SUMÁRIO


Por em 23 de setembro de 2022

Transformação digital no varejo: seu supermercado está pronto?

A transformação digital no varejo é um assunto que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado. Por conta disso, muitas empresas já têm começado a se movimentar nessa direção.

O varejo em geral sempre foi conhecido por ser um meio tradicional e popular de vendas. Porém, com as mudanças no comportamento de consumo, ele também precisou e continuará precisando a se adaptar para manter seu sucesso.

Isso porque a concorrência cresceu, a cobrança dos clientes aumentou, o mundo evoluiu e as oportunidades de melhora também dão as caras.

Devido a essas e tantas outras razões, os supermercados que desejam ter sucesso precisam se adaptar às mudanças. Mais do que isso, devem acrescentar a cultura da transformação digital do varejo no seu dia a dia. Afinal, essas mudanças continuarão a todo vapor.

Agora é hora de entender como a transformação digital chegou para ficar e, também, ver a maneira a qual ela tem impactado diretamente nos resultados das empresas.

O que é transformação digital?

Antes de realmente explicar o que é transformação digital, é melhor falar sobre o que ela não é.

Pois bem, muitos pensam que se transformar digitalmente significa simplesmente aplicar novas tecnologias na empresa para melhorar os resultados. Isso não está errado, porém, a transformação digital não se resume a isso.

Veja bem, é claro que utilizar as novas tecnologias é essencial para fazer parte da transformação digital. Mas se transformar digitalmente significa ter uma mudança cultural, de gestão e operacional, na qual a tecnologia é protagonista.

Esse destaque pode gerar tanto mudanças internas quanto externas:

  • Internamente, o principal objetivo é aumentar a eficiência operacional;
  • Externamente, é ter foco no cliente e melhorar sua experiência de compra.

É importante ressaltar que essa questão não se aplica apenas às grandes redes supermercadistas, mas também em varejos menores. Para isso, porém, é essencial compreender a importância e o impacto dessa transformação no dia a dia do negócio e, também, buscar soluções viáveis para acompanhá-la.

– Complemente a sua leitura com: Tecnologia no varejo: 5 conceitos que você precisa conhecer

Impacto da transformação digital no varejo

Antes de impactar o varejo especificamente, a transformação digital tem impactado a sociedade em geral.

Nos últimos anos, o número de tecnologias cresceu, produtos até então inimagináveis surgiram, a transmissão de informações ficou cada vez mais rápida, o acesso a elas se tornou praticamente infinito e, claro, as pessoas tiveram acesso a isso.

Por fim, o conjunto dessas mudanças impactou diretamente no comportamento de compra dos clientes.

Por isso, aplicar essas mudanças no universo varejista é cada vez mais importante. Um bom exemplo é o crescimento das lojas virtuais e e-commerce. Com certeza, já existem pessoas que preferem fazer todas as suas compras de maneira digital. Inclusive, as compras de supermercado. Porém…

A transformação digital no varejo faz com que as lojas físicas precisem se modernizar

A força do e-commerce e demais formatos de vendas online não significa que as pessoas irão parar de comprar em lojas físicas. Por outro lado, o que muda é a necessidade de essas lojas encontrarem formas de se adaptar e manterem-se competitivas no mercado.

Em alguns casos, os PDVs físicos podem buscar formas de “copiar” os pontos fortes das lojas online, como a praticidade, o envio de ofertas exclusivas e mimos para agradar o consumidor.

Entretanto, em outros casos, deve explorar os pontos fortes que só são possíveis de serem observados nos pontos de vendas físicos, como a degustação de produtos, o atendimento humanizado “olho no olho”, entre outros.

Outro destaque importante que pode ser observado na mudança do consumidor atual é a sua jornada de compra. Isso porque ela se tornou híbrida e não linear ou, como está sendo chamada ultimamente, figital.

Isso significa que ela passa pelos canais de venda físicos e digitais sem necessariamente seguir uma ordem.

Por exemplo, mesmo que o consumidor opte por fazer uma compra na loja física, é possível que ele já tenha pesquisado pela sua loja via canais digitais. Aliás, muitas vezes, enquanto ele está nos corredores do seu supermercado, ele está pesquisando ofertas pelo celular.

Ademais, lembre-se que se o consumidor já pode comprar de forma online, mas prefere ir pessoalmente até a loja, é porque ela oferece algo especial. E esse “algo especial” pode, inclusive, estar relacionado com ações que aguçam os 5 sentidos do cliente no seu varejo.

– Você também pode se interessar por: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência

A transformação digital no varejo e o relacionamento com os clientes

Como falamos anteriormente, o impacto da transformação digital também foi social e chegou até o público em geral.

Isso fez com que o comportamento de consumo mudasse e tornasse os clientes cada vez mais exigentes com os locais onde compram.

Assim, questões que antes já eram importantes, como qualidade dos produtos e atendimento, ainda se mantêm. Porém, cada vez mais eles esperam por personalização de ofertas, facilidades na compra, novos métodos de pagamento, possibilidade de receber as compras em casa, entre outras facilidades.

Dessa forma, várias empresas têm corrido atrás de soluções que contribuam para a consolidação de uma melhor experiência de compra para os clientes.

– Veja também: 5 dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente no supermercado

Como se inserir na transformação digital no varejo

As possibilidades são variadas e, para que isso aconteça, é importante manter uma busca constante pelas tendências e, mais do que isso, enxergar a tecnologia como uma grande aliada do seu varejo.

Isso porque, quando bem utilizada, permitirá que você

  • Economize custos e otimize processos internos;
  • Conheça melhor os seus consumidores e possa se comunicar de forma personalizada com eles;
  • Crie uma imagem mais positiva da sua marca frente ao mercado, destacando-se da concorrência e mostrando que o seu supermercado acompanha as tendências de consumo;
  • Mostre que você entende a mudança pela qual a sociedade está passando e deseja fazer parte dela.

Pensando dessa forma, é hora de entender quais são as principais tecnologias disponíveis atualmente e como elas podem alavancar o seu supermercado.

Ferramentas que utilizam a inteligência artificial, baseiam-se em dados (e não em achismos), automatizam processos e trazem informações completas sobre o comportamento de compras do seu consumidor já existem e podem ser um grande avanço para o seu negócio acompanhar a transformação digital do varejo.

(Ps: Aliás, um exemplo de ferramenta que traz tudo isso o que citamos acima e, ainda, permite a criação do seu próprio e-commerce, clube de descontos e muito mais é a Mercafacil. Que tal conhecer melhor essa solução completa para os supermercadistas?)

Faça parte da transformação digital no varejo

Por fim, é essencial ressaltar que a transformação digital no varejo veio para ficar e, ao invés de lutar contra ela, o melhor caminho é aceitá-la, abraçá-la e enxergá-la como uma oportunidade de crescimento para o seu negócio.

Não hesite em buscar empresas especializadas na área que podem te auxiliar a alcançar objetivos grandiosos e, ao mesmo tempo, viáveis e realistas para o seu supermercado.

Enfim, para te ajudar a compreender um pouco mais sobre uma nova e importante tecnologia que auxilia na transformação digital no varejo, deixo aqui a sugestão de leitura do nosso Guia: simplificando a inteligência artificial para supermercados de todos os tamanhos. Faça o download gratuito agora mesmo e veja como implementar essa importante ferramenta no seu varejo.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]