SUMÁRIO


Por em 13 de março de 2024

Como fidelizar clientes no seu supermercado

Seu supermercado tem feito ações de fidelização de clientes? Acredite, investir em estratégias que visam conquistar, fidelizar e reter os consumidores é essencial para varejos em busca do crescimento. Afinal, reter clientes é mais barato do que conquistar novos

Mas afinal, como colocar em prática ações de fidelização de clientes? E, mais do que isso, o que influencia na conquista e na retenção do público? É isso e muito mais o que vamos explicar para você nesse artigo. Acompanhe!

– Veja também: Por que reter clientes deve ser uma prioridade na sua empresa

O que influencia na retenção de clientes?

As ações de retenção de clientes são importantes para manter o cliente sempre ativo e fiel. Ou seja, optando por comprar na sua loja ao invés dos concorrentes.

Essas ações, quando bem planejadas e estruturadas, têm a tendência de auxiliar a diminuir a rotatividade de clientes e a aumentar a satisfação dos consumidores. Então, que tal colocá-las em prática?

Pois bem, para obter sucesso nessa missão de fidelizar e reter clientes, é importante conhecer alguns dos principais fatores que auxiliam na fidelidade do público. Dentre eles, destaque para:

Gôndolas sem ruptura

Evitar a ruptura de gôndolas é essencial para a fidelização de clientes. Afinal, nada mais frustrante para o público do que chegar até a sua loja e não encontrar o produto que deseja exposto na gôndola, certo? 

Por isso, garanta que o seu estoque esteja sempre preparado para atender à demanda dos consumidores e, além disso, que a sua equipe de repositores garanta que as gôndolas estejam sempre preenchidas. 

Aliás, esse assunto é tão importante que já produzimos um artigo inteiro sobre ele. Acesse: Evite a ruptura de estoque com nossas 6 dicas

Atendimento qualificado é importante na fidelização de clientes

Não é surpresa para ninguém que o bom atendimento é um grande parceiro na hora de conquistar, surpreender e fidelizar os clientes, certo? Por isso, garanta que toda a sua equipe esteja bem treinada e pronta para oferecer a melhor experiência possível ao cliente. 

Lembre-se de colocar em prática valores como educação, proatividade, respeito e diálogo. Dessa forma, seu time conseguirá entregar um atendimento diferenciado aos clientes. 

Mix de produtos qualificados

Pois bem, a qualidade dos produtos também é essencial para a fidelização de clientes. Por isso, garanta que a sua loja tenha uma boa variedade de produtos, tendo a certeza de que, ao visitar o seu supermercado, o consumidor vai encontrar tudo o que deseja.

Organização e limpeza

Um supermercado limpo e organizado é muito mais atraente para os clientes. Assim, se os consumidores já sabem que a sua loja está sempre bem cuidada, com um aroma agradável, com os produtos limpos e os rótulos sempre virados para frente, a chance de eles voltarem a comprar nela é maior.

Sinalização de ofertas e promoções

Outro fator importante para a fidelização de clientes é apostar em uma comunicação visual clara, que chame a atenção dos consumidores

Assim sendo, lembre-se de usar placas e cartazes que contenham o valor do produto de forma destacada – e, caso algum produto em promoção fique ainda mais em conta para os clientes cadastrados no seu clube de descontos, deixe essa informação visível! 

– Saiba mais sobre o assunto: Como fazer uma boa comunicação visual para supermercado?

Estacionamento ajuda na fidelização de clientes

Se você está em busca de saber como fidelizar o cliente, acredite: ter um estacionamento disponível para os consumidores utilizarem durante o período de compras pode ser um grande diferencial. 

Afinal, o estacionamento promove mais conforto, comodidade e segurança para que os clientes possam fazer suas compras de forma mais tranquila. 

Quais indicadores para analisar a fidelização de clientes e a retenção?

Agora você já sabe quais são alguns dos principais fatores que vão ajudar o seu supermercado na fidelização de clientes. 

Mas que tal ir além e conhecer indicadores que revelam como está a sua taxa de fidelização? Alguns deles que você tem que sempre manter em vista, são:

  • Número de cupons – um cupom significa uma visita;
  • Visita por clientes;
  • Clientes ativos e inativos;
  • Taxa de retenção;
  • Resultado das pesquisas de satisfação;
  • Faturamento.

Acompanhar de perto o seu faturamento é essencial para garantir o sucesso do seu supermercado. 

Além disso, caso você observe uma queda no valor do faturamento, é importante fazer uma conta de decomposição para entender exatamente o que aconteceu

Ou seja, o que causou a queda no faturamento e, mais do que isso, como você pode aumentá-lo novamente. Mas se você tem dúvidas sobre como fazer isso e/ou não sabe como começar, nós podemos te ajudar de forma gratuita! 
Quer saber mais sobre como aumentar o faturamento do seu supermercado e ter sucesso nas suas ações de fidelização de clientes? Baixe agora mesmo a Planilha de Diagnóstico de Desempenho e saiba quais ações promocionais você precisa fazer para alavancar o seu faturamento. Aproveite essa oportunidade, é grátis!

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Daniela Hendler