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Descubra quais são as tendências de consumo para os próximos anos em supermercados

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Estar sempre atento às tendências de consumo sem dúvidas é um ponto importante para qualquer tipo de empresa que deseja ter bons resultados.

Isso exige estudo de mercado, realização de pesquisas, benchmarking e até mesmo realização de cursos ainda mais especializados.

Realizar esse tipo de trabalho atualmente é um pouco mais simples do que há alguns anos, já que o uso de dados é cada vez mais frequente em diversos segmentos.

Devido a isso, analisar comportamentos e identificar tendências têm sido algo cada vez mais relevante.

Entenda como você pode manter o seu supermercado competitivo e também formas de se preparar para as próximas tendências de consumo.

Importância de analisar as tendências de consumo

Chega a ser repetitivo dizer que o varejo mudou e que os consumidores também não são mais os mesmos.

As motivações, os hábitos, a frequência e as necessidades dos clientes mudaram e mudam constantemente, isso é fato.

O desafio das lojas é se adaptar o mais rápido possível e entregar a melhor experiência de compra possível.

Sem dúvida nenhuma não apenas um ambiente agradável ou boas estratégias de comunicação, mas também um bom mix de produtos pode ser importante para os clientes comprarem de você.

Quando falamos em bom mix, não é apenas na qualidade dos produtos, mas também em possuir os itens que os seus clientes realmente querem e precisam.

Por esse motivo, estar atento às tendências do mercado pode ser um diferencial relevante para a sua loja.

Certamente se ele for até a sua loja e encontrar tudo que precisa pode voltar a comprar de você. Vale reforçar que aliado à isso, é importante entregar uma boa experiência de consumo no seu estabelecimento.

A junção desses dois fatores seguramente podem impactar positivamente nos resultados do seu negócio.

Para as duas situações é bem complicado não levar em conta as necessidades dos consumidores e estudar o mercado.

Você deseja sempre desenvolver a sua empresa, não é mesmo? Então, para isso terá que estudar o mercado, implementar soluções e colocar estratégias em prática constantemente.

Lembre-se que pensar suas ações com foco no cliente é de fundamental importância para atingir as suas metas. Já que entender o consumidor e os hábitos de compra dele podem tornar a sua tomada de decisão mais assertiva e consequentemente melhorar os resultados.

Tendências de consumo para supermercados

O consumidor mudou. Com isso, suas necessidades foram afetadas e o que buscam também.

Para atender os desejos e necessidades dos clientes é preciso entender o mercado e suas tendências. Por isso, vamos te contar algumas das categorias e produtos que você pode investir.

O mercado de alimentos saudáveis é uma das grandes oportunidades. Dados da Nielsen de 2018, afirmam que as vendas desses produtos aumentaram em 12,7%.

Aliado a isso, os hábitos dos brasileiros têm seguido um caminho semelhante. Um estudo também da Nielsen mostrou que mais da metade dos brasileiros diminuíram o consumo de gordura e sal.

O Brasil é um dos principais países do mundo quando se fala sobre o consumo desse tipo de produto. No mercado de alimentos saudáveis o Brasil é o 4º no mundo, com uma movimentação de US$35 bilhões de dólares, segundo o Euromonitor.

Investir em um mix variado nesse departamento certamente pode impulsionar as vendas da sua loja.

Outra boa aposta para o setor é investir em alimentos prontos para consumo. Uma pesquisa realizada por uma consultoria americana identificou essa como uma das grandes tendências para o setor.

Grandes redes já tem colocado isso em prática com frutas cortadas para consumo e também refeições prontas para consumo.

Além desses, redes de fora do país como o Hema Supermarket da China já disponibilizam restaurantes dentro da loja, nos quais os clientes podem comprar os produtos e consumi-los ali mesmo.

De acordo com a Nielsen, algumas categorias também merecem a atenção dos supermercadistas.

Entre as principais estão alimentos congelados, cafés em cápsula, leite fermentado e chocolates. E o melhor é que esses produtos têm crescido tanto em volume quanto em valor.

Sem dúvidas vale a pena analisar suas vendas desses itens e trabalhar em conjunto a gestão de categorias e de clientes.

Aproveite tendências de consumo para impulsionar seus resultados

Como falamos no tópico anterior o consumo de alimentos no Brasil é grande e tende a crescer ainda mais.

É claro que isso não é uma regra e nem uma afirmação de qual caminho o mercado irá seguir. Por isso, é importante entender se investir nesse segmento vale a pena na sua sua loja.

Se hoje você já possui um mix de itens saudáveis pode analisar as vendas desses produtos. Essa análise certamente pode dar uma visão mais precisa se o investimento nessa categoria vale ou não a pena para você.

Caso ainda não trabalhe com esse tipo de produto, uma opção é iniciar com alguns produtos e acompanhar de perto como será o consumo por parte dos seus clientes.

Se você observar que a ideia funcionou pode investir ainda mais e consequentemente melhorar seus resultados.

Esse trabalho certamente pode ser mais fácil se você já conta com uma plataforma de gestão de clientes. Além disso, usar essa tecnologia pode contribuir para criar ações mais efetivas para esse público de itens saudáveis.

Entender os consumidores pode ser a chave para o sucesso

Outro ponto que tem relação com o consumo de produtos mais frescos e naturais é o crescimento do número de vegetarianos e veganos no Brasil.

Os dados sobre a população vegana no país ainda não claros, mas a verdade é que a produção de produtos veganos tem crescido.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a certificação de produtos veganos, com o “selo vegano”, passou de 400 para mais de mil produtos em 2018.

Além disso, em 2018 o IBOPE realizou um estudo e identificou que 14% da população brasileira é vegetariana. Em 2012, o número era de apenas 8%.

Esse público pode ser uma grande oportunidade para o seu supermercado. E não falamos apenas de venda de produtos, mas também de estratégias de retenção e fidelização.

A preocupação com o meio ambiente desse grupo geralmente é grande e uma estratégia de comunicação digital com SMS, E-mail ou encarte digital é um bom argumento em um posicionamento mais ecológico para sua loja.

E quando se fala de ter um direcionamento de ações, não restam dúvidas quanto a importância de saber quem são esses consumidores.

Certamente um software de gestão de clientes pode te ajudar a compreender quem são esses consumidores e gerar campanhas mais efetivas a partir do comportamento de consumo.

Você sabe quem são esses clientes no seu supermercado? Se não sabe, pode ser uma ótima oportunidade que você não tem aproveitado. Para melhorar ainda mais seus resultados e acompanhar tendências do mercado separamos um post especial.

Confira nossa publicação sobre Supermercado 4.0 e descubra tendências e oportunidades para a sua loja.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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