Gestão

Indicadores essenciais para o controle de estoque do seu supermercado

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Fazer um bom controle de estoque garante muitos benefícios para a sua empresa, tanto na gestão como nas vendas.

É muito importante que você consiga gerenciar o seu estoque e evitar principalmente produtos parados e também falta de itens na loja. Para isso, é muito válido acompanhar indicadores para evitar que alguns erros sejam cometidos e seu negócio tenha prejuízos.

Entenda um pouco melhor como você pode manter o controle de estoque com uma gestão eficiente e quais benefícios você terá com isso.

Porque é importante ter controle de estoque

Nenhuma empresa quer perder dinheiro ou simplesmente deixá-lo parado. Por essa razão é tão importante fazer uma gestão de estoque eficiente.

Lembre-se que um bom controle de estoque vai garantir uma boa base para toda a operação de vendas do seu supermercado.

Descubra porque o gerenciamento de estoque é fundamental para melhorar os resultados da sua empresa:

Evita desperdício

As perdas em supermercados são muito comuns e um dos fatores que mais as causam são as quebras operacionais.

Nessa questão, o vencimento de produtos é o que mais gera desperdício de produtos.

Com uma maior organização de estoque diminuem-se as chances de quebras operacionais e defeitos nos produtos. Além disso, possibilita o aumento no controle sobre os furtos, tanto internos quanto internos, dos itens da sua loja.

Outra questão que uma boa gestão de estoque pode trazer para o seu supermercado é um melhor controle nos gastos. Assim, você também evita desperdiçar o seu dinheiro, afinal não é isso o que você quer.

Além disso, investir nesse monitoramento pode servir de base para outros investimentos na sua loja, que também contribuam para melhorar seus resultados.

Ruptura de gôndola

Falhas no gerenciamento de estoque podem causar alguns problemas que afetam também os clientes, um deles é a ruptura de gôndola. Um erro como esse pode comprometer todo o seu supermercado.

Se um cliente vai até a sua loja para comprar um produto, obviamente ele pretende encontrá-lo. Caso, ao chegar lá, ele não o encontre, provavelmente irá comprar em um concorrente, o que já é bem ruim.

Porém, o seu maior problema vai além de perder essa venda em específico, você corre o risco de perder esse cliente definitivamente. Isso porque ele teve uma experiência ruim na sua loja e isso pode pesar na próxima decisão de compra dele.

O estoque de supermercado precisa ser controlado para que isso se reflita no bom atendimento às necessidades dos clientes.  

Investir no controle de estoque do seu supermercado pode garantir que falhas como essas não aconteçam.

Garante custos menores

Qual empresa não quer economizar recursos? Certamente todas querem, mas antes de economizar, lembre-se que é preciso investir.

Um estoque em larga escala pode trazer prejuízos para sua empresa. Principalmente por ter que gastar muito para comprar os produtos e depois para mantê-los. Muitos deles, inclusive, possuem prazo de validade mais apertado, o que pode ser um risco.

Um bom gerenciamento de estoque pode garantir maior controle sobre o que entra e sai da sua loja. Com esses dados em mãos, você pode planejar como vai ser a próxima compra de produtos.

Essa prática vai possibilitar que você aumente o seu capital de giro, pois deixar o dinheiro parado no estoque certamente não é o que você quer.

Permite atender às demandas sazonais

Em certos períodos do ano, como os feriados ou épocas de festas, geralmente sua loja tem uma procura maior de alguns produtos. Um bom gerenciamento de estoque parte também de um planejamento anual das demandas sazonais do seu supermercado.

Se você estiver preparado para essas situações evita problemas com os clientes e com seu caixa. Uma das situações que você pode evitar é a ruptura de gôndola.

Afinal, você não quer que o seu cliente encontre problemas que o façam parar de comprar na sua loja.

Indicadores de um estoque de supermercado eficiente

Usar dados para gerenciar toda a sua empresa certamente é o melhor caminho para se obter sucesso.

Na gestão de estoque não é diferente, você precisar utilizar alguns indicadores para conseguir tornar seu estoque mais eficiente. Conheça alguns indicadores que você pode utilizar no seu supermercado:

Indicador: Giro

Esse indicador mostra quanto tempo o estoque de um produto leva para ser completamente vendido.

Ele é considerado um dos mais importantes para o controle de estoque por evitar diversos problemas para a empresa, como a falta de produtos.

Calcular corretamente o giro de estoque irá contribuir para a tomada de decisão de compra por sua equipe comercial. Além disso, permite que você identifique a saída dos produtos da loja.

Com esse dado em mãos você consegue saber os produtos que vendem mais e quais saem pouco ou geram mais custos para a empresa.

Indicador: Prazo de renovação

Para medir esse indicador você vai precisar calcular a diferença entre o dia da venda e o dia da compra com o fornecedor.

Ele é importante para a gestão financeira da empresa e também para o planejamento de compra dos produtos. Vale lembrar que esse intervalo não pode ser muito grande para não invadir o prazo de pagamento.

Uma boa análise desse indicador irá garantir que você tenha maior controle sobre as contas de compra e venda da sua loja.

Indicador: Custos e atraso de entrega

Os custos de aquisição de produtos, tanto financeiros quanto logísticos, geralmente são calculados pelos lojistas. Mas em muitos casos, o atraso na entrega dos produtos não entra na conta. Você precisa estar alinhado com isso.

Se o produto não chegou até a loja, possivelmente não chegará até o cliente e é aí que está o problema. Uma má gestão de estoque gera a ruptura, que gera problemas para a empresa.

Um deles é correr o risco de perder o cliente por ele não ter encontrado o que procurava. Outro é que certamente sua loja vai gastar mais, por precisar ter um novo custo logístico para receber os produtos. Ou mesmo para comprar em outro lugar, dependendo da urgência da sua loja.

Sobre essa questão, é importante lembrar que também é preciso trabalhar com um estoque de segurança para se prevenir.

Indicador: Prazo de recebimento

Esse indicador está diretamente ligado com as vendas e o pagamento dos clientes.

Estar atento ao dinheiro que entra no caixa da empresa é quase uma regra, mas também é algo que precisa ser analisado com cuidado.

Muitos dos seus clientes podem optar por comprar no cartão de crédito, o que faz com que você demore mais para receber. Junto a isso, você precisa renovar o seu estoque de maneira recorrente e obviamente tem que pagar por isso.

No momento da compra com os fornecedores fique atento para que o prazo de recebimento seja menor que o seu prazo de pagamento.

Indicador: Saída de produtos/fluxo de mercadorias

Um controle de estoque eficiente é aquele que identifica o produto desde quando ele entra na empresa até quando é vendido. Além disso, é preciso saber o fluxo de mercadorias: qual a demanda que elas têm na sua loja.

Nessa questão, um software de gestão de clientes como o da Mercafácil pode te ajudar. Você pode analisar qual o desempenho de venda dos produtos e escolher quais podem ser mais vantajosos para você.

Pode também usar uma ferramenta como essa para facilitar as suas negociações com os fornecedores, por meio dos dados de venda.

Indicador: Controle de estoque virtual x estoque físico

O principal objetivo de fazer gestão de estoque é ter maior controle sobre os produtos da loja e montar um planejamento de compra e venda.

Para que a sua estratégia de estoque tenha sucesso é preciso criar mecanismos que te permitam ter controle sobre ele. Uma das opções é criar um estoque virtual e confrontá-lo com o real.

Por exemplo: o seu controle virtual mostra 10 unidades de carvão e seu estoque físico (real) mostra 9. O que aconteceu com esse carvão que falta?

Registrar o seu estoque nessas duas formas pode ser o melhor caminho para sua loja. Dessa forma, é possível detectar algum possível problema ou falha do seu estoque e garantir que ele possa ser corrigido a tempo.

Uma boa combinação dos dois pode ajudar no sucesso da sua estratégia de estoque de produtos e evitar problemas na lojas.

Lembre-se que é muito importante gerir bem a quantidade dos produtos em estoque e também em loja. Dessa forma você evita que os processos operacionais afetem os clientes, que são quem realmente importa para sua empresa.

Se você conseguir montar uma boa estratégia certamente irá melhorar os seus resultados.

Com a certeza de que você terá os produtos na loja, você pode atrair mais clientes, para isso confira nosso ebook sobre como fazer encartes que vendem mais.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment