SUMÁRIO


Por em 7 de março de 2024

CBM e IA no varejo: Como explorar as segmentações de público

Você já ouviu falar no CBM? Pois bem, estar por dentro das principais tendências de consumo é essencial para supermercados que querem se destacar da concorrência, atrair, conquistar e fidelizar clientes. E isso é válido para varejos de todos os portes e em todas as regiões do Brasil

Pensando nisso, destacamos para você duas grandes tendências que você, varejista, precisa conhecer e compreender o quanto antes: o CBM e a inteligência artificial

Acompanhe, tire todas as suas dúvidas e veja o que essas tecnologias podem fazer pelo seu negócio quando bem utilizadas!

O que é CBM?

CBM é a sigla para Consumer Behavior Management, ou seja, Gestão de Comportamento do Consumidor

Criado pela Mercafacil, o CBM pode ser compreendido como a evolução do CRM e funciona como uma ferramenta estratégica para te ajudar a conhecer o comportamento dos seus clientes antes de efetivamente criar uma relação com eles.

Para desempenhar essa função, o CBM une Big Data, Analytics, CRM e inteligência artificial. Por isso, é uma solução mais completa, tecnológica e assertiva para o seu varejo.

A partir dos dados obtidos pelo CBM, o varejista pode criar campanhas e ações direcionadas para cada perfil de público, aumentando suas vendas, a satisfação e a fidelidade dos clientes, entre muitas outras vantagens que só o CBM oferece.

– Veja tudo sobre o CBM: Conheça o CBM, a evolução do CRM

O CBM é enriquecido com inteligência artificial

Pois bem, como já citamos acima, a inteligência artificial (IA) está presente nos mecanismos do CBM. Dessa forma, auxilia os supermercados a obterem informações preditivas sobre as próximas compras. 

Mas o que isso significa? 

Isso significa que, ao utilizar o CBM e a sua IA, o supermercadista tem mais conhecimento sobre quais produtos serão vendidos, quem irá comprá-los e em qual período/frequência será feita essa compra

Isso acontece porque a IA utiliza dados do passo para “prever” o futuro com base em padrões e no histórico de compras de cada cliente. Com ela, o supermercadista passa a saber, por exemplo:

  • Quais clientes costumam comprar X produto;
  • A frequência em que eles compram esse produto;
  • Quantidade desse produto que compram ao mês, e muito mais. 

Além disso tudo, a IA no varejo auxilia a repor estoques e expor produtos de forma adequada, identificar e retomar o contato com clientes que estão prestes a ficarem inativos e aproximar e fortalecer o relacionamento com o cliente já fiel.

Na Mercafacil, essa IA presente no CBM é chamada de mar.ia e foi desenvolvida especialmente pela empresa com foco em potencializar os resultados dos supermercados. Abaixo, explicaremos um pouco mais sobre como ela funciona! 

O que é a mar.ia?

Utilizando inteligência artificial avançada para mapear comportamentos de consumo, a mar.ia é uma plataforma pioneira no mercado, que oferece aos supermercados ferramentas para venderem mais e melhor, tanto no ambiente físico quanto no digital

Exclusiva da Mercafacil, se destaca por sua capacidade de analisar dados, gerar insights e otimizar as estratégias de vendas de forma personalizada para cada cliente.

Para isso, a mar.ia utiliza algoritmos de inteligência artificial para analisar uma imensa quantidade de dados de consumo, como: hábitos de compra, preferências individuais e histórico de compras do cliente. 

Então, com base nessa análise, é capaz de criar segmentações inteligentes automaticamente, agrupando os clientes de acordo com características e comportamentos semelhantes. 

Além disso, vale reforçar que essas segmentações são atualizadas de forma contínua, conforme a mar.ia recebe novos dados e realiza novas análises, garantindo uma segmentação sempre atualizada e precisa.

– Complemente a leitura com: Inteligência Artificial no Varejo: Conheça a mar.ia

Além das segmentações automáticas, com a IA, o varejista pode criar suas próprias listas personalizadas

Caso o varejista decida criar segmentações personalizadas de acordo com as suas necessidades específicas, ele também pode. Para isso, basta utilizar a plataforma de CBM e IA definindo os critérios específicos para quem deseja segmentar.

Para ficar mais claro, confira dois exemplos:

  • Um supermercado pode criar uma segmentação personalizada para clientes que costumam comprar produtos orgânicos. Assim, oferece a eles promoções e descontos exclusivos nessa categoria. 
  • Outro exemplo é: criar uma segmentação para clientes que compraram produtos de higiene pessoal recentemente. Então, oferecer a eles promoções de produtos complementares, como cremes hidratantes ou produtos para cabelo.

As possibilidades são, literalmente, infinitas! Porém, para acertar nas ações, o importante é sempre ter em mente o quanto é preciso acompanhar os dados de consumo dos clientes e testar todas as possibilidades oferecidas pelo CBM. 

Além disso, é importante conhecer algumas métricas que ajudam o varejista a garantir que ele está seguindo o caminho certo. Veja quais são elas logo abaixo. 

Métricas para acompanhar e gerir com o CBM e a mar.ia

Algumas métricas importantes de ser acompanhadas durante o uso do CBM e da mar.ia são:

  • Taxa de conversão: mede a eficácia das estratégias de venda em converter visitantes ou clientes em compradores;
  • Taxa de retenção: indica a capacidade de fidelização dos clientes, ou seja, quantos clientes continuam comprando no supermercado após a primeira compra;
  • Ticket médio: mede o valor médio gasto por cada cliente em uma compra, permitindo acompanhar se as estratégias de venda estão estimulando o aumento desse valor;
  • Taxa de churn: mede a taxa de perda de clientes ao longo do tempo, possibilitando identificar possíveis problemas ou oportunidades de melhoria na relação com os clientes.

Essas métricas são acompanhadas e geridas por meio da integração do CBM com a mar.ia, que coleta e analisa os dados de consumo, auxiliando na tomada de decisões estratégicas para impulsionar as vendas e melhorar a experiência do cliente.

BÔNUS: entenda como a mar.ia funciona na prática! 

Sabemos que falar sobre CBM e inteligência artificial pode parecer algo distante para o seu varejo. Mas queremos mostrar que não: essa é uma tecnologia que pode – e deve – estar presente o quanto antes no seu negócio.

Assim sendo, para mostrar na prática o funcionamento da mar.ia, preparamos essa sessão bônus do artigo.

Funcionalidades da mar.ia

1. Previsão de vendas para clientes cadastrados no clube de descontos

Primeiramente, vale lembrar que todos os dados do CBM e da mar.ia só são válidos para clientes cadastrados na sua base. Ou seja, que fazem parte do seu clube de vantagens/descontos. Por isso é tão importante investir nesse benefício.

Sendo assim, com base no histórico do passado e do presente, a IA faz uma previsão de vendas para os clientes do supermercado pensando no futuro. 

Isso é importante porque permite que os supermercados possam se organizar melhor com o estoque, as compras e trabalhar de forma direcionada em cada campanha.

É possível filtrar as informações, por exemplo, para os próximos sete ou 15 dias, para uma loja específica ou todas as lojas, ou até mesmo para um produto específico. O resultado? A previsão pode mostrar que 38 mil clientes vão comprar os produtos que serão ofertados, incluindo o preço mais efetivo para a venda.

Incrível, não é mesmo?

Além disso, a mar.ia, presente no CBM, também pode informar que 6 mil clientes que vão comprar pão nos próximos sete dias. Ou seja, essa já é uma venda garantida e não será necessário criar uma oferta de pão. Então, quem sabe, pode-se pensar em oferecer produtos complementares ao pão para aumentar o ticket médio das vendas. 

Assim, com apenas um clique, é possível analisar, ofertar, segmentar e se comunicar rapida e assertivamente com o cliente.

2. Produtos Impulsionadores

Conheça o “Produtos Impulsionadores”, uma solução dentro do CBM que indica ao varejista quais produtos ele deve ofertar para aumentar seu faturamento

Além disso, a funcionalidade permite que o supermercadista encontre quais produtos estão prejudicando seus resultados, e gerando:

  • Queda no faturamento geral;
  • Menos clientes circulando e comprando;
  • Sem presença em cupom.

Essa ferramenta é perfeita para supermercadistas que observaram uma queda no número de cupons, geralmente causada por menos pessoas entrando na loja. Porém, apesar desse conhecimento, não sabem o que mostrar e oferecer para as pessoas voltarem a frequentar a loja.

Por exemplo, se exibimos presunto como produto impulsionador, quer dizer que o item possui uma boa média com os variados produtos que estão dentro do grupo em queda.

O que podemos entender observando a tela acima? 

  • Ganho potencial ou potencial de recuperação: é quanto dinheiro o varejista teria ganhado se não tivesse tido essa queda de preço médio ou de clientes;
  • Queda de clientes: é possível observar uma queda de 100 clientes no produto Água, que custa R$1. Os clientes compravam em média 1 água por dia e hoje é dia 10. São 10 Águas, vezes 100 clientes, vezes 1 real: R$1.000,00;
  • Presença em cupom: o produto aparecia em 10% dos cupons mês passado, mas nesse mês apareceu 2%. O que aconteceu? É possível que os clientes passaram a comprar umm produto novo ou diminuiram a frequência de compra; 
  • Preço médio: há uma queda média de R$0,10 no produto Água, que custa R$1. Então, os clientes compravam em média 1 água por dia e hoje é dia 10. São 10 Águas, vezes 100 clientes, vezes 10 centavos:R$100,00.
  • Média de itens na cesta: há uma queda média de 1 item de Água, que custa R$1. Assim sendo, os clientes compravam em média 10 água por dia e hoje é dia 10. São 10 Águas (uma a menos por dia), vezes 100 clientes que compram água, vezes 1 real :R$100,00.

3. Campanha da mar.ia

A campanha da mar.ia é funcionalidade da IA dentro do CBM. Assim sendo, com ela, a inteligência artificial cria as campanhas de marketing de forma inteligente, recomendando os canais de melhor performance, segmentação de público, datas especiais e comportamentos de consumo para o envio das ações personalizadas.

E então, que tal garantir todas essas funcionalidades do CBM e da IA no seu varejo?

Para saber ainda mais sobre como funciona a nossa solução e entender como ela é ideal para o seu supermercado, entre em contato conosco agora mesmo, acompanhe as tendências de consumo e mude o patamar do seu negócio o quanto antes!

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Daniela Hendler