SUMÁRIO


Por em 8 de abril de 2022

Dia dos Namorados 2023: seu varejo está preparado?

O seu supermercado está preparado para o Dia dos Namorados 2023? 

Celebrado no dia 12 de junho, a comemoração irá cair, neste ano, na segunda-feira. Isso significa que essa será uma boa oportunidade para movimentar diversos setores do seu negócio durante toda a semana de celebração e, é claro, também no final da semana que antecede a festa. Continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre como se preparar para a data

Como foi o Dia dos Namorados 2022 e expectativas do comércio para o Dia dos Namorados 2023

Pois bem, as expectativas são muito positivas para o comércio no Dia dos Namorados 2023. Isso porque, levando em consideração os dados obtidos na celebração do ano passado, são muitas as pessoas que celebram a data e, é claro, movimentam o comércio

Para se ter uma ideia, em 2022, de acordo com o relatório da All in, feito entre os dias entre os dias 16 de maio e 12 de junho de 2022, em parceria com ClearSale, Neotrust e outros, o consumidor brasileiro movimentou mais de 6,5 bilhões no varejo para comemorar em grande estilo o Dia dos Namorados.

Para 2023, que tal garantir que o seu supermercado esteja preparado para aproveitar esse período festivo, aumentar o seu faturamento, encantar os seus clientes e se tornar a melhor opção para os consumidores adquirirem presentes e produtos para o Dia dos Namorados 2023?

Veja nossas sugestões para obter sucesso nessa missão!

Como preparar o supermercado para o Dia dos Namorados 2023? 

1. Analise as ações que foram feitas no ano passado

É possível analisar o que você fez no Dia dos Namorados anterior para saber quais ações foram bem aceitas pelo público e trouxeram um bom resultado para o seu negócio. 

Por outro lado, também é possível reavaliar o que não fez tanto sucesso e pode ser melhorado e/ou deixado de lado.

Porém, sejam quais forem as ações escolhidas para fazer no seu supermercado para celebrar a data, lembre-se de que algumas delas são vitais para o sucesso. Dentre elas, destaque para:

  • Utilizar as suas redes sociais como aliada para divulgar as campanhas e ações para a data;
  • Preparar o seu estoque para evitar a ruptura;
  • Oferecer um bom atendimento para o seu cliente, seja via loja física ou virtual;
  • Fazer com que o seu cliente sinta-se especial ao adquirir os produtos para o Dia dos Namorados 2023 na sua loja. 

2. Faça kits de produtos com embalagens especiais para o Dia dos Namorados 2023

O cuidado em fazer uma embalagem especial agrega valor ao produto, facilita a vida do seu cliente e, é claro, mostra que ele está comprando um item especial para a data.

Além disso, os kits personalizados para serem vendidos prontos podem trazer vários benefícios para o seu supermercado. Dentre eles:

  • Aumentar o ticket médio da compra;
  • Agregar valor aos produtos;
  • Fazer com que você venda itens que nem sempre seriam comprados de maneira isolada;
  • Movimentar diversos setores da sua loja, pois é possível acrescentar produtos variados no kit. Por exemplo: chocolates, bebidas, flores, cartões e itens de beleza/maquiagem. 
  • Ser um diferencial da sua marca frente à concorrência;
  • Proporcionar uma experiência mais completa e positiva aos consumidores. 

Ademais, lembre-se de que os kits de dia dos namorados podem ser diversificados de acordo com valores e, é claro, os produtos escolhidos. 

É possível montar kits com itens de decoração (como velas, cartões e corações de papel, guardanapos temáticos, entre outros), produtos de beleza, passando por chocolates, flores, cervejas e bebidas alcoólicas variadas, produtos da padaria, etc.

Ainda, é possível fazer kits para pessoas com restrições alimentares ou que optam por não consumir certos ingredientes. Combos sem lactose, sem açúcar, sem glúten, veganos e vegetarianos podem fazer sucesso na sua loja!

– Confira: Produtos para restrição alimentar: um diferencial para o seu supermercado

3. Faça ações inteligentes de cross selling

Para aumentar as suas vendas no Dia dos Namorados 2023 use de forma inteligente a estratégia de cross selling. Ou seja, posicione de forma estratégica produtos que podem se complementar e ser comprados juntos. Isso tornará a experiência de compra do cliente mais completa e, é claro, aumentará o ticket médio das suas vendas.

Algumas sugestões de cross selling que você pode fazer para essa data especial são:

  • Morango com creme de leite e/ou leite condensado;
  • Morango, banana, damasco, uvas, kiwi e demais frutas perto de chocolates;
  • Flores e cartões próximos para que o cliente compre-os em conjunto;
  • Caixas de bombons perto de garrafas de vinho e/ou espumantes;
  • Ingredientes de receitas que podem fazer sucesso na data, como: massas, azeite de oliva e queijo pecorino, etc;
  • Tábua de frios e petiscos próximos das cervejas e/ou dos vinhos.

Além do cross selling, você pode também explorar de forma inteligente os pontos extras do seu supermercado para vender mais no Dia dos Namorados. Para saber mais, acesse: 4 formas de explorar os pontos extras em supermercados.

4. Ofereça uma experiência figital (físico + digital) completa

Os consumidores atuais valorizam a experiência fígital positiva. Ou seja, que engloba os canais de venda físicos e digitais.

Isso significa que o seu supermercado deve estar preparado para criar uma experiência positiva, homogênea e completa para o seu consumidor em todos os seus canais.

Por isso, decore a sua loja física para a data e, também, personalize o visual da sua loja virtual para o evento, por exemplo. Faça ações que envolvam tanto as suas redes sociais quanto o seu PDV físico. Utilizando, sempre, a mesma identidade visual.

Esse cuidado de incluir todos os canais do seu supermercado nas suas ações de Dia dos Namorados 2023 poderá fazer toda a diferença na hora de efetivamente conquistar e fidelizar os seus consumidores.

– Complemente a leitura e entenda mais sobre o assunto: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência

Bônus: 11 ações para o Dia dos Namorados 2023

Pois bem, gostou das nossas dicas para aproveitar melhor essa data importante no seu negócio? Então aproveite e confira outras boas ações para colocar em prática: Supermercado no Dia dos Namorados: 11 ideias para vender mais.

Por fim, com todas essas dicas, o seu negócio está, com certeza, mais preparado para vender mais no Dia dos Namorados 2023, certo?

Aliás, lembre-se que pensar em ações sazonais e especiais para as festividades é muito importante para o sucesso do seu varejo. Assim sendo, se você quer saber quais são as principais datas comemorativas de todos os meses do ano, baixe o nosso Calendário Promocional para 2023 e faça um bom planejamento para as suas campanhas.  

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]