Retenção de clientes

Estratégias para um supermercado de bairro se manter competitivo no mercado

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Se você é dono de um supermercado de bairro e tem encontrado dificuldades para melhorar seus resultados o nosso texto de hoje é para você.

A concorrência no segmento supermercadista tem ficado cada vez mais acirrada e ter uma vantagem competitiva é fundamental.

Toda empresa tem pontos fortes e questões a serem melhoradas. Em seu supermercado certamente essa situação não é diferente.

Não se preocupe com isso, pois é uma questão totalmente normal e você não deve se desesperar por identificar pontos que precisam de melhorias.

É importante estar ciente sobre a sua situação atual para conseguir construir uma estratégia que torne a sua loja mais competitiva no mercado.

Acompanhe o post de hoje para descobrir de maneira prática como melhorar os resultados do seu supermercado.

Comece a melhorar o resultado do seu supermercado de bairro

A primeira mudança necessária é a transformação na cultura da empresa, que agora precisa ser orientada por resultados e com foco nos clientes.

A verdade é que qualquer tipo de loja tem capacidade de obter ganhos maiores se adotar as estratégias corretas. Então, o tamanho da loja, número de lojas ou até mesmo a quantidade de caixas não podem ser algum tipo de limitador para você.

É claro que cada supermercado tem os seus ganhos e esses sim são pontos fundamentais para definir objetivos e táticas.

Você pode não ter o capital de uma rede nacional, mas pode adaptar boas práticas delas para a sua realidade.

Os avanços tecnológicos, por exemplo, tem se tornado cada vez mais acessíveis e certamente são fundamentais para uma estratégias de sucesso.

Além disso, saber quem são os seus clientes e a melhor forma de suprir as necessidades deles pode ser um grande trunfo a seu favor.

A pesquisa Tendências do consumidor em supermercados 18/19 da Associação Paulista de Supermercados (APAS) identificou que 22% dos clientes preferem fazer as compras deles em um supermercado de bairro.

Para as compras de emergência, esse tipo de loja atingiu 50% da preferência, principalmente entre o público mais jovem.

Um conceito muito parecido com as lojas de bairro que tem ganhado destaque no segmento são as lojas de proximidade.

Isso tem acontecido, pois os consumidores têm buscado uma praticidade maior aos fazer as compras deles

Certamente essa é uma boa oportunidade para que você impulsione os seus resultados com boas estratégias.

Suas opções para isso são variadas, você pode investir em tecnologia, adotar novas estratégias de gestão e implementar programas de fidelização são apenas alguns exemplos.

O que fazer para um supermercado pequeno ser competitivo

Como falamos anteriormente e iremos reforçar agora, o tamanho da sua loja e sua região de maneira alguma podem ser impeditivos para você inovar na sua gestão.

Trabalhar com inovação em supermercados seguramente é um dos caminhos mais eficientes para que você tenha sucesso.

Você pode adotar um tecnologia de gestão de clientes, por exemplo. Essa estratégia fará com que o seu foco esteja nos consumidores e também no aumento da efetividade das suas ações.

Além disso, ela pode trabalhar algo que é fundamental para os supermercados de bairro, a fidelização de clientes.

Tecnologia com certeza é um ótimo caminho, mas você também pode adotar outras táticas em busca dos seus objetivos.

Criar um clube de descontos pode ser um ótimo caminho para trabalhar a fidelização no seu supermercado, por exemplo.

Trabalhar o mix de produtos é outra medida que pode trazer bons resultados. Adequá-lo aos hábitos de consumo de quem compra de você pode aumentar as suas vendas e ainda evitar desperdícios.

Entre ter produtos que tem uma alta saída e itens que ficam parados por um longo período na gôndola e no estoque, seguramente não restam dúvidas sobre qual você deve escolher.

Colocar o cliente no centro das suas ações sem dúvida é uma opção que você precisa considerar. Afinal de contas, é ele quem mais importa na operação da sua loja.

A comunicação com os clientes é outro fator que merece destaque. Possuir vários canais de contato e estar aberto a críticas, elogios e sugestões são fundamentais para melhorar seu relacionamento com o consumidor.

Investir no seu PDV também é um ponto crucial para ter sucesso. Afinal, nenhum cliente quer comprar em uma loja mal organizada não é mesmo?

Ações internas, merchandising e um bom layout de loja, certamente podem fazer toda a diferença.

Impulsionando resultados em um supermercado de bairro

É claro que para melhorar os ganhos uma série de fatores precisa ser levado em conta. Definir qual é o mais ou o menos importante não é algo necessário para estratégia.

No início do seu trabalho, definir qual será a área que vai receber mais investimentos na sua estratégia é fundamental.

A fidelização é uma das opções que você tem para iniciar um trabalho mais ativo de relacionamento com os clientes.

Fazer o gerenciamento do relacionamento com o cliente pode ser o seu grande diferencial perante os concorrentes.

Ações segmentadas baseadas em hábitos de consumo, por exemplo, podem tornar a experiência de compra na sua loja única. É claro que para isso é preciso utilizar dados e algumas ferramentas que possibilite a criação desse tipo de ação.

Criar um programa de fidelização, como um clube de descontos, é fundamental para obter as informações de compra dos clientes da sua loja.

Após isso, a identificação das compras e o uso desses dados possibilita que a sua loja tenha uma vantagem em relação aos concorrentes.

Essas ações, a comunicação e a gestão de clientes colocada em prática certamente pode aumentar sua retenção e fidelização de consumidores. Como consequência disso, o ticket médio da loja pode aumentar e o faturamento também.

Essa relação com o cliente seguramente pode ser o seu garante diferencial para conseguir alcançar os seus objetivos. Acompanhe também uma outra publicação do nosso portal sobre a abordagem com os clientes.

Para tirar mais dúvidas ou começar a colocar em prática algumas dessas estratégias na sua loja agende um bate-papo com um de nossos consultores.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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