SUMÁRIO


Por em 1 de novembro de 2018

Porque fazer gestão de clientes é importante para seu negócio

Afinal, porque fazer gestão de clientes? Se essa é uma pergunta que já passou pela sua cabeça, chegou a hora de encontrar uma resposta.

Basicamente, uma boa estratégia de gestão de clientes serve para você tentar evitar a perda e a rotatividade de clientes. Para isso, é preciso três tipos de ação: captação e identificação de dados dos clientes, análise de dados e criação de ações e campanhas para trabalhar com o insights obtidos pelos dados.

Continue a leitura e entenda mais sobre a importância da gestão de clientes para a sua empresa!

Porque fazer gestão de clientes

O comportamento do consumidor não é o mesmo de anos atrás e consequentemente sua forma de se relacionar com ele não deve ser a mesma.

Soluções como a gestão de clientes surgiram para adaptar as empresas aos novos clientes. E mais: a todos os tipos de clientes! Além disso, o grande valor dessa estratégia para a empresa é trabalhar uma questão que sempre trouxe problemas (mesmo que muitos não enxerguem ou consigam mensurar), a perda de clientes.

Nenhum negócio quer e nem pode perder clientes. Nesse cenário, buscar estratégias que evitem isso se torna uma obrigação.

Saiba quais os benefícios que seu supermercado pode ter ao começar a fazer gestão de clientes:

Saber quem compra com você

Um dos primeiros passos para fazer gestão de clientes é conhecer quem são seus consumidores. Para isso, um programa de fidelização é o melhor caminho para saber o que os consumidores compram e gostam. Isso por que você precisa dos dados dos clientes e para conseguir é muito mais fácil se você oferecer algo em troca, como descontos, prêmios, etc.

Saber quem compra na sua loja facilita o seu contato e a aproximação, pois você poderá oferecer algo mais personalizado. E quando se fala de personalização precisamos lembrar do novo comportamento do cliente e o que eles querem.

Ter uma base de clientes identificados gera diversos benefícios para eles, que terão uma experiência de compra mais adequada às suas necessidades. Em contrapartida, ao conhecer seus clientes, você tem maior controle sobre outros indicadores muito importantes, como faturamento e ticket médio.

Além disso, conhecer o comportamento de compra dos seus clientes possibilita campanhas muito mais efetivas, melhor tomada de decisão e até uma melhor gestão de estoque.

Com todos esses dados em mãos a gestão da sua loja será muito mais eficiente e prática para você. Consequentemente, seus resultados devem melhorar gradativamente por conta dessas boas práticas.

Aproximar relacionamento

Ter uma relação mais próxima com os clientes também é um fator muito importante no mercado atual. Esse relacionamento é que vai fazer com que o cliente se torne fiel a você.

Aproximar o relacionamento com o cliente é uma das maiores contribuições da gestão de clientes. Por meio dela, você pode antecipar as necessidades dos clientes por já ter os dados sobre ele. Isso significa que você pode acompanhar seu comportamento de compra. Dessa forma, é possível oferecer ao consumidor o que ele quer e quando precisa.

Planejar ações de relacionamento, como eventos na loja, aliadas ao estímulo de vendas também vai ajudar a ficar mais próximo dos clientes.

Vale lembrar que o relacionamento é uma construção de longo prazo, então o seu contato com quem compra na loja deve ser contínuo.

Além disso, não deixe de investir em tecnologias que possam tornar a compra do seu cliente mais agradável. Aplicativos são um bom exemplo de facilidade para os consumidores.

Apostar em estratégias de marketing de relacionamento também pode ser muito útil para você fortalecer esse vínculo.

Melhorar retenção e fidelização é o mais importante da gestão de clientes

Atrair clientes sempre foi uma das tarefas que as empresas mais investem horas de trabalho. Para isso, sempre utilizaram várias estratégias, sejam elas on-line ou off-line.

Por muito tempo as empresas se resumiram a esse tipo de método para aumentar suas vendas e melhorar os resultados. Porém, atualmente existem táticas mais rentáveis para as empresas e pode se dizer que até mais importantes.

Dentre elas, estão a retenção e a fidelização de clientes, que podem ser consideradas até mais importantes que a atração de novos consumidores.

Além de custar menos para a empresa, esse tipo de estratégia pode contribuir para elevar outros indicadores importantes, como o ticket médio.

Nessa questão, a gestão de clientes é importante, pois entra como uma ótima opção para aumentar o número de clientes retidos e fiéis. Muito por conta do foco da gestão de clientes ser no cliente, em conhecê-lo e aproximar o relacionamento com ele.

E o que você ganha com mais clientes fiéis? Um cliente que passou pelo processo de atração, retenção e fidelização tende a trazer vários benefícios para sua loja.

Benefícios em reter e fidelizar clientes

Um cliente fiel deve gastar mais, pois já confia na sua empresa. Além do mais, você pode oferecer mais ofertas personalizadas por conhecê-lo melhor. Com isso, ele tende a ter uma quantidade maior de itens na cesta e, claro, um ticket médio maior.

Outro benefício é que clientes fiéis costumam virar promotores da marca, divulgando sua loja para pessoas próximas. Confira esse post sobre como você pode descobrir como está o seu relacionamento com os clientes.

As vantagens de apostar na fidelização são inúmeras em diversos setores da sua empresa. Para intensificar a fidelização, a gestão de clientes é a melhor opção para você, pois acerta o alvo.

Aumentar vendas e faturamento

Saber como aumentar as vendas e o faturamento às vezes pode ser uma tarefa complicada, não é mesmo?

Muitos supermercadistas buscam constantemente métodos para aumentar esses números na sua loja e as vezes não encontram soluções efetivas.

Sabia que fazer gestão de clientes pode ser a solução para sua loja? Conhecer os seus clientes é o seu maior trunfo para aumentar as vendas e também o faturamento.

Quando você tem dados sobre os hábitos de consumo dos clientes é possível criar ofertas segmentadas, por exemplo. Suas chances de acerto com esse tipo de oferta podem ser maiores e os resultados consequentemente melhores.

Fazer promoções direcionadas, de acordo com o que o cliente já costuma comprar também vai ajudar para que ele se torne fiel a sua loja. E como certamente você já sabe, clientes fiéis tendem a gastar mais.

A gestão de clientes atua justamente nesse estímulo direcionado de venda. Além disso, seu impacto no faturamento se dá por ser possível criar ações para diversos setores e estimular as vendas para os clientes certos.

A importância da gestão de clientes para o seu supermercado

Antes de tudo, é preciso entender que gestão de clientes é uma solução de ponta a ponta. Ela parte de conhecer quem é o cliente e seu hábitos e vai até a mensuração de dados das ações feitas para eles. Isso é um ciclo recorrente.

Todas as fases de uma metodologia de gestão de clientes merecem a devida atenção para que os resultados obtidos, sejam os desejados. Caso você não conheça, leia este post para entender todas as etapas.

Mesmo que o principal objetivo dessa estratégia seja trabalhar questões relacionadas com os clientes, não se pode descartar todos os sinais que ela pode dar sobre a sua empresa de modo geral.

Iniciar um projeto que pode fazer sua empresa gastar menos e ganhar mais é algo tentador. E não para por aí, pois também pode aumentar o alcance da sua marca e melhorar a gestão da empresa.

A pergunta não deveria ser, “porque fazer gestão de clientes?”, mas sim “porque ainda não faço gestão de clientes?”.

Não deixe sua empresa para trás no mercado e comece agora a reter os seus clientes! Baixe nosso ebook gratuito e aprenda como trabalhar a retenção de clientes no seu varejo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler