovações, como propostas interativas nos corredores e gôndolas.

Não se esqueça de buscar a fidelização do cliente

Os hábitos de compra dos consumidores mudaram, e para atingi-los é necessário se concentrar na melhor experiência deles, em vez de somente pensar em vender. Faça com que eles se sintam bem no seu supermercado, a fim de que retornem futuramente ao local pelos incríveis diferenciais que apresenta.

Para isso, é fundamental conhecer bem o seu cliente. Algumas soluções, como a implantação de consultorias e softwares especializados, podem facilitar a pesquisa e ajudar você a traçar o perfil dos consumidores e sua periodicidade de compra. Empresas especializadas e com serviços de alta qualidade podem garantir esse diferencial competitivo.

Com as informações, aproveite e saia do lugar comum. Forneça dicas de combinações de produtos, informe os benefícios e valores nutricionais, ensine receitas… Tudo isso pode ser feito de forma simples, por meio de cartazes espalhados nas lojas ou imagens e vídeos que podem ser propagados nas redes sociais.

Agora que você teve exemplos práticos de como aumentar as vendas do seu supermercado, procure aplicar algumas delas. Quanto mais ações forem realizadas, maior será a chance de chegar a um bom aumento das vendas.

Aproveite para continuar aprendendo e baixe gratuitamente o nosso e-book sobre como atrair mais clientes e aumentar a base de compradores de seu supermercado.

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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