Marketing

Você sabe o que é um planograma de supermercado?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Um planograma de supermercado tem grande importância para melhorar o seu layout de loja, com o objetivo de aumentar as vendas.

Além disso, contribui para estimular vendas de produtos específicos e aproximar a relação com o cliente.

Estratégias como essa também podem contribuir para melhorar a experiência de compra dos clientes da sua loja.

Por conta disso, é importante entender as melhores maneiras de usar essa tática para atingir os resultados esperados.

Acompanhe o post até o fim para entender como você pode aplicar um planograma em supermercados.

O que é um planograma

O planograma é uma ferramenta que visa criar um planejamento estratégico de exposição dos itens na gôndola, de acordo com seu mix de produtos.

Para criar um planograma em supermercado, é preciso levar em conta alguns fatores. Entre eles está a gestão de categorias da loja e o perfil de compra dos seus clientes.

Além disso, é preciso levar em conta questões como estoque e a rentabilidade que aqueles produtos geram.

Com isso definido, é criado um plano que mostrará todas as informações para o posicionamento correto do produto.

Essas informações irão contribuir para que promotor de vendas posicione os produtos no PDV de acordo com os objetivos da loja.

A principal pretensão de um planograma é facilitar a compra dos clientes, além de impulsionar as vendas.

Essa ferramenta deve ser utilizada para que você melhore o layout da sua loja, de maneira que todos os setores consigam atrair os consumidores.

É importante destacar que o planograma é uma estratégia que precisa ser pensada de acordo com as particularidades do seu supermercado. Por essa razão, geralmente um mesmo plano não funciona para várias lojas.

Benefícios de criar um planograma em supermercados

Como já foi comentado, o objetivo de um planograma tem relação direta com o aumento das vendas, então esse é o primeiro dos benefícios que ele pode gerar.

O relacionamento com os clientes também pode ser beneficiado por essa estratégia, já que eles têm participação na construção do plano. Isso acontece, pois você torna a experiência de compra mais agradável, o que contribui para que o cliente compre novamente.

Mais do que a organização em si, o fato da loja não ser desorganizada já tende a melhorar a experiência dos consumidores.

Trabalhar estratégias com a indústria também é um ponto que pode ser melhorado, em conjunto com táticas de trade marketing. Ela pode inclusive participar da construção do planograma para a categoria em que atua.

Isso pode fazer com que você tenha uma melhor negociação de determinado produto e posteriormente possa dar maior destaque no ponto de venda, já que aqueles itens podem trazer uma melhor rentabilidade.

Para isso, você precisa analisar seus dados de venda para identificar se essa ação faz sentido para os clientes.

Outro benefício que um planograma de supermercado pode trazer é o aumento de compras por impulso. O posicionamento estratégico dos produtos na loja tende a impulsionar esse tipo de compra e consequentemente o ticket médio.

Um plano para organização de loja também pode contribuir para impulsionar uma quantidade maior de categorias em uma loja.

Na prática isso acontece, pois você pode construir um “caminho” para que o cliente percorra enquanto estiver em seu supermercado.

A ideia é posicionar produtos de alta saída mais próximos ao fundo da loja. Dessa forma, para chegar até lá o cliente terá que passar por outros setores. Com isso, o posicionamento e ações desses setores podem gerar outra compra.

Dicas para criar um planograma de supermercado

Criar um planograma certamente pode contribuir muito para a sua loja, mas para isso ele precisa ser feito corretamente.

Como ele é uma estratégia que lida com vários detalhes, você precisa estar atento a eles no momento da criação.

Um ponto importante para levar em consideração é o foco no cliente, afinal um dos objetivos da estratégia é atender as necessidades deles.

Por conta disso, entender seus hábitos de compra é um fator importante. Analisar essas informações pode ser mais simples se você utilizar um software de gestão de clientes, que também tem foco no consumidores.

Depois de entender o perfil dos seus clientes e os produtos mais consumidos, você já pode iniciar seu planejamento.

Com esses dados é possível identificar quais produtos precisam ter fácil acesso na gôndola e destaque no PDV, por exemplo.

A participação dos seus colaboradores também é fundamental para o sucesso da estratégia. Tanto na criação, para dar informações sobre o comportamento dos clientes na loja, como na correta execução do plano estruturado.

Com tudo alinhado corretamente, suas chances de alcançar os resultados esperados podem ser maiores.

É importante que ao alinhar essa e outras estratégias os objetivos de cada uma também estejam de acordo com a necessidade da loja.

Para conhecer um pouco mais sobre uma outra tática que pode melhorar seus resultados e ser usada junto com o planograma, você pode conferir nosso post sobre trade marketing.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment