SUMÁRIO


Por em 27 de junho de 2019

Lista: 5 dicas para fazer gerenciamento de categoria

O gerenciamento de categoria tem se mostrado uma estratégia muito eficiente para a gestão de supermercados.

Esse método tem como foco o aumento das vendas por meio do aumento da visibilidade dos produtos de uma categoria.

Um ponto de grande importância para colocar em prática essa tática é pensar no consumidor. Ainda mais do que isso, é importante conhecê-lo e entender seu perfil de compra e preferências.

Dessa forma, será possível obter os melhores resultados possíveis com a gestão de categorias em supermercados.

Lista: Como fazer gerenciamento de categoria

1 – Layout de Loja

Para uma estratégia de gestão de categorias de sucesso pensar a organização da loja de maneira estratégica é fundamental.

Por esse motivo, trabalhar em conjunto uma tática de planograma pode impulsionar ainda mais os seus resultados.

Utilizar o seu PDV da maneira correta certamente pode estimular os seus clientes a comprarem mais.

Se você deseja impulsionar uma categoria da sua loja, precisa trabalhar a comunicação dele e torná-lo atrativo no ponto de venda.

Afinal, você precisa despertar o interesse do consumidor para que realmente compre o produto que você deseja.

O posicionamento dos produtos também podem contribuir para vários setores do supermercado. A ideia é que você crie um “caminho” para o cliente seguir e ser impactado pelas suas ações na loja.

Analisar a curva ABC é uma boa opção para você trabalhar a posição dos itens dentro do seu PDV. Os itens mais vendidos para servir como “iscas” para que o cliente passe por outros departamentos e realize compras por impulso.

É claro que deve existir um equilíbrio, pois você não pode dificultar o acesso de todos os produtos mais procurados.

Se você fizer isso, irá prejudicar a experiência de compra do seu cliente e certamente não é isso que você quer.

2 –  Comunicação na loja

Esse fator tem uma relação muito próxima com o layout de loja e inclusive atua de maneira complementar a ele.

Utilizar materiais de comunicação são indispensáveis em supermercados e na gestão de categorias mais ainda.

Para isso, existem algumas ferramentas e estratégias que podem contribuir para a melhora dos seus resultados e sucesso da sua estratégia.

O trade marketing é umas principais táticas que podem apoiar o gerenciamento de categoria no seu supermercado.

Essas ações em parceria com a indústria podem dar muito certo quando se fala de impulsionar a venda de produtos.

Vale lembrar que para a atuação dessas estratégias é importante que você trabalhe com foco nos seus clientes. Para isso, você precisa conhecê-los e entender quais são as necessidades deles.

Com essas informações em mãos você será de criar as ações corretas para aumentar os seus ganhos.

O merchandising será uma importante ferramenta para que você consiga atingir os resultados esperados com a gestão de categorias. Entre as táticas mais utilizadas estão:

  • Degustação de produtos;
  • Ilha de produtos;
  • Cartazes;
  • Adesivos.

A utilização desses materiais terão como principal objetivo dar visibilidade e estimular a compra da categoria e dos produtos que você selecionar.

3 – Mix de produtos

Até mesmo antes de começar a fazer gestão de categorias no seu supermercado é importante estudar o seu mix de produtos.

Para melhorar o desempenho de uma categoria e da sua loja de maneira geral, você entender a performance dela.

Se por exemplo, uma categoria tem 10 produtos no seu supermercado e apenas 3 deles são responsáveis por 90% das vendas, será preciso analisar essas vendas.

Será que vale a pena continuar com esses itens que tem dificuldade para vender? Ou será que é melhor impulsionar a venda de outras marcas para os clientes que compravam as que tinham pouca saída?

Essa estratégia pode ajudar você a conter os gastos com algumas questões para investir forte em outras.

Ter controle sobre a sua variedade de produtos e as vendas deles também são importantes para que você planeje melhor sua estratégia.

Você pode optar impulsionar um produto que lhe renda uma margem melhor ou um item de alta saída para atrair mais clientes, por exemplo.

Esse conhecimento certamente será uma ótima base para o seu planejamento de ações e definição de objetivos para o seu supermercado.

4 – Criação de ofertas

Fazer promoções em supermercados é uma prática bastante comum e certamente são importantes para a estratégia de qualquer loja.

Porém, para que isso realmente aconteça elas também precisam ser pensadas estrategicamente.

Criar ofertas não podem ser a sua única forma de movimentar a loja, por exemplo. Com isso, você pode atrair muitos caça-ofertas que podem prejudicar a sua gestão.

Certamente não é isso que você busca em uma estratégia que tem como objetivo aumentar o número de vendas da loja.

Uma boa opção para o seu supermercado pode ser a criação de promoções do tipo leve 3 e pague 2. Com esse tipo de ação, é possível você estimular as vendas e ainda elevar o ticket médio de compra.

Outra ideia, é trabalhar com kits de produtos de categorias diferentes, mas relacionados. Você pode utilizar um item mais atrativo como chamariz principal e complementar com um produto que tenha uma margem maior.

Além disso, as ofertas segmentadas também são um excelente caminho para chegar ao sucesso no seu supermercado. Com elas, você pode trabalhar para impulsionar a venda de diferentes produtos de uma mesma categoria.

O objetivo principal de todas essas ações é claro que deve ser aumentar as vendas, seja com a atração de novos consumidores ou a retenção dos que já compram.

5 – Uso de informações dos clientes

Conhecer os clientes que compram no seu supermercado pode trazer benefícios para toda a empresa, e com a gestão de categorias não é diferente.

Como foi falado no tópico anterior, a criação de segmentações para realizar ofertas já pode ser importante para essa estratégia.

Mas além disso, conhecer e entender os clientes é fundamental para definir como será a sua atuação com o gerenciamento de categorias.

Com essas informações você será capaz de estabelecer quais são as necessidades dos consumidores da sua loja. A partir disso, você pode alinhar seus objetivos com o que os clientes precisam e dessa forma facilitar sua tomada de decisão e ter sucesso na estratégia.

Outro ponto importante de possuir as informações das compras no seu supermercado, é na identificação de oportunidades.

A partir disso, você pode investir em outras categorias, aplicar outros tipos de estratégias, mensurar os resultados de táticas atuais, corrigir ações que não funcionaram, entre outras questões importante para sua loja.

Para saber mais sobre a gestão de categorias em supermercados, você pode conferir nosso post sobre esse tema nesse link.

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Daniela Hendler