SUMÁRIO


Por em 6 de junho de 2022

Dia dos Namorados 2022: seu varejo está preparado?

O seu supermercado está preparado para o Dia dos Namorados 2022? 

Celebrado no dia 12 de junho, a comemoração irá cair, neste ano, no domingo. Isso significa que essa será uma boa oportunidade para movimentar diversos setores do seu negócio durante toda a semana e, é claro, também no final da semana da celebração.

Inclusive, se você está em busca de boas ideias para colocar em prática no seu varejo para alavancar as suas vendas no mês de junho, você está no lugar certo. Continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre como se preparar e o que esperar da data

– Veja também: Dicas para supermercados: como vender mais em junho?

Expectativa do comércio para o Dia dos namorados 2022

Pois bem, as expectativas são muito positivas para o comércio no Dia dos Namorados 2022.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a data deve movimentar R$ 18 bilhões no país. Além disso, 92 milhões de brasileiros pretendem comprar presentes para a festa, o que representa mais da metade (57%) dos entrevistados. 

Grande parte dos participantes da pesquisa afirmam que vão pesquisar os valores antes de comprar os presentes. Entretanto, a intenção de gastos para o Dia dos Namorados 2022 é de quase R$ 200 (a média ficou em R$ 196).

Ademais, mesmo com a flexibilização das medidas sanitárias, o estudo aponta que apenas 39% dos entrevistados pretendem sair para jantar ou dormir fora, enquanto 36% afirmaram que pretendem passar o dia comemorativo em casa.

Para você, supermercadista, esses dados trazem bons insights, por exemplo:

  • Se o objetivo dos entrevistados é gastar até R$200 na data, que tal preparar opções de presentes variados que custem até esse valor?
  • Muitas pessoas irão comemorar o Dia dos Namorados 2022 em casa. Então, que tal estimulá-las a fazer um dia especial, preparando a decoração personalizada, um café da manhã, almoço e/ou uma janta romântica? Lembrando, é claro, que todos os itens e ingredientes necessários para fazer esse dia ser ainda mais especial podem ser comprados no seu supermercado.

Como preparar o supermercado para o Dia dos Namorados 2022? 

1. Analise as ações que foram feitas no ano passado

Sabemos que em 2021 o Dia dos Namorados aconteceu em meio às grandes restrições impostas pela pandemia e que em 2022 o cenário já é mais favorável. 

Entretanto, apesar da mudança positiva ocorrida nos últimos 365 dias, é possível analisar o que você fez no Dia dos Namorados anterior para saber quais ações foram bem aceitas pelo público e trouxeram um bom resultado para o seu negócio. 

Por outro lado, também é possível reavaliar o que não fez tanto sucesso e pode ser melhorado e/ou deixado de lado.

Porém, sejam quais forem as ações escolhidas para fazer no seu supermercado para celebrar a data, lembre-se de que algumas delas são vitais para o sucesso. Dentre elas, destaque para:

  • Utilizar as suas redes sociais como aliada para divulgar as campanhas e ações para a data;
  • Preparar o seu estoque para evitar a ruptura;
  • Oferecer um bom atendimento para o seu cliente, seja via loja física ou virtual;
  • Fazer com que o seu cliente sinta-se especial ao adquirir os produtos para o Dia dos Namorados 2022 na sua loja. 

– Você também pode se interessar por: Guia do Varejo: planejamento de redes sociais

2. Faça kits de produtos com embalagens especiais para o Dia dos Namorados 2022

O cuidado em fazer uma embalagem especial agrega valor ao produto, facilita a vida do seu cliente e, é claro, mostra que ele está comprando um item especial para a data.

Além disso, os kits personalizados para serem vendidos prontos podem trazer vários benefícios para o seu supermercado. Dentre eles:

  • Aumentar o ticket médio da compra;
  • Agregar valor aos produtos;
  • Fazer com que você venda itens que nem sempre seriam comprados de maneira isolada;
  • Movimentar diversos setores da sua loja, pois é possível acrescentar produtos variados no kit. Por exemplo: chocolates, bebidas, flores, cartões e itens de beleza/maquiagem. 
  • Ser um diferencial da sua marca frente à concorrência;
  • Proporcionar uma experiência mais completa e positiva aos consumidores. 

Ademais, lembre-se de que os kits de dia dos namorados podem ser diversificados de acordo com valores e, é claro, os produtos escolhidos. 

É possível montar kits com itens de decoração (como velas, cartões e corações de papel, guardanapos temáticos, entre outros), produtos de beleza, passando por chocolates, flores, cervejas e bebidas alcoólicas variadas, produtos da padaria, etc.

Ainda, é possível fazer kits para pessoas com restrições alimentares ou que optam por não consumir certos ingredientes. Combos sem lactose, sem açúcar, sem glúten, veganos e vegetarianos podem fazer sucesso na sua loja!

– Confira: Produtos para restrição alimentar: um diferencial para o seu supermercado

3. Faça ações inteligentes de cross selling

Para aumentar as suas vendas no Dia dos Namorados 2022 use de forma inteligente a estratégia de cross selling. Ou seja, posicione de forma estratégica produtos que podem se complementar e ser comprados juntos. Isso tornará a experiência de compra do cliente mais completa e, é claro, aumentará o ticket médio das suas vendas.

Algumas sugestões de cross selling que você pode fazer para essa data especial são:

  • Morango com creme de leite e/ou leite condensado;
  • Morango, banana, damasco, uvas, kiwi e demais frutas perto de chocolates;
  • Flores e cartões próximos para que o cliente compre ambos em conjunto;
  • Caixas de bombons perto de garrafas de vinho e/ou espumantes;
  • Ingredientes de receitas que podem fazer sucesso na data, como: massas, azeite de oliva e queijo pecorino, etc;
  • Tábua de frios e petiscos próximos das cervejas e/ou dos vinhos.

Além do cross selling, você pode também explorar de forma inteligente os pontos extras do seu supermercado para vender mais no Dia dos Namorados. Para saber mais, acesse: 4 formas de explorar os pontos extras em supermercados.

4. Ofereça uma experiência figital (físico + digital) completa

Os consumidores atuais valorizam a experiência fígital positiva. Ou seja, que engloba os canais de venda físicos e digitais. Isso significa que o seu supermercado deve estar preparado para criar uma experiência positiva, homogênea e completa para o seu consumidor em todos os seus canais.

Por isso, decore a sua loja física para a data e, também, personalize o visual da sua loja virtual para o evento, por exemplo. Faça ações que envolvam tanto as suas redes sociais quanto o seu PDV físico. Utilizando, sempre, a mesma identidade visual.

Esse cuidado de incluir todos os canais do seu supermercado nas suas ações de Dia dos Namorados 2022 poderá fazer toda a diferença na hora de efetivamente conquistar e fidelizar os seus consumidores.

– Complemente a leitura e entenda mais sobre o assunto: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência

Bônus: 11 ações para o Dia dos Namorados 2022

Pois bem, gostou das nossas dicas para aproveitar melhor essa data importante no seu negócio? Então aproveite e confira outras boas ações para colocar em prática: Supermercado no Dia dos Namorados: 11 ideias para vender mais.

Por fim, com todas essas dicas, o seu negócio está, com certeza, mais preparado para vender mais no Dia dos Namorados 2022, certo?

Aliás, lembre-se que pensar em ações sazonais e especiais para as festividades é muito importante para o sucesso do seu varejo. Assim sendo, se você quer saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano, baixe o nosso Calendário Promocional para 2022 e faça um bom planejamento para as suas campanhas.  

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]