SUMÁRIO


Por em 11 de fevereiro de 2022

4 vantagens de investir no varejo digital e como colocar em prática

Seu negócio já aderiu às inovações e está online? Acredite, investir no varejo digital não é apenas uma novidade passageira, mas sim uma tendência que veio para ficar.

Entre 2020 e 2021 a aceleração digital se intensificou e formou um novo perfil de consumidor: o consumidor digital. 

E para atendê-lo com maestria, apenas utilizar a tecnologia sem uma boa estratégia não é mais o suficiente para aumentar os lucros ou a competitividade do seu negócio. 

Assim sendo, para efetivamente atrair e conquistar esse novo perfil de consumidor, é importante compreender a forma a qual ele se comporta e, também, o que ele busca do seu negócio. E é isso o que vamos te mostrar hoje. Acompanhe!

Perfil do consumidor no varejo físico x online 

As compras online se intensificaram e, em alguns momentos, foram a única alternativa para os consumidores. Agora, o cenário está mudando mais uma vez e, durante a retomada para o ambiente físico, fica claro que antes uma compra que era “automática”, agora é pensada.

Isso acontece porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, tanto no ambiente físico quanto no varejo online.

Mas apesar de esses ambientes servirem como extensão um do outro – ou seja, o cliente buscar ter uma experiência homogênea e positiva nos dois canais, – ainda existem pontos que diferem essa maneira de atendimento.

Quando falamos sobre atendimento físico, o principal ponto de contato é o atendimento. 

Consumidores do varejo presencial prezam pelo olho no olho e se sentem mais dispostos a lidar com outras divergências se tiverem o auxílio e suporte que almejam.

No varejo digital o atendimento também é importante. No entanto, existem outros aspectos que podem somar na decisão de compra. 

Por exemplo, os usuários online temem pela segurança dos dados e costumam prezar pela agilidade, seja no carrinho, sala de conversação ou tempo de resposta do site. 

Assim sendo, cabe ao varejista compreender o que ele deve fazer para conseguir oferecer uma boa experiência aos consumidores tanto nos canais físicos quanto no varejo digital.

Essa integração de canais, que chamamos de figital (que nada mais é do que o termo que une físico + digital) ou também de omnicanal, deve fazer parte do dia a dia dos negócios. 

– Confira: Integração do varejo físico com o digital: qual a importância e como fazer?

Os desafios da integração dos canais físicos e digitais 

Hoje, o varejista tradicional já compreendeu que não deve investir apenas em um formato para ter sucesso. Mas sim, buscar formas de integrar sua loja física com e-commerce e demais tecnologias.

Entretanto, como em todo tipo de negócio, esse formato híbrido figital também traz desafios a serem enfrentados. 

Por exemplo, quando há uma reclamação presencial, apenas os colaboradores ou gerentes de determinada loja ficam sabendo. Entretanto, na internet, uma reclamação pode tomar proporções imensuráveis.

Nesse sentido, investir em treinamentos, segurança de dados e buscar colocar o cliente como centro das estratégias irá facilitar e realmente fazer as empresas terem ganhos.

O uso do omnichannel para atrair novas gerações 

No cenário atual, conforme citamos brevemente acima, ter uma empresa omnicanal faz toda a diferença. 

E investir na omnicanalidade significa, é claro, ser uma empresa que utiliza diversos canais de comunicação. Entretanto, para utilizar esses canais de comunicação com maestria e efetivamente atrair e conquistar clientes, é preciso conhecer muito bem o seu público. 

Afinal, somente assim irá compreender o comportamento dos seus consumidores, as expectativas em relação à marca e os desejos de consumo. 

De nada adianta desenvolver ações de comunicação, marketing e vendas variadas se você não sabe para quem está criando-as, certo? É necessário saber quem é o receptor das suas mensagens e, então, criá-las de forma assertiva.

– Complemente a leitura com: Varejo omnichannel: Como isso impacta o seu supermercado

O que o novo consumidor espera do varejo digital?

A chegada das novas gerações impactam diretamente no funcionamento do mercado. Por serem super conectados e estarem sempre se atualizando, esse público espera que as empresas façam o mesmo ao atendê-los. 

São 24 horas e 7 dias por semana utilizando “apps”, deliverys, “streamings” e afins.

Outro ponto super relevante sobre o novo consumidor é seu envolvimento com valores das empresas, causas que apoiam e ações focadas em sustentabilidade. 

O novo consumidor preza pela sua imagem. Então, quando se associa a alguma marca, ele espera ter os mesmos ideais e, também, quer que as suas expectativas sejam superadas. 

Na pesquisa realizada pela Deloitte, “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, 25% dos consumidores revelaram que deixariam de consumir um produto ou serviço de determinada marca que age apenas em favor próprio durante o momento de pandemia. 

Ou seja, mesmo com toda aceleração e avanço digital, a humanização ainda é prioridade.

– Saiba mais: Consumidores preferem marcas sustentáveis no varejo. Adapte a sua!

4 vantagens de investir no varejo digital 

Se você chegou até aqui, já compreendeu a importância de investir em um varejo digital e omnicanal. Ou seja, que esteja presente em diversos canais (físicos e digitais) e, ao mesmo tempo, ofereça uma experiência positiva para os consumidores em todos esses meios. 

Agora, se você ainda não está fazendo parte da transformação digital do varejo e não colocou a sua loja também no ambiente online, trouxemos alguns motivos que podem te ajudar a mudar de ideia. 

Assim sendo, confira boas vantagens de investir no varejo digital para melhorar os resultados da sua marca: 

1. Agilidade e comodidade

Dois grandes benefícios de investir no varejo digital são a agilidade e a comodidade que ele traz para o seu negócio. 

A agilidade pode ser observada pela rapidez que o consumidor pode acessar o seu site, e-commerce e/ou aplicativo e em questão de minutos escolher todos os itens que deseja comprar. 

Já a comodidade está relacionada com o fato de o consumidor não precisar se deslocar até o ambiente físico para fazer suas compras. Isso irá poupar tempo do dia dele e permitirá que ele crie uma visão positiva do seu negócio. Afinal, sua marca está facilitando a vida dele! 

2. Atendimento facilitado, eficiente e humanizado 

Engana-se quem pensa que não é possível fazer um atendimento humanizado, eficiente e ágil por meio do varejo digital. 

Chatbots (assistentes virtuais) e demais automações chegaram para automatizar, tornar o atendimento mais rápido e são benéficos para a rotina do seu negócio. 

Entretanto, lembre-se de combinar o atendimento automatizado com o atendimento humanizado

Para isso, conte com uma boa plataforma que você possa comunicar-se com os consumidores e tenha colaboradores bem treinados para lidar com possíveis situações desafiadoras. 

Mantenha os canais de comunicação sempre abertos e faça o cliente compreender que você não está substituindo o atendimento presencial pelo digital, mas sim que agora você tem mais um canal para aproximar esse relacionamento com ele. 

3. Aumento do engajamento 

O varejo digital também é uma excelente ferramenta para aumentar o engajamento do seu público com a sua marca. 

Além disso, também pode ser interessante para aumentar o engajamento interno do seu time. 

Ou seja, é uma via positiva de mão dupla!

Ao estar presente no ambiente online e desempenhar um bom papel nos canais digitais, o seu engajamento com o público aumentará. 

Também, isso ajudará a tornar o seu supermercado mais atrativo para os colaboradores, aumentando neles a sensação de orgulho e de pertencimento. Um grande benefício, não é mesmo?

4. Cultura de inovação e tecnologia 

O uso da tecnologia permite diversas combinações para melhorar a experiência do consumidor em qualquer situação. 

Assim sendo, ao aderir ao varejo virtual, você mostra que a sua empresa investe em tecnologia e inovação – e que isso faz parte da sua cultura empresarial. 

Esse cuidado em acompanhar as tendências e mostrar que o seu comércio está por dentro do que acontece ao seu redor é muito importante para aumentar a sua credibilidade. Também, é algo que poderá impactar diretamente na longevidade da sua marca.

Afinal, quem não se atualiza, fica para trás, não é mesmo? 

– Complemente a leitura com: 5 motivos para investir em tecnologia no seu supermercado

Como colocar em prática as estratégias do varejo digital

Você pode utilizar diversas estratégias para potencializar os resultados do seu varejo digital. Duas delas que merecem destaque são: 

Desenvolva pesquisas de satisfação 

Entender o perfil do seu consumidor é essencial para fundamentar a tomada de decisões estratégicas, definir preços e prioridades do seu estabelecimento. 

Você já parou para se perguntar como está a experiência da jornada de compra do seu negócio? Não há ninguém mais indicado para respondê-la do que o seu cliente. 

Assim sendo, ao perguntar sobre etapas da jornada, você colherá diferentes opiniões que, quando vindas diretamente do cliente, são importantíssimas para entender pontos de melhoria e evolução. 

Faça a gestão do comportamento de clientes 

Compreender o comportamento de compra do seu consumidor é essencial. Somente assim você compreenderá quem são os seus clientes e, então, poderá oferecer uma boa experiência para eles nos canais físicos e digitais. 

Para isso, uma boa sugestão é contar com uma ferramenta completa que, além de unir todos os dados dos seus consumidores, também te dê insumos suficiente para que você possa desenvolver suas próximas campanhas e ações de marketing.

Neste cenário, a plataforma de Gestão de Comportamento de Cliente (CBM) da Mercafacil, que atua como uma evolução do CRM, pode ser extremamente interessante para te auxiliar a ter sucesso no varejo digital e no físico.

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Esse texto foi desenvolvido pela Solvis, empresa especializada em soluções em pesquisa de satisfação multicanal. Acesse o blog e confira notícias e informações sobre sistemas de pesquisa, novas tecnologias, cases e softwares voltados para melhorar a comunicação com o cliente.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]