SUMÁRIO


Por em 20 de agosto de 2019

Como criar uma estratégia de marketing digital para supermercados

O marketing digital para supermercados é uma estratégia que tem ganhado força no mercado nos últimos anos.

Muito disso se deve pelo fato do crescimento absurdo que esse tipo de marketing teve, especialmente na última década.

Pouco a pouco diversos segmentos adotaram práticas digitais nas estratégias de marketing e hoje é fundamental para todo tipo de negócio.

Ainda não adotou essa prática no seu supermercado? Acompanhe o post de hoje para descobrir como fazer e os benefícios que pode trazer para a sua loja. 

Por que fazer marketing digital para supermercados?

Como já comentamos, as estratégias digitais tiveram um grande crescimentos para vários tipos de lojas. Mais do que simples estratégias, até mesmo as lojas se tornaram digitais ao longo dos anos.

Essas mudanças atingiram vários níveis sociais e hoje muito do que fazemos tem alguma influência tecnológica.

As transformações não ficaram apenas para as tecnologias, mas também para as pessoas, a forma como vivem, se relacionam e, claro, como consomem.

Esse fato nos leva ao ponto principal do porque investir em marketing digital para supermercados, estar onde os consumidores estão.

É como diz aquela famosa frase, “Quem não é visto, não é lembrado”. E os clientes só poderão ver você se você estiver no lugar certo.

Em 2018 o We are Social e o Hootsuite divulgaram uma pesquisa chamada “Digital in 2018: The Americas”. 

De acordo com o estudo, 62% dos brasileiros possuem perfis ativos nas redes sociais. Além disso, trouxe uma informação que pode ser muito importante para a sua loja. Foi identificado que 58% dos consumidores brasileiros já realizou a busca de um serviço ou produto pela internet.

Confira quais são as redes sociais mais acessadas no Brasi:

1º Youtube;

2º Facebook;

3° WhatsApp

4° Facebook Messenger

5º Instagram. 

E as redes sociais também não são o seu único caminho para gerar mais vendas no seu supermercado. A pesquisa registrou que a população brasileira passa 9h14 por dia utilizando algum serviço na internet.

Bastante tempo para você impactá-lo de alguma forma não é mesmo?

Essas são apenas algumas das razões para que você invista no marketing digital para supermercados. 

Cabe a cada loja pode adotar a estratégia que preferir, mas certamente ter presença digital pode impulsionar seus resultados.

Benefícios de adotar estratégias de marketing digital

Mais do que apenas pelo alcance, o marketing digital também traz outros pontos positivos para a comunicação da sua loja.

Um dos principais princípios de estratégias digitais é a mensuração de resultados. Ela inclusive exige isso de quem as coloca em prática, pois só assim pode atingir os resultados esperados.

Grande parte do que é feito online fornece relatórios com as informações do que foi realizado. Esses dados podem fazer com que você melhore as ações criadas e também tire lições para futuras campanhas.

Essa é também é uma das diferenças dessas táticas quando comparadas com as estratégias mais tradicionais de comunicação.

O custo é outro fator que joga a favor do marketing digital, já que ele pode ser feito com um investimento baixo. Sobretudo, em relação aos encartes, carros de som e comercial televisivo, por exemplo, o gasto é bem inferior.

O investimento começa a aumentar quando a sua estratégia parte para a criação de anúncios de mídia paga. Esses que podem ser mais segmentados e gerar resultados melhores para sua loja.

Aproximar o relacionamento com os consumidores também é uma das vantagens de adotar estratégias digitais. 

Esse contato mais direto com os clientes certamente pode contribuir para a sua tática de retenção e fidelização. Para isso, é importante que você crie conteúdos que tenham foco nessas questões também. 

Como fazer marketing digital para supermercados

Adotar esse tipo de marketing possibilita que o seu supermercado utilize vários canais para se comunicar com os clientes.

Além disso, também pode fazer com que você trabalhe simultaneamente táticas de retenção, fidelização e atração.

Como falamos no início, as redes sociais são um ótimo caminho para você trabalhar, já que elas alcançam uma boa parte do público. 

Nos últimos anos, muitas empresas começaram a utilizá-las e seguramente elas também podem ser úteis para você.

Os conteúdos podem ser variados, desde encartes digitais até dicas de receitas, por exemplo.

É bem importante encontrar um equilíbrio entre publicações com foco em vendas e de relacionamento. Isso é fundamental para ter bons resultados, já que só focar nas vendas podem fazer com que os consumidores parem de seguir você.

As redes sociais também permitem a criação de segmentações e impulsionamento de campanhas que podem trazer resultados ainda melhores.

Produzir conteúdo de qualidade também pode gerar vendas para a sua loja. Isso vale para as redes sociais, mas pode ter outros caminhos.

A criação de um blog é um bom exemplo. Você pode produzir conteúdo relacionado com os supermercados e a relação que os clientes têm com ele.

A publicação de receitas, dicas de alimentação e cuidados com a casa, podem ser boas ideias de pauta.

O e-mail marketing é mais uma ferramenta que os supermercados podem utilizar para se comunicar com os clientes.

Para isso, é importante que você conheça o seu cliente e os hábitos de compra dele. Assim, poderá enviar as ofertas certas para eles.

Ações como essa são possíveis apenas via marketing digital e seguramente podem gerar mais vendas para a sua loja.

Acha que essas ideias podem funcionar? Deixe nos comentários sua opinião sobre o marketing digital para supermercados e acompanhe nosso post sobre marketing de supermercado.

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Daniela Hendler