Por em 28 de maio de 2019
Entenda como a previsão de demanda pode melhorar os resultados do seu supermercado
A previsão de demanda é uma tática que tem relação direta com a criação de um planejamento estratégico para uma empresa.
A ideia com essa estratégia é buscar entender como a empresa pode se manter competitiva, além de melhorar os resultados.
Ainda, fazer uma previsão sobre as demandas que a empresa possa ter tende a contribuir para a tomada de decisão de vários setores da loja.
Entenda no post de hoje o que é previsão de demanda e como ela pode contribuir para o seu supermercado.
O que é previsão de demanda?
A previsão de demanda tem como objetivo antecipar a necessidade dos clientes pelos produtos da sua loja.
Com uma análise projetada no futuro, essa tática serve para criar um planejamento para a empresa como um todo. Além disso, contribui para a tomada de decisão sobre a gestão.
Como o próprio nome já diz, seus resultados são possibilidades e não uma verdade absoluta. Os dados coletados nesse método servem como um direcionamento para definições estratégicas.
Em supermercados, ela está relacionada diretamente com a gestão de estoque. Ela tem como objetivo projetar como o comercial da sua loja vai trabalhar para que o estoque não fique parado.
Essa questão precisa ser evitada, pois produtos parados no estoque significam dinheiro parado e vendas não realizadas.
Como consequência disso, investimentos em ações de venda, por exemplo, podem deixar de ser feitos por conta do “dinheiro em estoque”.
Por que fazer previsão de demanda?
Certamente você já tem conhecimento que criar um planejamento pode contribuir com várias áreas do supermercado. Inclusive, pode ser criado não só um planejamento geral, como um para cada setor.
Dessa forma, é possível se antecipar sobre diversas questões e aproveitar para melhorar os resultados da loja olhando para cada área de forma individual.
Com o mercado cada vez mais competitivo e a maior exigência por parte dos consumidores, encontrar maneiras de aumentar a eficiência já é uma necessidade das empresas que desejam ter destaque no mercado.
Além disso, fazer esse planejamento de possíveis demandas pode trazer benefícios e evitar problemas para a loja.
Sobre os problemas, talvez a maior colaboração seja com a gestão financeira da sua loja. A partir da previsibilidade dos custos é possível trabalhar de uma maneira mais segura e eficiente. Com isso feito, certamente será possível desencadear os demais benefícios dessa tática.
Para a área comercial da sua loja, a organização de custos pode garantir compras antecipadas que podem gerar melhores negociações. Além disso, identificar sazonalidades que podem indicar maior necessidade de compra de alguns produtos.
Essa questão está diretamente ligada à gestão de estoque, que é outro ponto importante na previsão de demanda.
Ter controle de estoque pode garantir que não faltem produtos nas gôndolas e também evitar excesso de produtos parados em estoque. Assim, você ganha dos dois lados e mantém o seu capital de giro estável.
O marketing é outro setor que ganha com a previsão de demanda, já que é possível saber quanto há disponível para investir e quais períodos precisam de mais ações. Com isso, pode aumentar a efetividade das campanhas que forem propostas.
De maneira geral, ter em mãos possíveis cenários da empresa certamente pode ajudar a melhorar os resultados, não é mesmo?
Vale lembrar que se tratam de previsões e possibilidades, não de questões concretas que podem ser seguidas fielmente. Elas devem ser tratadas como direcionamentos empresariais para identificar oportunidades e facilitar a tomada de decisão.
Como fazer planejamento de demanda
Na hora de colocar em prática essa gestão de demanda surge a dúvida de quem é o responsável pela sua produção. Assim como também pode gerar indefinição sobre a forma como será feita.
O ideal é que essa tarefa seja executada com a integração de vários setores da sua loja. A área comercial, o marketing e o financeiro são os que geralmente participam do processo.
Os colaboradores dessas áreas podem levantar dados do ano anterior para realizar a previsão de demanda para o ano seguinte. Essa é a melhor maneira de tornar a previsibilidade mais confiável.
Por isso, é muito importante ter registros sobre as vendas da sua loja, faturamento por período, produtos mais vendidos, mensuração de ações, ROI, entre outros indicadores que podem dar um panorama geral da loja.
Esse trabalho fica muito mais simples se você tiver um software capaz de te fornecer esse tipo de dado. Por essa razão, vale a pena investir em softwares de análise de dados para a sua loja, como um software de gestão de clientes.
Com esses dados em mãos você pode construir melhor a sua gestão de demanda, já que evita “achismos” que prejudicam a estratégia.
Além disso, o estudo de dados pode contribuir para a identificação de oportunidades e sazonalidades do seu negócio.
Com isso, certamente você pode construir uma ótima estratégia para a sua loja e melhorar seus resultados.
Para saber como montar um planejamento de vendas, depois de realizar a sua previsão de demanda, confira nosso post sobre o tema neste link.