SUMÁRIO


Por em 11 de outubro de 2022

Comunidade online: entenda sua importância para supermercados

Você já faz parte de uma comunidade online? Acredite, pertencer a uma comunidade pode ser muito importante para o seu supermercado. 

Afinal, esse é um canal de comunicação ideal para conhecer outros profissionais da sua área, compartilhar/trocar experiências, ter acesso a muito material exclusivo, fazer cursos e aprender mais sobre a área supermercadista de forma otimizada, e muito mais. 

Sabemos que muito do dia a dia da administração de um supermercado vem com a prática. 

Entretanto, pense o quanto você pode melhorar os resultados da sua marca ao ter contato frequente com outros empreendedores varejistas. Isso porque você poderá tirar suas dúvidas diretamente com outros profissionais da área. 

Também, terá acesso a estratégias que funcionaram bem com esses profissionais e que podem ser utilizadas no seu supermercado, trazendo mais conhecimento e expertise para o sucesso do seu negócio.

Por outro lado, ao participar de uma comunidade online e ser uma voz ativa dentro dela, você também se torna uma poderosa fonte de informações e torna a sua marca mais conhecida. Assim, aumenta a credibilidade do seu supermercado, mostrando que você é referência no assunto. 

Ainda, a comunidade online é um excelente canal para compartilhar novas oportunidades de emprego. Isso porque ela contará com diversos profissionais da área e, por vezes, é possível que algumas pessoas estejam buscando recolocação. 

Assim sendo, participar de uma comunidade online traz grandes benefícios para todos os envolvidos, já que promove o conhecimento e a interação entre diversos profissionais. Entretanto, as vantagens promovidas pelas comunidades virtuais vão muito além disso. 

Vem saber mais sobre esse assunto tão importante!

Benefícios da comunidade online para supermercadistas

Antes de efetivamente conhecer os principais benefícios da comunidade online para os supermercadistas, reflita sobre as seguintes perguntas, pensando no seu último mês de trabalho, quantas vezes você: 

  • Aumentou sua rede de contatos e conversou com outros varejistas?
  • Se atualizou, aprendeu algo novo e/ou buscou ficar por dentro de alguma nova tendência de mercado?
  • Pesquisou sobre novas estratégias para a sua marca?
  • Teve a oportunidade de interagir com experts e referências na sua área?
  • Se sentiu estimulado a inovar?
  • Teve uma interação de qualidade com um novo colega de profissão?

É até possível que tenham algumas respostas positivas para essas perguntas. Entretanto, elas com certeza seriam ainda melhores se você fizesse parte de uma comunidade online voltada para supermercadistas. 

Ademais, vale ressaltar que as comunidades virtuais são um excelente canal para conhecer colegas de profissão de todo o país. 

Ainda, estudos a respeito das comunidades online mostram os seguintes benefícios para os profissionais que participam delas:

  • Maior percepção de inclusão na área;
  • Compartilhamento de experiências e informações;
  • Maior sensação de realização;
  • Criação de uma rede de influências e contatos.

Na prática, como funciona uma comunidade online para supermercadistas?

Hoje, já existem comunidades virtuais específicas para supermercadistas no Brasil. Um exemplo é a Comunidade Mercafacil, que passou por uma renovação e está ainda mais robusta e completa.

De acordo com Ana Paula Ribeiro, Analista de Marketing de Produto na Mercafacil, “era importante que tivéssemos um canal de comunicação que desse voz aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, fosse capaz de conectá-los entre si.” 

Assim, a comunidade ganhou força dentro da empresa. Afinal, se mostrou como a melhor opção para se tornar esse canal. 

Ainda, Ana Paula completa: “cada dia mais o conceito de comunidade vem crescendo no mundo todo em torno de assuntos e interesses em comum. Querendo ou não, nós, nossos clientes e parceiros compomos um mesmo ecossistema e precisamos dessa troca de informações para que todos cresçam”.

Vale lembrar que, no primeiro momento, a comunidade Mercafacil é dedicada para seus clientes, parceiros e colaboradores. Funcionando como uma rede social, permite que todos os participantes compartilhem conteúdos de maneira aberta em uma timeline muito parecida com a do Facebook.

Além disso, também existem grupos fechados para clientes e redes específicas, caso seja necessário tratar de um assunto mais particular.

A participação em uma comunidade online focada no varejo é mais uma vantagem exclusiva que a Mercafacil traz para os seus clientes. E garantir que a sua voz esteja presente nesse espaço pode ser muito importante para a sua marca.

Além disso, Ana Paula ressalta outro importante benefício da comunidade online para o dia a dia do varejista:

“O principal benefício de fazer parte da comunidade é a oportunidade de tirar dúvidas sobre nossos produtos e serviços e, ainda, encontrar um mundo de conteúdos sobre o presente e o futuro do varejo, como tendências, inovações, dicas de marketing, etc”.

Compartilhamento de conteúdo qualificado

A analista de marketing de produto reforça que na comunidade é possível compartilhar todo o tipo de conteúdo sobre varejo e assuntos correlacionados. São aceitos conteúdos em texto, vídeo, áudios e imagens. 

“Também, é possível participar de fóruns e discussões, seguir pessoas que você julgue relevante e, ainda, assistir cursos e webinários que acontecem ao vivo e são exclusivos para os participantes da comunidade”, explica Ana Paula.  

Por fim, ela ressalta que, participar e interagir em uma comunidade online é um ganho para todos os envolvidos:

  • O varejo em geral ganha por passar a contar com profissionais mais alinhados, que confiam uns nos outros e mostram-se sempre dispostos a compartilhar experiências e trazer novidades;
  • Os donos dos supermercados e demais profissionais da área ganham por aumentarem o seu conhecimento na área e passarem a conhecer outros colegas de profissão, expandindo os seus horizontes;
  • Os clientes dos supermercados ganham, pois passam a fazer suas compras em lojas mais modernas, que estão por dentro das tendências e dispostas a oferecer uma melhor experiência de compra.
  • Por fim, a Mercafacil ganha por criar um importante hub no setor supermercadista, reafirmando mais uma vez a sua autoridade e credibilidade no mercado, promovendo um maior relacionamento e colaboração entre todos os profissionais que fazem parte do universo supermercadista no Brasil

E então, gostou de saber mais sobre como funciona uma comunidade online para supermercadistas? Que tal aproveitar esse benefício e todas as outras ferramentas e funcionalidades oferecidas pela Mercafacil? Saiba mais sobre as nossas soluções e agende uma reunião!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]