Chega um momento em que parece que o seu varejo já está funcionando em sua máxima potência. Então, abrir uma nova loja surge como uma opção para expandir a sua marca, torná-la mais conhecida e, é claro, aumentar o seu faturamento.
Pois bem, será que esse é um bom caminho para você seguir agora? Seu negócio já está dando sinais de que é hora de dar esse passo e abrir uma nova loja da sua marca?
É isso o que vamos te mostrar hoje! Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a tomar essa decisão de maneira mais certeira. Acompanhe.
É hora de abrir uma nova loja? Confira 8 dicas para ter certeza de que este momento chegou
1. A primeira loja já está atingindo R$ 2.500/m² por mês
De acordo com Leandro Rosadas, especialista em supermercados, quando você passa a vender R$2500 por metro quadrado da sua loja, de forma constante, é possível começar a planejar uma nova unidade da sua marca.
Afinal, esse número significa que você está fazendo um bom negócio ao gerir a sua loja e, mais do que isso, está aproveitando financeiramente o potencial dela.
Caso ainda não tenha chego neste ponto, confira 5 dicas para alcançar os R$ 2.500/m² no seu supermercado e ter mais sucesso na hora de expandir o seu varejo.
2. A primeira loja está com bons índices de fidelização e satisfação dos clientes
Verificar os valores citados no tópico anterior é essencial. Porém, mais do que isso, é muito importante você saber como está o seu relacionamento com os clientes.
Assim sendo, caso você já tenha uma ferramenta de gestão de clientes, analise dados como:
- Quantidade de itens que são adquiridos e ticket médio das compras
- Frequência a qual o cliente vai até a sua loja
- Número de clientes ativos (e inativos) no seu clube de descontos. Ps: esse dado te dará maior noção para compreender se você está fazendo um bom papel na hora de fidelizar seus clientes
- Perfil do seu público (classe social, endereço em que moram, idade, entre outros)
Analisar friamente esses índices é um fator muito importante na hora de decidir se é hora de abrir uma nova loja.
Caso eles estejam abaixo do esperado, trabalhe para deixá-los mais positivos. Entretanto, caso eles estejam de acordo com o que você deseja e espera para o seu supermercado, utilize-os para se basear sobre a abertura da nova loja.
Com essas informações, você terá embasamento numérico para escolher onde abrir a nova loja e, também, qual público deseja alcançar. Mais do que isso: saberá que está fazendo um bom negócio na sua primeira loja e que está pronto para passar esse bom trabalho adiante.
Lembre-se de que o que garantirá o sucesso do seu supermercado é a satisfação dos seus clientes. Por isso, antes de abrir uma nova loja, garanta que os seus consumidores atuais estejam satisfeitos com a sua loja.
Não hesite em fazer pesquisas de satisfação frequentes para medir a satisfação dos seus clientes e, é claro, analisar os dados de consumo deles.
3. Você tem orçamento o suficiente para isso
Outro ponto fundamental a se pensar na hora de abrir uma nova loja é verificar se você tem um orçamento disponível para ser investido neste negócio. Também de acordo com Leandro Rosadas, que já citamos anteriormente, abrir um supermercado do zero custa em média R$ 3.000 por m² de área de venda.
Destes R$3.000:
- R$1.250 por m² são dedicados para equipamento e infraestrutura
- R$1.750 por m², são utilizados para compra de mercadorias.
Faça as suas contas e verifique se você tem como bancar essa quantia sem que isso se torne um peso para você.
Dica extra!
Ainda seguindo as dicas de Rosadas, caso você decida abrir uma nova loja, inicie pelo hortifruti. Segundo ele, com R$20mil, você consegue abrir um hortifrúti. Dessa quantia, R$2 mil são investidos nas bancas de palete e de R$13mil a R$15 mil com mercadorias para abastecer a loja.
Esse é um setor de alto giro e pode ser importante para te auxiliar a ter um fluxo de caixa saudável para o seu negócio. Além disso, um bom hortifruti, bem organizado e com produtos sempre frescos, chama a atenção do público de forma positiva.
4. Você tem bons motivos (metrificáveis) para abrir uma nova loja
Aqui não estamos falando de achismos. Seus bons motivos para abrir uma nova loja devem ser possíveis de serem medidos. Assim sendo, identifique o que faz o seu varejo ter sucesso. Mais do que isso, avalie se esse sucesso é apenas sazonal ou se é constante.
Depois de descobrir os fatores do seu sucesso, analise como você pode replicá-los em uma nova unidade. Afinal, é possível reproduzir esses fatores em outro local?
Para isso, pode ser muito importante você ter uma plataforma completa de Gestão de Clientes que te mostre, de forma precisa, clara e objetiva sobre o comportamento de compra dos seus consumidores.
Assim, você poderá identificar o que faz os clientes optarem pela sua loja frente à concorrência. Também, terá informações sobre o que precisa ser melhorado para a sua nova unidade que está para ser aberta.
5. Você já estudou a região em que irá abrir uma nova loja
Agora que você já conhece muito bem os seus clientes, tem um orçamento adequado para abrir uma nova loja e sabe quais são os motivos do seu sucesso, é hora de estudar e conhecer a região ao redor do novo empreendimento.
E por estudar a região, nós queremos dizer:
- Conhecer os concorrentes que ali atuam e, também, saber quais são os supermercados preferidos das pessoas que moram e/ou trabalham por perto.
- Verificar se o mix de produtos, o merchandising e a estratégia de marketing da primeira loja funcionarão com a composição demográfica do novo local
- Saber se a economia da região está crescendo de forma rápida, está estável ou em declínio
- Identificar se será possível compartilhar as ações de marketing da primeira loja ou se é necessário desenvolver uma estratégia de marketing independente para o novo local, entre outros.
Além disso, verifique se há grande movimentação de pessoas por perto e se existe fácil acesso à loja. Também, não hesite em conversar com outros empreendedores locais para compreender como é a dinâmica e os hábitos de quem frequenta a região.
É possível que você atraia novos clientes para esses outros comércios. Então, estabelecer uma relação amigável e de parceria com os donos de negócios do entorno da sua nova loja pode ser algo positivo tanto para você quanto para eles.
6. Seu supermercado funciona sem a sua presença
Ao abrir uma nova loja de supermercado, será impossível você estar presente nas duas ao mesmo tempo. Por isso é essencial verificar se o seu negócio funciona perfeitamente sem a sua presença no local. E isso nos leva ao próximo tópico…
7. Você tem uma equipe engajada
Se você não está presente na sua loja, a sua equipe precisa fazer um trabalho impecável para que a sua falta não seja sentida.
Por isso, outro ponto importante para você abrir uma nova loja de supermercado é contar com um time engajado, que já conhece a sua marca e se destaca na hora de oferecer um bom atendimento aos clientes.
Por mais que esses profissionais não sejam alocados para a nova loja, eles devem mostrar-se engajados ao projeto e comentar sobre ele com os clientes. Na hora do caixa, por exemplo, é possível falar ao consumidor algo como:
“Ficou sabendo que vamos abrir uma loja nova ali na [nome do bairro região]? Então quando você tiver passando por ali, aproveite para conhecer o nosso novo endereço!”
E, é claro, na hora de contratar novos profissionais para integrarem o time da nova loja, ofereça bons treinamentos para eles. O seu objetivo é oferecer um serviço tão bom quanto o da sua primeira loja.
8. Está disposto a oferecer experiências ainda melhores e mais completas ao seus clientes
Como sempre falamos por aqui no nosso blog: o principal foco do seu supermercado deve ser sempre oferecer uma experiência positiva ao seu cliente. Ao abrir uma nova loja, esse lema deve ser mantido.
Por isso, se você concorda com todos os tópicos anteriores e, ainda, está disposto a oferecer uma experiência completa e diferenciada para o seu consumidor, talvez seja hora de considerar a abertura de uma nova loja.
Lembre-se de que essa é uma oportunidade para você:
- Oferecer mais comodidade e praticidade aos seus clientes – afinal, eles terão mais um lugar para fazer compras
- Aumentar a sua credibilidade e a autoridade da sua marca
- Atrair novos consumidores para o seu negócio
- Ter um mix de produtos mais variado, e muito mais!
Com certeza é uma jornada de muita dedicação e esforço. Porém, com os riscos calculados e muito foco na execução do seu plano, as chances de sucesso são grandes.
Por fim, mas não menos importante, na hora de abrir uma nova loja, conte com a Mercafacil para te ajudar a conhecer melhor o hábito de compra dos seus clientes, oferecer um clube de descontos exclusivo para eles e, é claro, aumentar o seu faturamento. Vamos juntos?