SUMÁRIO


Por em 19 de julho de 2018

Conheça 4 ideias inovadoras para supermercados

Você sabia que já existem inúmeras ideias inovadoras para supermercados?

A tecnologia já está presente na vida de grande parte da sociedade. Alguns serviços que existem atualmente não poderiam ser imaginados há 10 anos e outros passaram por um processo de evolução significativo.

O setor de supermercados é um dos que sofreu alterações com os avanços da tecnologia no varejo. Principalmente no que diz respeito à gestão do negócio, modernização das lojas e de uma nova maneira de se relacionar com o cliente, que foi necessária por conta da mudança que o consumidor passou, muito por conta da influência tecnológica.

Nesse cenário, é preciso estar estar preparado para avançar junto com a tecnologia e não ficar para trás. Confira neste post algumas ideias inovadoras para supermercados!

As ideias inovadoras para supermercados já são realidade

Mapas de calor? Lojas sem checkouts? Ofertas personalizadas transmitidas por bluetooth  no momento que o cliente entra na loja? Sim, e não é em um filme futurista, nem a imaginação fértil de alguém, tudo isso é real. Dentro de alguns anos esses itens serão muito comuns no varejo. Descubra algumas dessas inovações que já têm sido utilizadas:

Mapas de calor

Essa inovação funciona por meio de câmeras. Elas captam as imagens, que são processadas para garantir a privacidade dos clientes e, após esse processo, são gerados os mapas de calor.

O uso dessa tecnologia no varejo pode ser fundamental no que diz respeito ao marketing de PDV, pois ela mapeia todas as áreas da sua loja. Assim é possível descobrir quais são as áreas que mais chamam a atenção do público e aquelas que seus clientes passam menos tempo ou mesmo nem frequentam.

Esses insights podem te ajudar a promover ações e mudanças para que a loja seja homogênea no que diz respeito ao fluxo de clientes em todos os setores ou mesmo saber quais os locais mais visitados para expor produtos que você queira destacar.

Além de ser útil para o seu negócio na questão estratégica, essa inovação pode ser usada para melhorar a experiência do cliente em sua loja.

Beacons

Mas o que são beacons? Eles são aparelhos que utilizam a geolocalização e uma tecnologia de bluetooth para transmitir informações aos seus clientes. Para isso, será necessário que sua loja tenha um aplicativo e que os seus compradores baixem ele no smartphone.

Seu grande benefício para supermercados se dá na interação com os clientes, pois é possível que você descubra de forma instantânea o que seu cliente quer comprar e assim você pode enviar para ele um desconto nos produtos que ele demonstrou interesse.

Lojas com Self-Checkout e Sem Checkout

Talvez essa seja a inovação no varejo que esteja mais próxima de se tornar uma realidade para o grande público.

Um pouco mais acessível temos o self-checkout, que funciona como um autoatendimento. Por meio de um caixa automatizado o próprio cliente passa as suas compras, paga e sai da sua loja sem contato direto com um funcionário. Grandes redes de supermercados já entenderam que a tecnologia chegou para este setor e já aderiram a essa inovação.

Não muito distante, mas um pouco mais complicado de ser aplicado, temos a tecnologia para varejo de uma loja sem checkout.  

Para a implantação desse método é necessária a aplicação de muitas outras tecnologias, mas, basicamente, o seu cliente irá controlar pelo próprio celular os itens que está comprando por meio de um aplicativo da sua loja, que estará vinculado com a conta bancária do consumidores. Assim, será necessário apenas que o consumidor aceite o débito no aplicativo bancário e saia com os produtos.

Software de Gestão

De todas as ideias inovadoras para supermercados citadas, essa é a mais acessível atualmente. Seja por grandes empresas ou por pequenos negócios, o uso dessa tecnologia já tem ajudado muitos supermercadistas a melhorarem seus resultados.

Sua usabilidade é bem ampla. Existem várias opções no mercado e cabe ao lojista decidir qual é a sua necessidade. Os softwares podem lidar com questões de estoque até a gestão de clientes, por exemplo.

A automatização de algumas funções simples ou o registro de dados que nem eram imaginados otimizam o tempo. Além disso, pode dar maior segurança e auxiliar na criação de uma base de dados para se fazer um planejamento estratégico que leve ao sucesso desejado. E o melhor: nem sempre é preciso infraestrutura local, já que softwares como a Mercafácil são on-line com tudo na nuvem.

Viu como as novas tecnologias podem ser úteis para supermercados? Sua loja precisa estar atenta a esses avanços. Acompanhar como os concorrentes lidam com essas mudanças ajuda seu supermercado a não perder espaço frente a eles.

Gostou dessas ideias de inovação no varejo? Siga a Mercafácil nas redes sociais para acompanhar diferentes dicas para o seu negócio. Você pode nos acompanhar no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler