Marketing

Como as mudanças do marketing podem impactar os supermercados

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As mudanças no marketing já chegaram ao varejo e o seu supermercado pode aproveitar essa oportunidade para melhorar os resultados.

As estratégias de marketing sempre foram importantes para o segmento supermercadistas. Porém, as mudanças no comportamento de compra criaram a necessidade de novas táticas para atrair, reter e fidelizar clientes.

O principal elemento para todas essas transformações foi o desenvolvimento tecnológico, sobretudo da internet. Graças a ela e o surgimento de novas tecnologias, as chances para as empresas impactarem o cliente são cada vez maiores.

Cabe ao departamento de marketing da sua loja identificar quais os meios que podem ser utilizados de acordo com a sua realidade. Com isso, certamente os avanços do marketing nas empresas podem gerar mais vendas para você.

Acompanhe no post de hoje as principais mudanças no marketing e a maneira como elas podem impactar positivamente os supermercados.

As mudanças no marketing e das estratégias de venda

O surgimento e a consolidação do ambiente online tem relação direta com as mudanças nessas estratégias.

Muito disso, diz respeito ao relacionamento que os clientes passaram a ter com as empresas e a forma como compram.

Para as lojas, as formas de chegar até o consumidor cresceram. Com isso, novos meio de comunicação também ganharam destaque como o email e as redes sociais.

Da mesma forma que esse ponto trouxe benefícios, também aumentou o nível de exigência e competitividade no mercado.

O marketing 4.0 é o que mais tem potencial para aproximar as empresas de seus consumidores.

Tanto no que diz respeito a estratégia de comunicação, quanto na melhora da experiência de compra.

Isso acontece por conta do uso de meios digitais como canais importantes na estratégia dos supermercados. Principalmente em questões gerais, como processos internos, operacionais e claro no contato com os clientes.

Tudo isso, é chamado de transformação digital e certamente é o futuro das empresas que desejam ter sucesso.

É claro que cabe a sua equipe identificar quais são as oportunidades que você pode aproveitar e gradativamente se inserir neste novo contexto.

Uso de redes sociais

Agora se o seu supermercado possui um perfil em um rede social, ele está sujeito a todo tipo de comentário, seja bom ou ruim. Ao mesmo que tempo que você pode aproveitar esse meio para contato, pode ter um grande problema se oferecer uma experiência ruim.

Isso acontece, pois os clientes têm levado em consideração cada vez mais os resultados de suas buscas online. Atualmente muitas pessoas pesquisam um produto ou uma marca online antes de efetuar uma compra, por exemplo.

O uso desses meios é gradativamente mais relevante para os consumidores e pode gerar mais ganhos para sua loja.

Um comentário negativo, por exemplo, pode fazer com que um cliente deixe de comprar com você. E um comentário positivo, gerar uma nova venda. É claro que para isso você precisa ter uma boa experiência de compra no PDV para gerar essa “propaganda” espontânea.

É claro que sua estratégia digital precisa de um planejamento e principalmente não ter um foco apenas na vendas.

Nas redes sociais, por exemplo, como o próprio nome já diz o foco é em criar relações. Você pode sim ofertar seus produtos, mas gerar conteúdo relevante para os consumidores pode ser uma estratégia mais efetiva até mesmo para as vendas.

Uso de dados para aumentar as vendas

Assim como o comportamento do consumidor passou por mudanças, o comportamento dos gestores também precisa se atualizar.

Entre os principais pontos para uma boa gestão no mercado atual estão o uso de tecnologia e dados dos clientes.

Essas questões também tem ligação com o fato de que agora o consumidor tem sido menos fiel. Por essa razão, é preciso que as empresas busquem formas de inovar e melhorar a experiência em busca de fidelizar mais clientes.

Nesse ponto, os dados são uma importante ferramenta na estratégia de vendas e personalização.

Saber quem são os seus clientes, seus hábitos de consumo e preferências, certamente pode tornar suas ações mais efetivas.

Para isso, trabalhar com uma estratégia de gestão de clientes é um ótimo caminho para sua empresa adotar. Com ela você vai criar uma base acionável de clientes, analisar os dados deles, criar ações segmentadas e mensurar resultados.

Essas etapas vão fazer com que a sua gestão tenha foco no cliente e seja pensada para ele, em busca de uma melhor experiência de compra.

Com as informações dos consumidores você também pode otimizar os investimentos em marketing, por exemplo, Já que agora você poderá trabalhar com segmentações, que tendem a ser mais efetivas e com um ROI mais alto.

Além disso, o marketing de relacionamento também aparece com uma ótima tática indireta para aumentar as vendas.

Para colocar em prática essas ações, você precisa estar atento às oportunidades que você pode aproveitar durante o ano.

Trabalhar o relacionamento com os clientes têm a função de aumentar a retenção e a fidelização. Ambas são questões que têm relação com a melhora de resultados no faturamento da sua loja.

Como se adaptar às mudanças do marketing

Oportunidades para investir e melhorar os resultados do seu supermercado certamente não faltam. Existem várias tecnologias e soluções disponíveis para diversos perfis de supermercadistas.

É claro que o ideal é que seja um processo gradativo de inovações. De nada irá adiantar você investir em muitas opções e que não tenha uma equipe capacitada para operá-las e pior, que não resolva um problema da sua loja.

As evoluções que têm ocorrido no marketing e no varejo de forma geral prezam principalmente por facilidade. Isso pode ser colocado em prática tanto para você como para os clientes.

Softwares de gestão, como os ERPS, são de grande importância para o controle de um supermercado, por exemplo. Para o controle de estoque, também existem ferramentas capazes de diminuir perdas, melhorar processos de compra, entre outros benefícios.

Com essas mudanças em seus processos internos, você ganha mais tempo para se preocupar com que mais importa, seus clientes.

Para eles, você também pode trabalhar com uma série de tecnologias, estratégias e ferramentas em busca de melhorar as vendas e o relacionamento.

Um software de gestão de clientes, por exemplo, pode contribuir para a personalização de ofertas, aumento na efetividade de ações e de fidelização. Isso acontece, pois a estratégia é baseada no consumidor e seus hábitos de compra.

Outra ferramenta muito importante atualmente são os aplicativos para supermercado, que trazem uma grande comodidade.

Como falamos anteriormente, muitos clientes procuram na internet os preços antes de realizar uma compra. Com um app, você torna esse processo mais simples para eles o que pode contribuir para que ele compre na sua loja.

Adotar novos formatos de venda

Oferecer mais de um canal para os clientes realizarem suas compras também é um assunto que tem sido muito citado.

Algumas empresas já têm adotado estratégias de compra online e retirada na loja, compra online e recebimento dos produtos em casa e até mesmo de compra da loja com a entrega dos produtos na casa do consumidor.

Isso é chamado de omnichannel e funciona com uma ligação entre os meios online e offline para as vendas. Certamente esse assunto ganhará cada vez mais força no segmento supermercadista e sua loja precisa estar atenta a essa questão.

Essas são apenas algumas opções, mas para você escolher a melhor para sua loja basta definir um objetivo.

Com isso, certamente encontrará uma solução que se encaixe para seu supermercado e atinja as metas propostas.

Antes de tudo lembre-se, o consumidor quer uma experiência de compra melhor, personalização, relacionamento e claro, encontrar o que ele busca.

Para saber um pouco mais sobre as inovações que você pode adotar em supermercados separamos dois posts que você precisa ler. Um deles é sobre a transformação digital no varejo e o outro sobre Supermercado 4.0, aproveite e confira agora mesmo!

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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