Marketing

3 ações de marketing para supermercados atraírem clientes

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Criar ações de marketing para supermercados é um dos trabalhos mais importantes em um planejamento de vendas.

O marketing de supermercados precisa ser utilizado de forma estratégica na criação de campanhas para os clientes da loja.

Esse setor também pode ser responsável pela criação de um calendário promocional. Esse que pode melhorar o gerenciamento dos investimentos em marketing, de previsibilidade financeira, negociações e até mesmo controle de estoque.

Além de tudo isso, ações criadas corretamente seguramente vão atrair mais clientes e também aumentar suas vendas.

Acompanhe no posts de hoje três ideias de ações de marketing para você aplicar no seu supermercado.

Ação de marketing digital

Esse tipo de marketing se popularizou rapidamente e mudou bastante o mercado nos últimos anos. A principal para isso foi o baixo custo de investimento, tornando-o mais acessível a várias empresas.

Além disso, os resultados gerados por essas ações se mostraram tão efetivos quanto em outros canais de comunicação.

De uma maneira bem resumida essa foi a fórmula para o marketing digital chegar ao sucesso. Hoje tanto pequenas empresas, quanto grandes multinacionais anunciam suas marcas, produtos e ações digitalmente.

Certamente o seu supermercado precisa fazer parte do ambiente virtual, afinal é lá que a grande maioria dos consumidores está.

O marketing digital também trouxe vários canais para as empresas se comunicarem com os clientes. Um dos principais deles são as redes sociais e muitos supermercados já as utilizam para promover campanhas e divulgar encartes digitais.

Seguramente elas são excelentes canais de contato com os clientes, pois é possível ter uma interação maior com eles. 

Mas, se muitos já anunciam lá, encontrar outras formas de impactar os clientes pode ser uma boa pedida.

Que tal você adotar uma estratégia de conteúdo para o seu supermercado? A primeira vista pode parecer estranho, mas sim você pode criar conteúdos relevantes para atrair consumidores para sua loja.

Um blog do supermercado pode ser uma ótima ideia para atuar no ambiente virtual e unir estratégias de marketing digital e de conteúdo.

Quais assuntos você pode falar? Tudo que envolve os supermercados direta ou indiretamente para os consumidores.

Alguns opções para suas publicações são:

  • Receitas;
  • Dicas de saúde;
  • Dicas de cuidado com pets;
  • Ideias de decoração;
  • Comparativo entre produtos eletrônicos;

O ideal é que grande parte dos temas estejam ligados ao seu mix de produtos. Isso é importante, pois visa criar na mente dos consumidores a imagem da sua loja como opção de compra.

Ação de marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é mais um tipo de marketing que tem ganhado maior destaque nos últimos anos.

Mais do que simplesmente comprar, os consumidores buscam uma experiência de compra agradável. Com isso, o relacionamento entre quem vende e quem compra sofreu algumas alterações.

A espera por qualidade no atendimento é o mínimo que um consumidor espera quando vai fazer uma compra não é mesmo? E essa já uma forma de fazer marketing de relacionamento com seus clientes.

Além disso, as redes sociais que citamos no tópico anterior são ótimas ferramentas para melhorar o relacionamento. Isso acontece, pois existe uma interação mais próxima entre a loja e o consumidor.

Mas você também pode utilizar outras formas para aproximar sua relação com quem compra na sua loja.  Uma delas é promover eventos na sua loja e convidar os clientes para participarem deles.

Para a criação deles, utilizar as oportunidades geradas pelas datas comemorativas pode ser uma boa alternativa.

Dias como o da pizza, do feirante, da pecuária e do sorvete podem ser algumas opções para você aproveitar.

Você pode convidar parceiros locais para criar um eventos na loja com várias opções para os clientes, por exemplo.

Perceba que o foco não está na venda dos produtos em si, pelo menos não de maneira direta. Essa estratégia tem como objetivo atrair os clientes para a loja de outra forma, mas que também pode resultar em vendas.

Ação de marketing promocional

Fazer ofertas é algo muito comum para o varejo de forma geral e certamente elas podem trazer resultados. Porém, cada vez mais existem fatores de maior relevância do que apenas gerar as vendas.

A relação entre o que foi investido e os resultados que a ação gerou é o principal deles, o famoso cálculo do ROI.

A disponibilidade de vários canais para as empresas entrarem em contato e até mesmo vender os produtos para o cliente, foi o que impulsionou a maior atenção nessa métrica.

Com isso, a mensuração de resultados e o planejamento de promoções ganhou ainda mais importância nas empresas.

Nesse cenário o marketing promocional sofreu algumas mudanças para melhorar os resultados obtidos com ele.

Uma das principais e que pode trazer os melhores retornos, é a criação de ações segmentadas. Esse tipo de ação depende que você conheça os clientes e seus hábitos de consumo.

Com essas informações em mãos sua loja está pronta pra conseguir criar campanhas mais efetivas de vendas.

Em resumo, você só vai enviar as suas ofertas para o cliente que realmente tem chances de comprar aquele item.

Para criar a sua, você pode acessar sua base de clientes cadastrados e segmentar quais deles compraram refrigerante 2 litros. Após isso, basta enviar para apenas esses clientes a oferta desse produto.

Estudos da Mercafácil, especialista em gestão de clientes para supermercados, mostraram que em média 60% dos consumidores compram com esse tipo de ação.

Se você ainda não faz o uso de dados dos clientes na sua estratégia esse pode ser o momento ideal para mudar isso. Já que essa estratégia pode melhorar e muito os resultados das ações de marketing do seu supermercado.

Gostou do post de hoje? Aproveite e confira nossa publicação sobre a importância do profissional de marketing para supermercados.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

Write A Comment