SUMÁRIO


Por em 20 de junho de 2019

Customer centric: o que é e como pode melhorar os resultados do seu supermercado

O Customer Centric é mais uma das estratégias que tem ganhado destaque no varejo e certamente pode contribuir com o seu supermercado.

Muitas empresas costumam buscar formas de melhorar os resultados com altos investimentos ou implementação de algumas estratégias.

Sem dúvida essas são questões importantes, mas precisam ser planejadas corretamente para atingirem o sucesso.
Acompanhe o post de hoje para entender porque o Customer Centric pode mudar o seu supermercado para melhorar agora mesmo.

O que é Customer Centric?

O significado dessa estratégia muito importante para as empresas que desejam se manter fortes no mercado, já está no nome dela.

A tradução do inglês de “Customer Centric”, é centrado no cliente e é exatamente nisso que esse método é baseado.

O consumidor é visto como o protagonista das ações que a sua loja pode tomar, seja na comunicação, compra ou venda de produtos.

Muitos podem pensar que já fazem isso na prática, visto que oferecem um ótimo atendimento e buscam a satisfação do cliente. Isso não está totalmente errado, mas está incompleto diante da complexidade dessa tática.

Com o cliente no foco da estratégia a empresa precisa conhecer quem são essas pessoas, para que após isso possa orientar as ações em função dela.

Grande parte das lojas trabalham com a ideia de gerar necessidades de compra dos consumidores. Contudo, uma abordagem mais eficiente pode ser suprir as necessidades de compra.

Ou seja, saber o que os clientes precisam e quando precisam, para que a empresa seja capaz de atendê-lo.

O uso de dados é fundamental para o sucesso dessa estratégia na sua empresa. São eles que irão te mostrar as oportunidades, as necessidade, os interesses e outras questões relevantes de compra para quem compra de você.

Por esse motivo, contar com um software de análise de dados é indispensável para atingir os objetivos desejados.

Mas afinal, quais são as pretensões de uma tática centrada no cliente?

Em primeiro lugar, entender as necessidades dos consumidores para fidelizar os que já compram ou os que possam vir a compra na sua loja. O restante serão consequências disso, como o aumento do ticket médio e do faturamento.

Benefícios de implementar o Customer Centric

As vantagens de colocar em prática essa estratégia está alinhada com os objetivos que ela busca atingir nas empresas.

Como é focada nos clientes, a primeira melhoria pode acontecer no seu relacionamento com os consumidores. A consequência dessa melhoria pode ser percebida em questões como aumento da taxa de retenção e fidelização.

Se o público continua a comprar na sua loja por mais tempo a tendência é que eleve cada vez mais o ticket médio. Com isso, o seu faturamento certamente sofrerá um impacto positivo.

Outro fator importante, é que os clientes querem que você se importe com ele, além de um simples atendimento. Ser bem tratado durante as compras é o mínimo que ele esperada da sua loja.

O que ele deseja é uma experiência de compra melhor e encontrar vantagens em comprar de você. Essas que podem vir com ofertas baseadas no perfil de compra, por exemplo.

Ter o foco no cliente também pode contribuir para a melhoria no seu setor de marketing e também no comercial.

Para o marketing, a melhoria nos investimentos acontece, pois você será mais eficiente no cálculo do ROI. Já para o comercial, definir as compras de acordo com as necessidades dos clientes pode ser um ótimo caminho.

Com isso, os seus gastos podem ser reduzidos e inclusive suas negociações podem melhorar com as informações de compra dos clientes.

O nível de satisfação é outro aspecto que pode sofrer melhorias com táticas centradas no consumidor. Você pode medir isso com pesquisas de NPS e de satisfação, com o objetivo de medir o sucesso da estratégia.

Investir com foco nos clientes sem dúvida pode trazer vantagem competitiva para o seu supermercado.

Ainda mais importante do que isso, colocar o consumidor no centro das ações é algo que veio para ficar e as empresas que não se adaptarem podem perder mercado.

Como aplicar na prática uma estratégia de Customer Centric

Assim como em outros métodos é importante que você crie um planejamento para colocar em ação uma nova tática.

Até mesmo antes disso, é preciso estudar e identificar se a sua empresa está preparada para todas as etapas necessárias.

Às vezes são necessários investimentos em ferramentas, ou contratação de novos funcionários, por exemplo. Se isso for um impeditivo, você pode não adotar completamente a estratégia e assim não conseguir atingir os resultados esperados.

Se depois de analisar essas questões você se sentir preparado para ter uma estratégia focada no cliente em sua loja, certamente vá em frente!

Para começar, o principal é conhecer quem são os seus clientes e identificar pontos importantes deles.

Nessa questão, você pode realizar um cadastro de clientes com base em um programa de fidelização da sua loja.

Além disso, uma ótima opção é investir em um software de gestão de clientes para complementar seu planejamento.

Assim como o Customer Centric, a gestão de clientes também tem o foco no consumidor e juntas certamente podem trazer resultados ainda melhores para o seu supermercado.

A criação de campanhas segmentadas é outra etapa importante do uso de dados dos clientes e deve ser feita com base nos hábitos de consumo.

Investir em um app para supermercado também pode contribuir na sua estratégia. Já que ele é de uso do cliente e faz com que a sua loja esteja sempre a alcance dele.

Essas são apenas algumas dicas, pois a quantidade de ações que você pode tomar são das mais variadas. Para escolher é simples, basta buscar entender o que o seu cliente precisa, essa será a sua melhor opção.

Quer saber como começar a ter uma estratégia centrada no cliente no seu supermercado? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e descubra como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler