Por em 23 de junho de 2022
Encarte digital para supermercado: 6 dicas para criar o seu
Você já trabalha com encarte digital no seu supermercado? Essa é uma prática que tem crescido no varejo e, certamente, pode contribuir para o aumento das suas vendas.
Sabemos que a distribuição de encartes físicos é uma prática comum nos varejos. Entretanto, o investimento para a produção e distribuição desses materiais é elevado. Além disso, é uma prática que vai contra a sustentabilidade que está tão em alta e é muito valorizada pelo público.
Como se não bastasse, os encartes tradicionais não permitem que o seu supermercado tenha a exata noção dos resultados alcançados a partir deles. Ou seja, é impossível medir quais clientes realmente receberam aqueles encartes e, a partir disso, fizeram as compras daqueles exatos produtos anunciados na sua loja.
Porém, isso não quer dizer que você não deva/possa mais distribuir encartes físicos.
Entretanto, o encarte digital ganha cada vez mais espaço no mercado – e conquista cada vez mais adeptos. Então, que tal entender um pouco mais sobre esse novo formato de encarte e, quem sabe, aderi-lo ao seu negócio?
– Você também pode se interessar por: Descubra como melhorar os resultados do seu encarte de supermercado
Por que investir no encarte digital?
Pois bem, estamos passando por uma transformação digital do varejo. Assim sendo, investir no encarte digital é uma maneira de provar que a sua marca está por dentro das inovações.
Porém, as razões de começar a produzir encartes digitais vão muito além disso. Dentre elas, destaque para:
- Maior alcance: utilizando canais de comunicação (como WhatsApp, SMS, Telegram e e-mail) e suas redes sociais, o encarte do seu supermercado poderá chegar em um número muito maior de pessoas;
- Economia e sustentabilidade: já citamos brevemente acima, mas vale ressaltar novamente que o encarte digital para supermercado auxilia a economizar custos de impressão e distribuição, além de ser uma prática mais sustentável, que gera menos lixo e exige menos recursos naturais;
- Aproximação com o cliente: o encarte digital permite que você interaja e aproxime o seu relacionamento com o consumidor;
- Mensuração de dados de forma efetiva: o encarte digital, quando enviado via SMS e WhatsApp permite que você saiba exatamente quem foram as pessoas que receberam esse material e, a partir dele, fizeram compras na sua loja. (Ps: Para saber mais sobre a importância da mensuração de dados no varejo, confira: Como usar os dados de forma inteligente e alavancar seu varejo?
6 dicas para fazer o encarte digital do seu supermercado
1. Entender e mostrar para os seus clientes que mudanças são gradativas
É importante ressaltar que qualquer tipo de mudança precisa ser feita de maneira gradual. Ou seja, não será do dia para a noite que o seu supermercado irá parar de distribuir encartes físicos e apenas enviá-los digitalmente.
Afinal, é preciso testar os canais que trazem resultados melhores nessa distribuição digital.
As redes sociais são interessantes para postar encartes digitais. Entretanto, elas são uma forma de comunicação mais “massificada”. Ou seja, todas as pessoas que visitarem a sua página terão acesso ao encarte.
Pensar na utilização de canais de comunicação diretos, como WhatsApp, SMS, Telegram e e-mail marketing é interessante para enviar mensagens mais selecionadas e direcionadas para cada pessoa que irá receber o encarte.
Para isso, você irá precisar de um cadastro dos seus clientes para entrar em contato com eles. Uma boa prática para conquistar esses cadastros é utilizar seu site ou seus outros canais de comunicação para que os seus clientes possam se cadastrar para receber os encartes da preferência deles.
Afinal, do que adianta enviar um encarte com ofertas do açougue para alguém que não consome produtos desta categoria? Trabalhar a forma como você se comunica com os consumidores certamente vai melhorar a experiência na sua loja e impulsionar suas vendas.
2. Defina o objetivo do encarte digital que será enviado
Para saber se o seu encarte obteve sucesso, você precisa saber o que deseja medir ao enviá-lo, correto? Assim sendo, defina qual será a sua estratégia e o que você busca alcançar ao divulgar o encarte. Algumas possibilidades que você pode optar são:
- Promover a venda de produtos específicos que estão em excesso;
- Reativar clientes que estão há um certo tempo sem comprar na sua loja, aproximando o relacionamento com eles;
- Aumentar o ticket médio e/ou o número de itens na cesta de compras;
- Fazer uma ação específica e segmentada para um perfil de público de acordo com o histórico de compra dessas pessoas. Por exemplo, enviar ofertas exclusivas de cerveja para consumidores que costumam adquirir produtos desta categoria.
Esses são apenas alguns exemplos de objetivos que você pode ter para enviar o seu encarte digital. Após defini-lo, é hora de seguir para o próximo passo.
3. Faça o planejamento da ação
Agora você já sabe o objetivo do seu encarte digital. Então, é hora de fazer o planejamento da ação. Ou seja:
- Definir o público-alvo dessa ação e fazer uma segmentação adequada na sua base de dados;
- Escolher quais serão os produtos que terão destaque no encarte;
- Selecionar os canais de comunicação que serão utilizados para o envio do encarte digital;
- Definir a data da ação: quando será enviado o encarte e por quantos dias ele será válido.
4. Capriche no conteúdo, no design e na identidade visual
Além de garantir que o seu encarte digital carregue toda a identidade visual da sua marca, é preciso ter a certeza de que todos os produtos ali expostos estejam organizados, com o valor visível, que a leitura seja fácil e que o encarte, em si, seja agradável ao olhar.
Também, defina se será um encarte mais curto, de uma página, ou mais longo, com duas páginas. Seja qual for a decisão, mantenha o padrão de qualidade da sua marca.
Ainda, lembre-se que o seu encarte digital não precisa ter apenas ofertas. Isso significa que ele pode contar também com receitas, dicas de bem-estar, de “faça você mesmo” e/ou de cuidados com a casa, entrevistas com profissionais, sugestões de leitura, entre outros!
5. Fique atento às festividades e celebrações que acontecem ao longo do ano
Outra dica importante para ter sucesso com o seu encarte digital é utilizar com maestria as festividades que acontecem ao longo do ano para criar encartes temáticos.
Entretanto, é possível ir além das datas mais famosas, como Dia das Mães, Carnaval, Natal, Páscoa, Black Friday, Dia dos Namorados, entre outros.
Por exemplo: no dia 28 de maio é celebrado o Dia do Hambúrguer. Então, para comemorar essa data em grande estilo, que tal enviar ofertas segmentadas para clientes que costumam comprar produtos do seu açougue?
Aliás, para não deixar nenhuma data comemorativa passar batida, baixe gratuitamente o nosso Calendário do Varejo 2022 e prepare-se com antecedência para as festividades de 2022.
6. Faça os envios do encarte digital com bom senso
O seu objetivo é aproximar-se do cliente, e não o oposto. Por isso, é importante tomar cuidado com a frequência de envio de mensagens – e, é claro, com o conteúdo delas.
Por isso, organize um cronograma de envios, estabelecendo um intervalo para o envio das ofertas Além disso, não envie uma mensagem repetida para os clientes ou com um conteúdo que não seja relevante para aquela pessoa.
E então, que tal aderir ao encarte digital no seu supermercado?
Inclusive, além do encarte digital, que tal passar a oferecer outra grande vantagem para os seus clientes terem ainda mais comodidade e conforto ao comprar do seu supermercado? Estamos falando da criação da sua própria loja virtual, ou e-commerce. Vem saber mais sobre o tema: O que é e-commerce? Guia definitivo sobre o e-commerce em 2022.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]