SUMÁRIO


Por em 12 de abril de 2022

Páscoa no varejo 2022: tudo o que você precisa saber

Você sabe como aproveitar ao máximo a Páscoa no varejo? 

A festividade, que movimenta o comércio principalmente nos setores de bomboniere, peixaria, presentes e bebidas, pode representar uma grande oportunidade para você aumentar as suas vendas, aproximar o relacionamento com o seu cliente e, também, atrair novos consumidores para a sua loja. 

Então, que tal aproveitá-la ao máximo no seu varejo? Confira nossas sugestões e, também, veja algumas previsões para o que esperar da Páscoa no varejo em 2022. Acompanhe!

Páscoa no varejo: o que esperar para 2022?

A Páscoa no varejo deve ser um grande momento de alta nas vendas para os comerciantes, principalmente do setor alimentício. De acordo com uma pesquisa feita pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), a expectativa para esse ano é de que as vendas na data cresçam 10% em comparação ao ano passado.

Também, segundo o estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2021, e que também deve ser válido para este ano:

  • 58% das pessoas pretendem comprar os ovos de Páscoa em supermercados, enquanto que 45% optaram pelas lojas especializadas e 42% pelas lojas de grandes varejistas. 
  • 70% afirmam que pretendem comprar os itens alimentícios em lojas físicas, enquanto que 65% pretendem comprar através da internet, sendo que 22% apontaram os sites como os favoritos para as compras e 20%, o WhatsApp.

Esses dados nos trazem insights importantes, como:

  • As pessoas ainda costumam comprar ovos de Páscoa no supermercado, entretanto, as lojas especializadas (ou seja, com ovos de Páscoa artesanais) estão em alta;
  • Apesar de a maioria dos consumidores ainda comprarem os produtos nas lojas físicas, há um aumento considerável nas compras feitas via internet.

Então, que tal levar essas duas tendências da Páscoa no varejo para a sua marca? Além dessas duas sugestões, selecionamos outras 3 que você também pode colocar em prática para melhorar os seus resultados durante o período. 

5 dicas para aproveitar a Páscoa no varejo

1. Não invista apenas no e-commerce, mas também no mobile commerce

Conforme falamos acima, as vendas online estão em alta. Porém, mais do que isso, as compras feitas via aparelhos mobile (como smartphones e tablets) merecem um destaque especial.

Assim, além de apostar em um bom site e e-commerce que funcione bem via computadores, invista também na responsividade. Ou seja, em páginas que carreguem perfeitamente em aparelhos mobile.

Só para se ter uma ideia dessa importância, as compras feitas via mobile commerce responderam por mais da metade – mais especificamente, 53% – do e-commerce em 2020 no Brasil. 

Os dados são do relatório emitido pela Ebit|Nielsen na pesquisa Webshoppers 43, que também revela que o comércio móvel observou 79% de aumento quando comparado com o ano anterior (2019) e movimentou R$ 46 bilhões.

Outros dados relevantes acerca desse assunto são: 

  • O mobile commerce registrou 106 milhões de pedidos em 2020, um crescimento de 56% quando comparado com o ano anterior;
  • Ao todo, o comércio eletrônico contabilizou 194 milhões de requisições, crescimento de 30%. Neste cenário, o m-commerce representou 55% do total de pedidos em 2020;

Interessante, não é mesmo?

Assim sendo, para aproveitar ao máximo a Páscoa no varejo, garanta que a sua marca realize vendas de forma segura, ágil e com uma experiência positiva para os clientes por meio dos aparelhos mobile.

– Para saber mais sobre o assunto, confira: O futuro do varejo está no mobile commerce (m-commerce)?

2. Faça a sua própria linha de produtos artesanais para a Páscoa

Outra grande tendência para a Páscoa em 2022 são os ovos de chocolate e demais produtos artesanais. Segundo pesquisa da Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria, os ovos de Páscoa artesanais foram os grandes protagonistas nas vendas em 2021. 

O estudo revela que, em 2020, nove milhões de domicílios deixaram de comprar ovos de chocolate na Páscoa. Entretanto, 600 mil lares passaram a comprar ovos artesanais. 

Por isso, o investimento em uma linha caseira e artesanal pode representar um grande diferencial para o seu supermercado.

Por outro lado, caso seja complicado criar a sua própria linha artesanal para a páscoa, que tal fazer parceria com produtores locais? Dessa forma você irá valorizar os pequenos empreendedores da região e conquistar mais simpatia pelo público e, ainda, diferenciar-se da concorrência. 

Afinal, estará vendendo produtos únicos e artesanais. 

3. Movimente vários setores da sua loja

Engana-se quem pensa que somente os chocolates são a grande estrela da Páscoa. É claro que eles representam, sim, uma boa parcela das vendas nesse período. Entretanto, para aproveitar ao máximo a Páscoa no varejo, lembre-se também de destacar outros setores do seu supermercado. 

Algumas outras categorias que costumam ter as vendas aquecidas nesse período são: 

  • Bebidas variadas;
  • Pescados e demais acompanhamentos que fazem sucesso durante a Páscoa. O Bacalhau, por exemplo, é um dos pratos mais queridinhos para a celebração. Normalmente, ele é feito junto com batatas, cebola, nata, arroz, azeitona, azeite e demais legumes que podem ter a venda aumentada nesse período;
  • Flores;
  • Itens de decoração;
  • Bomboniere como um todo – não apenas os chocolates.

Assim sendo, ao preparar os seus materiais de comunicação relativos à Páscoa, lembre-se também de destacar outros produtos, além dos ovos de chocolate e a colomba pascal. 

Ainda, que tal aproveitar os seus encartes e demais materiais para ensinar receitas deliciosas que podem ser feitas na Páscoa? Ou ainda, dar sugestões de como fazer uma mesa posta ou uma decoração inesquecível para a festa? 

– Veja também: Dicas para supermercados: 6 hacks para vender mais na Páscoa

4. Capriche na identidade visual para a Páscoa no varejo

Outra boa dica para aproveitar bem a Páscoa no varejo é, literalmente, entrar no clima da festa! Essa é uma festividade alegre, que traz ícones coloridos e cheios de alegria para as pessoas. Então, use-os com maestria na sua loja! 

Aposte em encartes e postagens nas redes sociais que, além de oferecerem um conteúdo relevante, também tenham uma identidade visual que remeta à festa. 

Além disso, capriche na decoração no seu PDV. Exponha itens pascais como cestos com ovinhos de chocolates, cenouras, coelhos e demais adereços temáticos, coloridos e alegres. 

Ademais, a rádio interna do seu varejo também pode ser temática, deixando a visita dos clientes mais lúdica e agradável.

Por fim, mas não menos importante, os próprios colaboradores podem engajar-se na data, utilizando acessórios temáticos e mostrando para os clientes o quanto estão felizes por tê-los ali. Lembre-se sempre que o foco das suas estratégias deve ser oferecer uma boa experiência para o cliente! 

5. Monte kits personalizados para a data

A personalização e a exclusividade são dois fatores que estão em alta. Assim sendo, que tal criar kits exclusivos de Páscoa para os seus clientes?

Além de montar kits de tamanhos diferentes – para uma, duas, três, quatro ou mais pessoas, – você também pode fazer combinações conforme as preferências dos seus clientes. Assim sendo, é possível criar kits:

  • Exclusivos para crianças, com produtos infantis e temáticos para a data;
  • Com produtos vegetarianos e veganos;
  • Fit / saudáveis;
  • Orgânicos;
  • Sustentáveis;
  • Sem glúten;
  • Para clientes intolerantes à lactose;
  • Diabéticos ou demais pessoas que não podem consumir açúcar, entre outros. 

Aliás, como já citamos anteriormente, lembre-se de que a Páscoa não se resume ao setor de bomboniere e chocolates. Assim sendo, os kits podem conter bebidas, flores, colomba pascal, itens decorativos, frutas, entre outros. 

Ainda, é possível fazer um kit com todos os ingredientes para fazer um almoço de Páscoa completo. Sempre, é claro, garantindo que o kit venha em uma cesta e/ou embalagem exclusiva e diferenciada, que faça o seu cliente se sentir especial.

– Veja também: Produtos para restrição alimentar: um diferencial para o seu supermercado

6. Prepare seu estoque com antecedência

Por fim, mas nunca menos importante: garanta que a sua marca está preparada para atender a demanda da Páscoa. Assim sendo, verifique o histórico de vendas da Páscoa dos anos anteriores e, também, acompanhe o que é tendência no momento.

Ao fazer essa análise dos anos anteriores será mais possível prever a melhor maneira para preencher o seu estoque. Afinal, os dados levantados servem de base para tomar essas decisões de compra.

Vale lembrar que essa é uma prática extremamente importante para qualquer data comemorativa. Sempre é importante analisar períodos anteriores para compreender melhor o fluxo de vendas do seu varejo.

Para te ajudar nessa missão, você pode contar com ferramentas completas que fazem todo esse processo e análise e, ainda, te ajudam a tomar melhores decisões para a sua marca. Uma boa sugestão é a mar.ia, a inteligência artificial da Mercafacil que, dentre suas funcionalidades, responde de forma precisa a seguinte pergunta: “Quando vou vender x produto?”.

– Vem saber mais sobre essa poderosa ferramenta: Inteligência Artificial no Varejo: Conheça a mar.ia

É hora de aproveitar a Páscoa no Varejo 2022!

Com essas dicas, você está mais do que preparado para colher bons frutos da Páscoa no Varejo em 2022. Vale lembrar que essa é só uma das diversas datas comemorativas que ainda estão por vir!
E então, que tal saber quais são todas as principais festividades do ano? Baixe gratuitamente o nosso Calendário Promocional para 2022 e confira todas as outras celebrações para aproveitar no seu varejo!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]