SUMÁRIO


Por em 19 de março de 2024

A importância dos dados no varejo supermercadista

No dinâmico cenário do varejo supermercadista, a competição acirrada e as demandas em constante mudança dos consumidores tornam essencial a adoção de estratégias inteligentes para se manter à frente no mercado. Assim sendo, os cuidados com os dados emergem como um recurso valioso e indispensável para o sucesso das operações

Isso acontece porque os dados no varejo supermercadista vão muito além de simples registros de transações

Então, resumidamente, pode-se dizer que a análise de dados no varejo é a chave para:

  • Compreender profundamente o público-alvo;
  • Ajustar a gestão de estoque e demanda;
  • Definir estratégias de precificação;
  • Segmentar as ações de marketing, relacionamento e vendas de forma precisa;
  • Proporcionar uma experiência de cliente excepcional;
  • Garantir a assertividade nas tomadas de decisão, e muito mais! 

Dessa forma, explicaremos de forma mais detalhada sobre como a análise de dados desempenha um papel vital em todas as áreas importantes do varejo supermercadista. Acompanhe!

Por que fazer a análise de dados no varejo supermercadista?

Acima, citamos como a análise de dados é relevante no varejo. Aqui, vamos explicar os tópicos um a um. Confira: 

Compreensão do público

Os dados fornecem insights valiosos sobre os hábitos de compra, preferências e comportamento dos consumidores. Assim sendo, ao analisar essas informações, os supermercados podem entender melhor quem são seus clientes, o que eles procuram e como se comportam durante o processo de compra.

Gestão de estoque/demanda

A análise de dados permite prever demandas futuras e otimizar os níveis de estoque para garantir que os produtos certos estejam disponíveis no momento certo. Dessa forma, isso ajuda a evitar escassez ou excesso de estoque, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional.

Precificação

Os dados auxiliam os supermercados a entender a sensibilidade dos preços dos consumidores e identificar oportunidades para ajustar estratégias de precificação. Isso inclui precificação dinâmica com base na demanda, promoções direcionadas e precificação estratégica para maximizar os lucros.

– Complemente a leitura com: Entenda como a precificação no varejo pode ser decisiva para o sucesso do negócio

Segmentação de mercado

Com base nos dados demográficos, comportamentais e de preferência dos clientes, os supermercados podem segmentar o público em grupos distintos e direcionar suas estratégias de marketing de maneira mais eficaz. Dessa forma, é possível fazer a personalização de ofertas e o envio de mensagens segmentadas para atender às necessidades específicas de cada segmento.

Experiência do cliente

Os dados permitem aos supermercados oferecer uma experiência de compra mais personalizada para os clientes. Essa experiência pode ser enriquecida com a recomendação de produtos, feita de acordo com o histórico de compras de cada cliente, ofertas exclusivas e programas de fidelidade adaptados às preferências individuais dos consumidores.

Assertividade na tomada de decisão

Por fim, os dados capacitam os gestores do varejo supermercadista a tomar decisões informadas e estratégicas. Então, ao analisar os dados relevantes, é possível antecipar tendências, identificar oportunidades de crescimento e responder rapidamente às mudanças do mercado.

CBM como facilitador no dia a dia do varejo e supermercado

Para fazer toda essa análise de dados de forma assertiva, é importante que o varejo supermercadista conte com uma ferramenta estratégica, completa e intuitiva que ajude nessa missão. E uma que se destaca cada vez mais no mercado é o CBM, criado pela Mercafacil.

CBM é a sigla para Consumer Behavior Management, ou seja, Gestão de Comportamento do Consumidor. Ele pode ser compreendido como a evolução do CRM e é uma ferramenta que ajuda o supermercadista a conhecer o comportamento dos seus clientes antes de efetivamente criar uma relação com eles.

Então, para desempenhar essa função, o CBM une Big Data, Analytics, CRM e inteligência artificial. Por isso, é uma solução mais completa, tecnológica e assertiva para o seu varejo.

A partir dos dados obtidos pelo CBM, o varejista pode criar campanhas e ações direcionadas para cada perfil de público, aumentando suas vendas, a satisfação e a fidelidade dos clientes, entre muitas outras possibilidades personalizadas conforme o seu objetivo.

Dessa forma, o CBM permite o acompanhamento de dados e gestão em tempo real das estratégias e performance de vendas e faturamento

– Veja também: CBM e IA no varejo: Como explorar as segmentações de público

Vantagens de usar o CBM na análise de dados no varejo e supermercado

São diversos os benefícios de contar com uma ferramenta tão completa desenvolvida especialmente para os varejos supermercadistas. Dentre eles, os destaques são:

  • Contar com uma ferramenta integrada com 100 ERPs, facilitando a compilação e análise de dados;
  • Ter o conhecimento completo do comportamento de compra de clientes, fazendo com que o seu supermercado faça ações assertivas para elevar o ticket médio das compras, fidelizando clientes e aumentando o faturamento;
  • Identificar até 95% dos seus clientes;
  • Aumentar até 30% a retenção dos consumidores;
  • Alcança um ticket médio até 150% maior para clientes fidelizados.

➡️ Saiba mais sobre o CBM, a ferramenta que vai alavancar os resultados do seu supermercado, e comece agora mesmo a tomar melhores decisões para o seu varejo, tornando-o mais eficiente e destacando-o da concorrência.

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Daniela Hendler