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Dia das crianças no supermercado: como aumentar o faturamento com a data

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O dia das crianças no varejo é uma data de grande apelo, como você certamente já sabe. Mas temos um dado que talvez você não tenha visto. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), identificou um aumento de 3,8% na seção de Bazar em 2016 para 4,1 em 2017. Uma informação que mostra a importância do setor e o quanto pode ser rentável se bem trabalhado.

Por isso, o foco desse post é mostrar como você pode trabalhar com ações no dia das crianças no supermercado e aproveitar a data para faturar mais. Confira!

Se prepare para o dia das crianças no supermercado

Os preparativos para a data devem começar bem antes, tanto na loja como nas campanhas que você vai fazer. A venda de brinquedos é algo que movimenta o setor de Bazar. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesar Longo, comenta em matéria da Apas que “os brinquedos baratos são o carro-chefe de vendas no Dia das Crianças no supermercado e é fundamental acertar os personagens da moda para alavancar as vendas”.

Portanto, é bom levar isso em conta quando for organizar o layout da sua loja para atender a essa demanda. Também é interessante pensar nas comunicação. Afinal, seus clientes precisam saber com antecedência que sua loja terá ofertas especiais e, se for o caso, que tem um setor dedicado ao público infantil.

Previna-se contra a falta de estoque e ruptura de gôndola

Como foram as vendas desse período no ano passado? Ter essa informação é essencial para que você se previna contra a ruptura de gôndola e a falta de estoque.

Se você tem um software como o da Mercafácil, pode analisar as vendas de outubro dos anos anteriores para saber a média de venda de cada produto. Assim, fica muito mais fácil prever e se preparar para o Dia das Crianças de 2018.

Também é bem válido rever o que você já fez e analisar o que deu certo e o que deu errado. Aprender com o passado é muito útil, ajuda a não cometer os mesmos erros e dá insights valiosos para acertar.

Dia das crianças no varejo pede decoração de loja e comunicação personalizada

Para chamar a atenção do consumidor é bom que sua loja entre no clima. Para isso, pense em uma decoração temática ou em algo bem colorido.

Não se esqueça de levar a ideia também para as peças gráficas do PDV, como banners, etiquetas de preço, tela de descanso, e as peças promocionais, como panfletos e encartes.

Se sua loja tem site e redes sociais, invista também nesses canais. Você pode, por exemplo, trocar a foto de capa do Facebook e colocar algum enfeite na foto de perfil da página. No site, vale inserir um ou mais banners que remetam à data ou com ofertas em produtos para o Dia das Crianças.

Obs: Caso tenha dúvidas sobre as regras de publicidade para crianças, leia a cartilha completa da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) aqui.

Programe um Dia das Crianças especial na loja

Pais sempre estão em busca de programas legais para fazer com seus filhos. Ir ao supermercado certamente pode ser um deles. O atrativo será ainda melhor se tiver cama elástica, pipoca e algodão doce.

Outras opções são animadores, mágicos, contadores de histórias e maquiadores infantis. A escolha vai da sua criatividade e do quanto está disposto a investir para criar esse envolvimento com sua marca.


Neste Dia das Crianças, aproveite para atrair este público que tem consumo elevado (família) para ter uma experiência diferenciada na sua loja. Muitos aproveitam o pátio do estacionamento ou algum cantinho mais vazio da loja para fazer essas ações diferenciadas.

O valor do investimento em uma ação como essa não é tão alto e o retorno pode ser bem elevado. Se quiser ir além, pense em brindes para distribuir ou sortear na loja. Certamente o fluxo de clientes tende a aumentar e as vendas também.

Para que a ação dê certo, não se esqueça de comunicar o evento para seus clientes. Para isso, basta acessar sua base e disparar via SMS, WhatsApp ou email, por exemplo. As redes sociais também são um ótimo recurso! Veja o exemplo dessa mensagem via SMS:

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Crie pelo menos uma promoção de Dia das Crianças

Como já dissemos, a data é uma ótima oportunidade para as vendas. Por isso, invista em uma boa promoção de Dia das Crianças para atrair clientes. Se você tem um software de Gestão de Clientes, pode descobrir quais foram os produtos mais vendidos no mesmo período do ano passado e basear suas ofertas nesses itens.

Para fazer o disparo das suas campanhas, você pode ser mais assertivo se segmentar o público. Uma possibilidade é segmentar por clientes que compraram produtos voltados para crianças, como sabonetes, shampoos, sucos, leite em pó e complementos, etc.

Caso identifique que sua base não possui um público com muitas crianças ou mesmo se você não vender muitos produtos infantis, uma sacada é brincar com o dia. Criar campanhas que ativem a memória dos clientes pode despertar o desejo e fazer com que comprem.

Veja abaixo alguns exemplos de promoções e campanhas que você pode fazer no Dia das Crianças no supermercado:

Promoção: produtos infantis a R$ 1

Que tal selecionar produtos mais voltados às crianças e vendê-los a R$ 1? Com certeza você vai movimentar a loja e as vendas. Veja alguns produtos que poderiam entrar nessa oferta:

  • Refri  Caçulinha
  • Suquinho
  • Bolacha
  • Salgados da padaria
  • Chocolate
  • Bolachas
  • Bolinhos

Se gostar da ideia, você pode investir em uma “semana da criança”, em que cada dia terá um encarte com itens diferentes nessa oferta. As crianças – e também os pais- vão adorar!

Promoção: brinquedos, roupas e sapatos

Se sua loja oferece esses produtos, comece a anunciar promoções agora mesmo. Não se esqueça que os pais buscam por esses produtos com antecedência e é importante que saibam que sua loja oferece esses itens. Mostre sua marca, mostre que pode ser uma opção de compra.

Além disso, durante o mês de outubro você pode organizar sua loja de modo que esses setores fiquem em evidência. Vale montar ilhas ou expor na ponta de gôndola, por exemplo. O importante é chamar a atenção do consumidor.

Promoção: produtos infantis para adultos

Muitos adultos também gostam de produtos infantis. Uma boa opção é usar a nostalgia para captar o interesse do seu consumidor. Quem lembra daquele bolinho com gostinho de infância? Ou mesmo daquele café passado com leite que a avó preparava. Ou ainda aquele chocolate que seus pais sempre compravam?

Aproveite o gancho para estimular as vendas também dos adultos. Crie um encarte especial com um textinho que faça o cliente remeter à época de infância. Envie uma mensagem que gere envolvimento com o cliente. Veja esse SMS:

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Para fazer o disparo, você pode filtrar na sua base de dados os clientes acima de 35 anos, por exemplo.

Oportunidades não faltam para o Dia das Crianças no supermercado! É importante estar preparado para trabalhar com campanhas que vendam e atraiam mais público. Todos mês, divulgamos ideias para aproveitar as datas do mês, você pode conferir todas na página de oportunidades ou se inscrevendo em nossa newsletter aqui.

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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