SUMÁRIO


Por em 12 de março de 2019

3 erros comuns que afastam muitos clientes de supermercados

Os clientes de supermercados, para você supermercadistas precisam ser vistos como o centro da sua empresa.

A maior parte das suas ações precisam ser realizadas de acordo com as preferências dos consumidores. Com isso, certamente as chances de suas estratégias terem sucesso aumentam.

Porém, de nada irá adiantar ter isso em mente, buscar inovações, mas cometer erros básicos que podem afastar os clientes da sua loja.

Em muitos casos, são questões que se identificadas rapidamente podem ser revertidas facilmente.

Erros que podem fazer clientes de supermercados deixarem de comprar

Os supermercados, cada vez mais precisam buscar maneiras para se diferenciar da concorrência.

Ao pensar nisso, fica claro que perder clientes por cometer erros na operação de loja precisa ser uma situação que passa longe da sua loja.

Por mais simples que eles possam parecer, o impacto nos clientes é grande e pode justificar uma mudança de local de compras.

Confira alguns destes erros, que não podem acontecer de maneira nenhuma no seu supermercado.

1 – Ruptura de gôndola

A ruptura de gôndola é um dos principais problemas para os supermercados. É o tipo de erro que certamente afasta um consumidor da loja, e que será complicado de ser recuperado.

Basta se colocar no lugar do cliente para entender. Imagine que você saiu de casa pra fazer uma compra e ao chegar ao local não encontrou o que precisava. O sentimento muito provavelmente será de frustração e você irá procurar o item em outro lugar.

Ao chegar nessa segunda loja o produto estava lá e em várias quantidades, certamente na próxima vez que você pensar em comprá-lo irá direto naquele supermercado. E na prática, é isso que vai acontecer com o consumidor.

Por isso, é imprescindível ter um bom controle de estoque para evitar que esse tipo de problema aconteça.

Para evitar que isso ocorra você adotar algumas medidas no seu supermercado. A primeira delas é fazer um trabalho de gestão de estoque.

Para isso, você pode usar um software especializado nesse tipo de serviço. Outra opção é usar um sistema de gestão de clientes para identificar a saída de produtos.

Com base nos itens mais consumidos da loja, já é possível ter uma boa ideia de quando será preciso ser feita uma reposição.

Por essa razão, conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes é muito importante e pode evitar alguns problemas. Outro ponto que você precisa ficar atento é quanto a sazonalidade em certos períodos.

Com essas práticas, possivelmente você conseguirá reduzir em grande parte esse problema que pode afastar muitos clientes de supermercados.

2 – Atendimento ruim

Trabalhar com atendimento ao cliente não é uma tarefa simples, mas é fundamental que seja bem feito para o sucesso da empresa.

Por conta disso, é muito importante que você dê um treinamento adequado para toda a sua equipe. Quanto a isso várias questões podem ser incluídas como:

  • Entender as estratégias da loja;
  • Como atender bem um cliente;
  • Identificação de clientes cadastrados;
  • Como lidar com clientes insatisfeitos.

Esses são apenas alguns exemplos, mas o ideal é treinar seus colaboradores para todas as situações que ele pode passar.

Isso deve ser feito com o intuito de evitar um atendimento ruim para os clientes do seu supermercado. Ninguém gosta de ser mal atendido e essa é uma grande razão para o cliente não comprar mais com você.

Segundo uma pesquisa da Accenture Strategy identificou que 87% dos consumidores deixam de comprar em uma loja por conta de um atendimento ruim.

Certamente não é isso que você quer para o seu supermercado. Então, o ideal é que você capacite seus funcionários para o cliente ter uma boa experiência de compra.

Oferecer um bom atendimento é o mínimo que os clientes esperavam de você, então não os decepcione. Caso isso aconteça muito provavelmente eles deixarão de comprar na sua loja.

3 – Desorganização na loja

Uma loja bagunçada deixa uma impressão de pouco caso em relação aos consumidores.

Eles certamente não vão querer fazer suas compras em uma loja que tem dificuldade para encontrar o que buscam.

A organização de uma loja é o primeiro passo para entregar uma boa experiência de compra para os clientes. Questão que tem ganhado cada vez mais valor entre os consumidores e que merece sua atenção.

Atualmente existem inclusive estratégias de layout de loja que buscam maior praticidade para os clientes.

Um dos exemplos é pelo posicionamento na gôndola, como é feito na gestão de categorias. A intenção com esse método é criar um “caminho ideal” para o seu cliente percorrer durante as compras.

Essa e outras estratégias tornam a sua loja mais organizada e ao mesmo tempo trazem benefícios para as suas vendas.

Outro ponto é a limpeza da loja, é ideal que você sempre mantenha o ambiente o mais limpo possível. Sim, é algo simples, mas que pode fazer toda a diferença na impressão que o cliente tem da loja.

Mesmo que aparentemente pareçam questões simples, elas podem fazer toda a diferença. Muito provavelmente você não será elogiado por nenhuma delas, mas certamente será criticado caso não faça.

O conjunto desses fatores que falamos podem contribuir para que sua loja não perca clientes com algumas questões.

Além disso, com essas ações em prática ao mesmo tempo você vai melhorar o relacionamento com quem compra de você.

Dessa forma a tendência é a sua taxa de retenção aumento e com outras estratégias você poderá fidelizá-los.

Para melhorar esse trabalho no seu supermercado confira outro post nosso que fala porque reter clientes deve ser uma prioridade na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler