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Saiba o que fazer para aumentar o faturamento do supermercado

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Depois de dois anos de recessão econômica, a economia brasileira voltou a crescer — em 2017, o Produto Interno Bruto avançou 1%. Para 2018, a expectativa é de ampliação de 2,9%. Nesse cenário, há ótimas projeções quanto ao aumento do faturamento do supermercado.

De acordo com pesquisas, a tendência é que o setor se desenvolva quase 3% no ano. O nível de consumo retornará ao momento de antes da crise e, portanto, surge uma excelente oportunidade para o mercado.

Para saber como aproveitar as possibilidades e aumentar o faturamento do supermercado, veja algumas dicas imperdíveis.

Busque a inovação

Diante dos concorrentes, é necessário se destacar para conseguir aumentar as vendas e o faturamento. A inovação é essencial nesse caminho. Como estar atento às mudanças é crucial, conhecer e explorar o padrão de comportamento de consumo é o primeiro passo.

O uso de tecnologia, inclusive, é de grande ajuda. O omnichannel integra diversos canais de atendimento, enquanto o checkout self-service agiliza as compras e fortalece a experiência.

Também é interessante se aproveitar de todos os recursos de tecnologias como o Big Data e Business Intelligence para captar e poder usar dados relevantes dos clientes, além de ficar atento aos veículos que trazem as novidades do ramo.

Aumente a presença digital

Atualmente, 6 em cada 10 brasileiros estão na internet, o que totaliza 116 milhões de usuários. Há, portanto, um novo espaço repleto de possibilidades para que o faturamento do supermercado fique melhor. Aproveite o comportamento progressivamente digital dos clientes e fortaleça a sua presença nesse ambiente.

Use, por exemplo, as redes sociais para fazer ofertas exclusivas e para melhorar ainda mais a satisfação. Já os folhetos virtuais trazem praticidade ao cotidiano de quem compra e permite que o empreendimento se destaque. Se quiser ir além, você pode investir nas vendas online, por meio de um site bem estruturado.

Com uma atuação forte e consistente é possível marcar presença onde o seu comprador está, sem importar onde seja. Assim, ficará fácil atrair novas pessoas.

Ajuste a disposição das prateleiras

Com uma rotina atribulada, os compradores procuram economia de tempo e de dinheiro. Se tiverem que passar longos períodos em busca do corredor certo, a experiência sai prejudicada.

Por isso, é interessante pensar em otimizar a disposição dos elementos nas prateleiras. Em vez de vender um item procure fazer a venda casada de itens que se complementam. Os produtos de limpeza da cozinha, por exemplo, podem ficar próximos aos do banheiro ou do chão. Assim, o cliente poderá realizar uma só compra.

Além disso, deixar queijos e vinhos em locais adjacentes, bem como ingredientes que ajudam a elaborar uma recepção prática para os amigos são ótimas escolhas. Facilite a vida do seu consumidor e veja o faturamento do supermercado aumentar!

Faça ofertas-relâmpago

Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que, quando ativados, levam a uma tomada de decisão mais rápida, quase por impulso. Quando alguém sente que uma oportunidade vai se extinguir, por exemplo, é comum que a pessoa busque aproveitá-la naquele momento. O chamado gatilho de escassez, portanto, pode ser usado em seu supermercado.

Crie ofertas-relâmpago de produtos com boa saída ou ótimo desempenho. Faça com que a oportunidade seja limitada e suficientemente atraente para gerar convencimento. É o que acontece ao oferecer descontos somente nas redes sociais ou apenas para quem já está na loja, por exemplo.

Essas ações estimulam os clientes a comprar com maior rapidez e volume, o que ajuda a impulsionar o faturamento.

Contrate empresas com soluções especializadas

Para aproveitar todas as possibilidades de aumento do faturamento do supermercado, é fundamental fazer boas escolhas. Para otimizar a abordagem, é recomendado contratar uma empresa especializada em soluções de supermercados.

Com ela, é possível criar uma base de clientes acionável, em que se sabe quem compra, quando e como. Também é um jeito de fidelizar clientes, já que a experiência é personalizada.

Ao dividir a base acionável em grupos por interesses, as campanhas segmentadas têm maior impacto. E, para melhorar, o recurso ajuda a analisar o retorno sobre investimento (ROI) de forma simples. Com dados completos, a empresa oferecerá insights poderosos.

Ao colocar essas dicas em prática, o faturamento do supermercado será mais previsível e o negócio terá melhores condições de destacar no mercado.

Como ter o apoio de uma solução especializada é essencial, entre em contato com a Mercafácil e veja como seu faturamento pode se manter sempre em crescimento.

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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