SUMÁRIO


Por em 4 de março de 2022

Mês do consumidor: 5 dicas para o seu varejo aproveitar a comemoração

Em 15 de março é comemorado o dia do consumidor. Porém, que tal transformar essa data no mês do consumidor e aproveitá-la por muito mais do que um dia? 

Acredite, essa estratégia pode ser importante para atrair novos clientes para a sua loja durante todo o mês e, também, ser uma importante ferramenta para fidelizar os seus consumidores já fiéis. Afinal, qual consumidor não gosta de uma ação feita especialmente para ele, não é mesmo?

Por isso, para te auxiliar a aproveitar ao máximo o mês de consumidor, preparamos algumas dicas interessantes para você aplicar no seu varejo. Acompanhe! 

Ps: você já deve saber que as datas comemorativas são excelentes para alavancar as vendas, não é mesmo? Assim sendo, confira nosso artigo sobre como vender mais nas datas comemorativas? e colha bons frutos não somente no dia e/ou no mês do consumidor, como também durante todo o ano.

5 dicas para aproveitar o mês do consumidor no seu varejo

1. Transforme o “dia do consumidor” no “mês do consumidor”

Conforme falamos acima, o dia do consumidor é celebrado, oficialmente, em 15 de março. Entretanto, a primeira dica para hoje é: estenda essa celebração. Quem sabe, no dia 15, você possa fazer alguma ação ainda mais especial e surpreender os seus clientes. Porém, não aguarde a data chegar para colocar as suas ações em prática.

Assim sendo, logo no início do mês, aproveite para começar a divulgar que o seu varejo estará comemorando o “mês do consumidor”. 

Planeje ações que façam sentido para o seu público e aproveite essa oportunidade para destacar-se da concorrência. Mais abaixo falaremos sobre as possíveis ofertas e campanhas que você colocar em prática!

2. Invista na experiência do consumidor

Estamos na era da experiência. Por isso, para celebrar o mês do consumidor,nada mais justo do que focar em oferecer uma experiência completa e positiva para o seu cliente, não é mesmo?

Lembre-se de que o preço dos produtos é um fator importante, sim, para garantir suas vendas. Porém, de nada adianta oferecer um bom preço se você gerar uma experiência negativa ao cliente. Nessa situação, a chance dessa pessoa voltar a fazer negócio com a sua marca cai drasticamente.

Assim sendo, para evitar imprevistos e oferecer uma boa experiência, confira se:

  • Você está preparado para a atender a demanda, tanto nos canais físicos quanto digitais;
  • Sua equipe de colaboradores está bem treinada e engajada para oferecer um bom atendimento aos clientes;
  • Seu PDV está organizado, limpo, com o estoque abastecido e adequadamente decorado para a ação do mês do consumidor;
  • Os canais digitais da sua marca estão atualizados com as informações da ação;
  • Tem e-commerce? Garanta que ele está funcionando de forma fluida, sem falhas ou demais questões que possam frustrar o cliente.

Tenha em mente que a jornada atual de compra do consumidor passa pelos canais físicos e digitais. Por isso, eles devem estar integrados para oferecer uma boa experiência.

Ademais,  em todos os canais é preciso estar preparado para responder os consumidores da melhor maneira possível e buscar gerar um atendimento personalizado e diferenciado. 

3. Ofereça boas promoções

Falamos anteriormente que não é o preço que irá garantir que você fidelizará o seu freguês. 

Entretanto, para ter sucesso no mês do consumidor é importante, sim, oferecer boas promoções aos clientes. Para isso, desenvolva ofertas estratégicas para o seu negócio. 

Calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item para não prejudicar a sua margem de lucro. 

Aliás, além dos descontos “gerais” na sua loja, você também pode apostar em outras ações interessantes para celebrar a data, como por exemplo:

  • Campanha segmentada para um perfil exclusivo de clientes – ou seja, aqueles que já costumam comprar certo produto específico terão desconto nesse item ao se identificarem pelo CPF;
  • Oferecer um valor maior de cashback em produtos selecionados;
  • Dar brindes e/ou mimos para clientes;
  • Fazer sorteio de prêmios;
  • Oferecer frete grátis em compras a partir de um valor feitas pelo e-commerce;
  • Pensar em diversos tipos de ofertas, como: leve 3 pague 2, kits de produtos.

4. Compreenda e valorize a jornada figital / omnichannel

O cliente atual utiliza diversos canais em sua jornada de compra. 

Portanto, é essencial investir em soluções figitaisl (que integrem os canais físicos e digitais) e que façam a sua loja ser omnichannel (ou omnicanal). Ou seja: que esteja presente em diversos canais e ofereça soluções integradas em todos eles. 

E é esse o grande ponto: não basta estar presente nos diversos canais de vendas e comunicação. É preciso oferecer um atendimento padronizado em todos eles. 

O cliente pode falar com a sua marca via chat ou telefone e, então, ir pessoalmente até a sua loja para fazer as compras ou somente retirar os pedidos. Em todos esses momentos, ele deve sentir que está passando pelo mesmo processo de vendas, com um atendimento fluido, bem informado e capacitado. 

Essa é uma dica essencial não somente para você vender mais no mês do consumidor, mas para melhorar os resultados da sua marca como um todo. Ao desenvolver promoções e estratégias para a sua loja, sempre leve em consideração essa nova jornada do cliente e pense em como será possível contemplá-la da melhor maneira possível.

– Confira: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência 

5. Faça uma boa divulgação das suas ações

Por fim, a última dica para você vender mais no mês do consumidor é trabalhar bem a divulgação da sua campanha. 

Afinal, de nada adianta desenvolver excelentes ações se o público não ficar ciente delas, não é mesmo?

Por isso, aproveite todos os seus canais de comunicação para ter sucesso nessa missão. 

Use as suas redes sociais para criar expectativa no público, gerar curiosidade e engajar os seus seguidores. Faça publicações destacando as promoções exclusivas da campanha, pergunte o que os seus consumidores querem encontrar de ofertas (crie enquetes, por exemplo), libere cupons de descontos exclusivos, mostre os bastidores nos seus stories, entre outros.

Em seus encartes, sejam eles físicos ou digitais, destaque a sua campanha de mês do consumidor, deixando claro quais serão as ofertas e/ou benefícios da ação. 

Além disso, se você utiliza WhatsApp e SMS como canais de comunicação para relacionar-se com o seu cliente, mande mensagens por essas ferramentas falando da campanha.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de decorar o seu PDV de acordo com a ocasião, reforçando o quanto ela é importante para a sua loja e para os clientes.

Se for investir em anúncios para promover a sua ação, lembre-se de não fazer esse investimento de maneira aleatória. Selecione produtos estratégicos, de acordo com o comportamento dos seus consumidores.

Pronto para aumentar suas vendas no mês do consumidor? 

E então, que tal colocar em prática nossas sugestões e melhorar os resultados do seu varejo durante todo o mês de março?

Ainda, se busca tirar um proveito ainda maior de todas as datas comemorativas do ano, baixe agora mesmo o nosso Calendário Promocional do Varejo – Edição 2022. Ele é gratuito e traz todas as principais festividades que irão acontecer em 2022. Faça o download e planeje melhor suas ações de marketing e vendas para o ano!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]