O Dia dos Namorados no varejo é uma das datas mais aguardadas do calendário comercial. Afinal, para muitos consumidores, é o momento ideal para demonstrar carinho por meio de presentes. Por outro lado, para o varejo, é uma chance de ouro para impulsionar vendas, fidelizar clientes e fortalecer o relacionamento com o público.
No entanto, com consumidores cada vez mais exigentes e sobrecarregados de informações, sair do óbvio e entregar campanhas relevantes faz toda a diferença — e a segmentação é a chave para isso.
Com uma boa estratégia de CRM no varejo, é possível personalizar comunicações, entender o comportamento de compra e criar campanhas muito mais eficazes, elevando as taxas de conversão com ofertas personalizadas que realmente fazem sentido para cada perfil de cliente.
Neste artigo, vamos mostrar como usar a inteligência de dados para segmentar sua base e criar campanhas de Dia dos Namorados no varejo que encantam e vendem mais. Acompanhe!
Por que segmentar é o caminho para campanhas mais eficazes?
Uso de dados personalizados aumentam a taxa de abertura, cliques e conversão. Isso já está mais do que comprovado.
Inclusive, para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Epsilon, 80% dos consumidores têm mais chance de comprar de empresas que oferecem experiências personalizadas. Ou seja, quanto mais o cliente se vê na comunicação, maiores são as chances de ele agir.
A boa notícia é que os dados para criar esse tipo de experiência já estão disponíveis. Para isso, o varejo não precisa reinventar a roda, basta usar o que já tem com inteligência.
Ferramentas de CRM no varejo permitem reunir informações como histórico de compras, ticket médio, preferência de canal e até comportamento de consumo sazonal. Com isso, você pode dividir sua base em segmentos estratégicos e construir ações focadas em cada público.
Perfis mais comuns para segmentar o público no Dia dos Namorados no varejo
A personalização começa pelo entendimento de quem é seu cliente. Aqui, separamos cinco perfis estratégicos que você pode segmentar no Dia dos Namorados no varejo e sugerimos maneiras de abordá-los:
Casais jovens (18 a 30 anos)
Geralmente, esse público busca praticidade, preço acessível e inovação. Assim sendo, aposte em kits prontos, embalagens atrativas e comunicação leve e divertida. Além disso, canais como push notifications e redes sociais normalmente funcionam bem para se comunicar com esse perfil.
Clientes recorrentes ou premium
Para aproveitar ao máximo o Dia dos Namorados no varejo, valorize também os seus clientes premium e/ou recorrentes. Ou seja, os clientes fiéis, que costumam comprar com frequência e têm ticket médio mais alto. Aqui, a estratégia é usar o marketing de relacionamento para oferecer experiências exclusivas, brindes personalizados e descontos VIP.
Clientes inativos
A reativação de clientes é uma grande oportunidade para o Dia dos Namorados no varejo. Então, com base no tempo de inatividade e no histórico anterior, é possível criar mensagens com apelo emocional, por exemplo: “Estamos com saudade de você” ou “Temos uma surpresa para o seu Dia dos Namorados”.
Quem comprou no Dia dos Namorados no varejo no ano anterior
Se a pessoa comprou em junho do ano passado, há a probabilidade de que repita esse comportamento. Assim sendo, reforce a lembrança com campanhas personalizadas baseadas em produtos similares, ofertas complementares e sugestões criadas com base no gosto pessoal.
Solteiros ou quem não costuma comprar na data
Nem todo mundo celebra o Dia dos Namorados com outra pessoa, certo? Por isso, pense em conteúdos alternativos: promoções com foco no autocuidado, kits para amigos, “self-gifts” ou descontos especiais para quem quer se presentear.
– Você também pode se interessar por: Supermercado no Dia dos Namorados: 11 ideias criativas para vender mais
Dia dos Namorados no varejo: como criar campanhas irresistíveis para cada perfil
Depois de segmentar, é hora de construir mensagens poderosas para encantar o consumidor certo, no momento certo, pelo canal certo. Aqui vão algumas dicas práticas:
1. Escolha do canal certo
Use dados do seu CRM para entender por onde seu cliente prefere se comunicar: e-mail, SMS, push notification, WhatsApp, entre outros. Então, combine canais conforme o comportamento do cliente na jornada de compra.
2. Crie um texto que conecta
O texto deve ser adaptado ao perfil segmentado. Ou seja:
- Para casais jovens, use uma linguagem mais informal e divertida;
- Quando falamos de clientes premium, foque em exclusividade e benefícios;
- Para os clientes inativos, explore gatilhos emocionais e senso de oportunidade.
Ps: lembre-se de que é possível adaptar a copy sem perder a identidade da sua marca!
3. Use dados para personalizar
Baseie suas ofertas em histórico de compras, valor médio gasto, tempo desde a última compra, categorias mais buscadas e preferências registradas. Assim, você cria ofertas personalizadas com muito mais chance de sucesso.
Por exemplo: se o cliente costuma comprar vinhos e chocolates, por que não oferecer um kit romântico com esses itens e um bilhete personalizado? Ou ainda, um cupom de desconto para compras acima do seu ticket médio anterior?
Ferramentas e automações que facilitam o trabalho de segmentação do público
Realizar todo esse processo manualmente é complicado, não é mesmo? Especialmente se falarmos de bases de clientes que vão de 100 a 1 mil clientes ou mais. É por isso que contar com ferramentas de automação faz toda a diferença. E a Mercafacil pode ser a sua grande aliada nesse processo.
Isso porque a solução da Mercafacil permite que você
- Crie segmentos com base em critérios de comportamento, frequência de compra, canal preferido e mais;
- Faça campanhas em diferentes canais de forma integrada;
- Monitore a performance de cada campanha;
- Ajuste suas ações com base em dados concretos de retorno.
Tudo isso com uma interface amigável, pensada para que o varejista ganhe tempo e venda mais com inteligência.
Dia dos Namorados no varejo: personalize, encante e venda mais
Mais do que vender, segmentar é criar conexões reais com os seus clientes. Então, em uma data tão emocional quanto o Dia dos Namorados, o consumidor espera mais do que promoções: ele quer ser compreendido, lembrado e valorizado.
Dessa forma, com os dados certos, uma boa plataforma tecnológica e estratégias bem planejadas, sua marca pode transformar a comunicação com o cliente em uma experiência memorável.
Não deixe para a última hora. Comece agora a revisar sua base de dados, identificar perfis estratégicos e planejar suas campanhas personalizadas. Assim, você poderá ter melhores resultados no Dia dos Namorados no varejo e também em todas as outras datas comemorativas ao longo do ano.
Quer ajuda para criar campanhas personalizadas com base nos seus dados? Fale com a gente.