Vendas

Como gerar vantagem competitiva com Business Intelligence?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O Business Intelligence (Inteligência de Negócios) é um método que contempla a coleta, a organização, a análise, o compartilhamento e o monitoramento de diferentes informações muito valiosas para uma empresa. Para realizar todas essas operações com eficiência, existem softwares específicos de BI.

Em resumo, o BI procura dar a um grande volume de dados um direcionamento bastante objetivo, que sirva aos propósitos da organização. E isso é o que pode estar faltando para sua empresa sair na frente.

Veja como gerar vantagem competitiva com o Business Intelligence!

O varejo e o BI

O varejo vem atravessando uma fase bastante difícil no atual cenário político-econômico do Brasil. Diante da crise financeira e da concorrência, é importante que as lojas de varejo invistam em técnicas e ferramentas capazes de melhorar seu desempenho.

Com uma melhor performance, as empresas varejistas podem aumentar seu potencial competitivo e manter-se ativas, mesmo em um cenário de instabilidade econômica.

Uma das ferramentas que podem ser usadas para melhorar a atuação no varejo é o Business Intelligence. A análise adequada do Big Data auxilia enormemente o gestor a entender para quem e de que maneira os produtos estão sendo vendidos em um supermercado, por exemplo.

O aumento nas vendas

Como gerar vantagem competitiva se a empresa não tiver vendas suficientes? Pois o BI ajuda a otimizar as vendas do varejo. A Inteligência de Negócios está muito ligada ao setor comercial e ao processo de implantação de melhorias que resultem em mais vendas.

Ele permite analisar os hábitos de consumo dos clientes, bem como verificar quais são os produtos que mais vendem e a que tempo. Assim, pode-se montar uma estratégia mais acertada e precisa de vendas cruzadas, reposição de estoque e ações promocionais.

O varejista conseguirá vender mais e melhor, aperfeiçoar a experiência de seus clientes e diminuir incrivelmente as perdas eventuais.

O monitoramento em tempo real

O BI assegura mais vantagem competitiva na medida em que permite, não apenas o aumento nas vendas, mas o seu acompanhamento em tempo real.

É possível saber quanto e quando o dinheiro vai dar entrada no caixa. O planejamento estratégico está muito condicionado à previsão da entrada de recursos.

A coleta de informações minuciosa do BI ajuda a prever esse cenário com mais segurança.

Os benefícios para o setor de compras

Business Intelligence contribui para gerenciar fornecedores, estoques, insumos e assim por diante.

A análise das informações pertinentes a cada um se dá de forma mais objetiva — os resultados são mensurados com precisão e é possível realizar compras no tempo certo e na quantidade necessária, evitando gastos desnecessários e perdas, que reduzem significativamente o potencial competitivo de qualquer empresa.

Com o suporte de um ERP e da Inteligência de Negócios, a gestão de estoque passará por um controle e um ajuste automático de itens. O equilíbrio tende a se manter, havendo produtos suficientes para atender às demandas dos clientes sem ser necessário lotar o depósito.

Isso porque o uso do BI também contribui para aumentar ou reduzir o mix de produtos ofertados, considerando interesses e comportamentos do público consumidor.

O varejista poderá evitar ainda um grande inimigo das vendas: a ruptura de gôndolas. A falta de produtos nos pontos de venda dentro do supermercado, ainda que seja ocasional, não só poderia levar à diminuição nas transações comerciais efetuadas, mas também ampliaria as experiências negativas de compra dos clientes. Com o tempo, isso refletiria negativamente na fidelização dos consumidores ao estabelecimento. Afinal, se o seu estabelecimento não tem o produto que o consumidor quer, ele vai na concorrência.

A vantagem competitiva com o uso do BI

Com as vendas aumentadas, o estoque controlado e o monitoramento otimizado, fica mais fácil entender como gerar vantagem competitiva com o auxílio do BI.

Uma empresa que consegue satisfazer sempre seus clientes e evita desperdícios e prejuízos tem todas as características para se manter no mercado, mesmo com os problemas econômicos e a concorrência.

Agora que já entende como gerar vantagem competitiva com Business Intelligence, aproveite para manter-se informado sobre esse e outros assuntos de negócios, assinando a newsletter da Mercafácil.

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

Write A Comment