Relacionamento

Inteligência Artificial: por que utilizá-la em seu supermercado?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você já ouviu falar em Inteligência Artificial? Pode parecer coisa de filme, mas esse cenário já é bem real nos dias de hoje. O recurso traz mudanças muito inovadoras na forma como as pessoas e empresas se relacionam com a tecnologia, aumentando suas capacidades de produção e comunicação.

A tecnologia pode também ser aplicada para o varejo e já é utilizada, sobretudo nos Estados Unidos, com a promessa de um efeito transformador na vida dos consumidores. Ela pode tornar mais inteligentes e eficientes as relações comerciais dentro do seu negócio, você sabia?

Entenda melhor do que se trata a Inteligência Artificial e descubra as vantagens de seu uso no supermercado!

O que é a Inteligência Artificial?

Podemos definir a Inteligência Artificial como a capacidade de uma máquina “pensar” ou raciocinar como um ser humano. Processamento de voz, reconhecimento de imagem, buscas automáticas: tudo isso são recursos que envolvem a Inteligência Artificial.

O uso do smartphone para a realização de algumas tarefas é um bom exemplo disso. Já existem aplicativos que funcionam como um “carrinho inteligente”. Basta que o cliente aproxime o aparelho para digitalizar os produtos desejados e todos serão rastreados para a compra. Ainda é possível encomendar o que deseja para uma próxima visita à loja.

Como pode funcionar dentro do varejo?

No varejo, além do exemplo acima, esse recurso pode vir atrelado ao uso das informações de perfis dos consumidores. Utiliza-se a inovação para criar ofertas de acordo com o perfil traçado por um software, de forma que as chances de concretizar uma venda serão bem maiores.

É mais fácil identificar quem comprará determinados produtos e assim, por meio de um programa de fidelidade, fornecer descontos específicos para grupos de clientes distintos. Para os varejistas, é uma opção que amplia enormemente a eficiência de seu capital de giro.

Ao atrair o cliente certo para o estabelecimento, por conta de uma oferta de seu interesse, ainda é possível oferecer produtos relacionados. Isso eleva o ticket médio da loja. Com a ajuda de um adequado cadastro de clientes, as ofertas podem ser segmentadas conforme sua base de dados.

Como os supermercados podem utilizar essa ferramenta?

Por meio da Inteligência Artificial é possível automatizar processos, controlar melhor os estoques, garantir a redução de custos com maior eficiência e ainda aumentar a produtividade de sua equipe, entre outras vantagens. Veja mais a fundo alguns dos principais benefícios:

Direciona ofertas específicas ao perfil do cliente

A mesma solução que é eficaz para o varejo em geral pode ser aproveitada pelos supermercados com grande êxito. Com o armazenamento de dados por meio do cadastro dos clientes em programas de fidelidade como um clube de descontos, a partir de pesquisas de satisfação ou uso de aplicativos da empresa, é possível traçar o perfil do consumidor com detalhes.

Quanto mais uma empresa conhece quem são os seus clientes, quais as melhores soluções para resolver seus problemas, seus hábitos e seus gostos, mais fácil será apresentar a eles ofertas que os agradem. Isso aumenta a credibilidade e o valor da loja, pois a personalização desperta o sentimento de que o estabelecimento realmente pensa em cada cliente como indivíduo.

Otimiza processos operacionais

Certamento, processos operacionais que demandavam mais tempo e complexidade de serem organizados podem ser realizados de forma mais rápida e segura, como o armazenamento de dados.

Em resumo, a Inteligência Artificial está vinculada a algoritmos que podem assimilar um grande número de informações em massa com a possibilidade abrangente de armazenar registros. Isso pode ajudar o gestor a identificar pontos de melhoria e aperfeiçoar processos que não estejam tendo bom aproveitamento.

Diminui o tempo de realização de tarefas

A tecnologia ajuda no aumento da velocidade para a conclusão de ações e realização de tarefas.

Assim, para quem acumula afazeres, as pendências e atrasos podem atrapalhar bastante alguns processos, de estocagem até as vendas. Um sistema de programação inteligente pode resolver isso por meio da reprogramação, levando em conta os hábitos e a carga horária despendida.

Desta forma, com o bom uso da Inteligência Artificial, o supermercado poderá aumentar não somente seu lucro, mas também melhorar a experiência do cliente.

O que achou desse universo tecnológico tão promissor? Deixe aqui o seu comentário, com dúvidas ou opiniões!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

Write A Comment