Por em 25 de novembro de 2022
Natal no varejo 2022: como aumentar as suas vendas?
Você está preparado para atender às demandas do Natal no varejo? Não é de hoje que as festividades do fim de ano são conhecidas por movimentar o comércio como um todo. E é claro que os supermercados e demais varejos da área alimentícia não ficam de fora.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a ter resultados expressivos nas suas vendas durante esse período. Acompanhe e inspire-se para fazer sucesso neste Natal no varejo!
Expectativas para o Natal no varejo 2022
Para 2022, as expectativas para o Natal de 2022 estão muito positivas. Pelo menos é isso o que foi revelado por uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Varejo (ABV). De acordo com o estudo, é esperado que as vendas no segundo semestre aumentem em até 12% em relação a janeiro a junho de 2022.
Ainda, de acordo com sondagem realizada pela SA Varejo com 160 varejistas de todo o País, foi revelado que, para a maioria, o faturamento alcançado com as festas de Natal e Ano Novo será maior do que em 2021.
Assim sendo, como você pode ver, as expectativas estão em alta. Entretanto, é essencial preparar o seu supermercado para atender todas as demandas do público e destacar-se da concorrência durante o período de Natal.
E para te ajudar nessa missão, preparamos dicas imperdíveis para você.
– Veja também: Como vender mais nas datas comemorativas? Veja 11 dicas!
Natal no varejo: 7 dicas para vender mais no seu supermercado
1. Antecipe a comunicação interna para o time e clientes, vestindo a loja com clima de natal
Inicie a exposição dos produtos natalinos antes da sua concorrência, dê destaque a eles e mostre para o cliente que sua loja já iniciou a operação Natal. Esse cuidado irá trazer o cliente para o clima natalino e fará com que ele lembre da sua loja quando for fazer as compras para a festa.
Além disso, a comunicação interna também está relacionada com toda a identidade visual da sua loja, que deverá estar de acordo com a celebração. Também, garanta que o seu time esteja engajado e preparado para o Natal.
Para isso, é possível até mesmo confeccionar um uniforme especial para a data, que pode ser utilizado durante o mês de dezembro. Ademais, é possível usar a camiseta do uniforme para divulgar também outras informações importantes, como o Clube de Descontos do seu supermercado, por exemplo.
– Você também pode se interessar por: Como fazer uma boa comunicação visual para supermercado?
2. Invista em um plano de comunicação massiva com o cliente
Quais são os canais de comunicação de maior impacto? Como você irá se comunicar com o seu cliente? Ações de marketing e comunicação são essenciais para essa época. Por isso, capriche nelas!
Assim sendo, é possível pensar em campanhas para os diversos canais e, também, segmentadas para diferentes perfis de clientes. Dessa forma, os canais que você pode utilizar, são:
- Desde os tradicionais, como outdoor, encarte impresso, rádio interna, carro de som, anúncios na televisão, entre outros;
- Meios de comunicação online, mas abertos – ou seja, que atingem diversas pessoas que não são necessariamente suas clientes, – como redes sociais, site, encarte digital e blog;
- Canais de comunicação segmentados, em que você entra em contato diretamente com cada pessoa, como SMS, WhatsApp, notificação push de aplicativos, e-mail.
Por fim, pense em quais desses canais fazem sentido para o seu negócio. Lembre-se de que, tratando-se dos meios de comunicação diretos, você pode segmentar o seu público. Além disso, pode enviar ofertas exclusivas via push de App.
Nesses canais diretos, algumas sugestões que você pode seguir, são:
- Enviar SMS com campanhas para clientes que compraram os produtos natalinos no ano passado;
- Fazer campanhas para clientes que compram os produtos mais vendidos do encarte sazonal;
- Lembre-se de que este é o momento para aproveitar a sazonalidade e resgatar clientes inativos, enviando SMS e convidando-os para voltar à sua loja.
Reforçamos que essas são apenas algumas das possibilidades de comunicação para você utilizar durante o Natal no varejo. Na hora de colocar em prática as estratégias, é importante saber o que faz sentido para o seu negócio e, é claro, para os seus clientes.
3. Use as estratégias de cross-selling de forma inteligente
Para aproveitar ao máximo o Natal no varejo, faça cross selling com os itens de bazar nas demais categorias. Por exemplo, exponha:
- Taças de espumante na adega;
- Boleiras na confeitaria/padaria;
- Quebra nozes no FLV;
- Fôrmas de papel alumínio, azeites, temperos e exposições de conservas no setor de carnes, aves e peixes;
- Mel perto das aves natalinas (já que costuma ser utilizado para pincelar as aves).
4. Monte nos principais acessos pelo cliente na loja um espaço com todos os itens natalinos
Na entrada da loja, por exemplo, você pode fazer a exposição de cestas, espumantes, frutas secas, conservas, azeites, frutas especiais e em calda, panetones e enfeites natalinos.
Ao expor esses produtos de forma bonita e organizada, você pode estimular o consumidor a levá-los para casa, aumentando o ticket médio da compra e tornando a experiência do cliente mais completa.
Afinal, o cliente até pode ter ido até a sua loja para comprar poucos produtos. Porém, ao se deparar com toda a variedade e qualidade dos produtos do seu negócio, ainda mais expostos de forma estratégica, o cliente pode se animar para levar mais itens.
Aliás, organize espaços para montar mesas e pontas de gôndolas com sugestões para presentes, como cestas de natal, cesta de chocolates, espumantes e frutas secas.
5. Invista em uma política diferenciada de preços para venda de grandes quantidades
É comum que as empresas busquem apresentar os seus colaboradores durante essa época do ano. Assim, para aproveitar o Natal no varejo, que tal oferecer condições especiais para essas instituições que querem comprar cesta de Natal, panetones e espumantes para seus colaboradores? A partir de x unidades, serão oferecidos descontos exclusivos.
6. Cuide da logística e evite a ruptura de gôndola e de estoque para ter sucesso no Natal no Varejo
Reveja a demanda de abastecimento dos produtos e faça o plano de abastecimento dos itens mais vendidos (panetones, cestas e aves). Além disso, confira itens que não podem faltar e/ou que faltaram no ano anterior.
Aliás, para complementar, tenha atenção especial com: azeites, forma de alumínio, descartáveis, conservas, frutas secas e especiais com caroço (ameixa, pêssego, cereja, damasco). Afinal, além dos produtos típicos natalinos, estes fazem muito sucesso no período do Natal.
– Acesse: Evite a ruptura de estoque do seu supermercado com nossas 6 dicas
7. Treine e organize o seu time com antecedência
Por fim, para obter sucesso no Natal no varejo é comum que as lojas estendam o horário de funcionamento. Por isso, é importante fazer esse planejamento de escalas com antecedência, garantindo que o seu time esteja preparado para oferecer o seu melhor atendimento durante o período próximo ao Natal.
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Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]