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Pare de fazer histogramas! Entenda as vantagens de uma plataforma de análise de dados

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Fazer histogramas foi e ainda é uma prática comum em muitos setores que lidam constantemente com vendas. Criado há quase dois séculos, por Guerry, ele nada mais é do que um conjunto de gráficos feitos com barras. O intuito é descobrir dados relevantes sobre a variação existente em uma determinada linha de informações.

No entanto, com a chegada da era da tecnologia, que trouxe recursos voltados à otimização de processos e análises, hoje, o histograma não tem mais a mesma eficácia em termos de inteligência competitiva. Se você deseja entender qual alternativa é mais vantajosa em relação a esse método mais antigo, continue lendo o texto de hoje até o fim!

Quais as principais funções de um histograma?

Primeiramente, é necessário compreender que o histograma necessita de uma coleta de dados bastante precisa, manual e, portanto, trabalhosa. De acordo com a demanda, sua realização também pode ser dispendiosa e o risco de cometer erros aumenta.

Além disso, o método dificulta uma análise realmente eficaz, porque se torna ilegível quando muitas sequências são comparadas ao mesmo tempo. Abaixo, listamos suas aplicações mais úteis:

  • Calcular os valores médios e desvio padrão;
  • Comparar padrões e itens estratificados;
  • Analisar a distribuição de dados.

Por que uma plataforma de análise de dados é melhor?

A grande vantagem de um software do gênero é a automatização. Diferentemente dos histogramas, uma plataforma de análise de dados fornece relatórios e análises automaticamente, possibilitando uma real imersão naquilo que se pretende avaliar.

Além disso, há a exatidão no levantamento de dados, o que permite uma tomada de decisão mais assertiva em diferentes estratégias, como trabalhar o pós-venda, por exemplo.

A operacionalização simplificada e automática também possibilita que gestores e funcionários gastem menos tempo com a atividade analítica, tendo em vista que um histograma demanda muito mais tempo para ser corretamente confeccionado e interpretado.

Como a solução automática pode ajudar seu negócio?

Com uma plataforma, você gastará menos tempo na mensuração analítica e também na compilação de informações. A partir disso, fica mais fácil ter insights para decidir e criar. Com um acesso rápido ao perfil do cliente, você pode elaborar uma estratégia mais efetiva de fidelização, por exemplo.

Plataformas de análise também auxiliam no planejamento de ações de marketing, independentemente do objetivo que se tem com elas: fortalecer o engajamento dos clientes, aumentar as vendas, qualificar a prospecção e assim por diante.

Recursos integrados, como informação geolocalizada e magic price point (precificação otimizada), deixam a tarefa ainda mais eficaz e próxima de representar uma melhora concreta no faturamento da empresa.

Outras funcionalidades, como análises de recorrência de compra, periodicidade e fatores afins possibilitam uma avaliação aprofundada sobre a aquisição e a perda de clientes, fazendo com que seja mais simples manipular essas informações, bem como utilizá-las estrategicamente, direcionando as tomadas de decisão para que a corporação tenha números melhores e possa crescer exponencialmente.

Sendo assim, pode-se dizer que depender de um histograma para a análise de dados atualmente não é o mais recomendado, levando em consideração as limitações desse recurso. Por isso, para obter máxima eficiência, é válido pensar na utilização de uma plataforma automatizada.

Se você deseja receber outras informações sobre esse tipo de ferramenta, fale com um dos consultores da Mercafácil. Teremos grande prazer em ajudar!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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