SUMÁRIO


Por em 22 de março de 2021

Desafio do marketing de varejo: extraia informações valiosas sobre seus dados

Que nós estamos na era digital não é mais segredo para ninguém. Por conta disso, algumas empresas já começaram a perceber que o marketing de varejo precisa aproveitar de todas as ferramentas online disponíveis se quiserem ter bons resultados.

No entanto, mesmo tendo essa consciência, muitas empresas ainda não entenderem todas as possibilidades que esse meio pode oferecer e não estão tirando o máximo proveito.

Assim sendo, é preciso ter discernimento e um pensamento estratégico para colocar tudo em prática da melhor maneira possível.

Neste cenário, acompanhar diariamente os resultados, assim como analisar métricas relevantes para identificar o que precisa ser melhorado são ações que precisam fazer parte do dia a dia do varejista que está em busca de potencializar os resultados do seu varejo.

Porém, sabemos que essa é uma tarefa que leva tempo. Ademais, ela exige conhecimento e dedicação. Assim sendo, para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas valiosas que podem te auxiliar a ter mais sucesso para desenvolver suas estratégia de marketing de varejo baseada em dados. Acompanhe:

– Confira também: Como usar os dados de forma inteligente e alavancar seu varejo?

A importância do marketing de varejo

Para desenvolver boas ações de marketing de varejo é preciso ter acesso a alguns dados. Afinal, é a partir da análise desses dados que será possível desenvolver ações assertivas para alcançar o objetivo desejado.

Ademais, vale lembrar que o objetivo de cada ação de marketing no seu negócio varia. Assim sendo, alguns exemplos de objetivos que você pode traçar com as ações podem ser desde:

  • Aumentar as vendas;
  • Recuperar clientes inativos – ou seja, que estão há mais de um mês sem comprar no seu varejo;
  • Aumentar a percepção de valor de seus produtos e serviços;
  • Elevar o número de clientes cadastrados no seu clube de descontos;
  • Despertar interesse no shopper e converter a venda;
  • Aumentar a credibilidade o engajamento da sua marca nas redes sociais;
  • Estimular o aumento do ticket médio nas compras e/ou os consumidores a levarem mais itens em cada compra;
  • Superar seus concorrentes diretos e indiretos;
  • Aumentar o número de compras feitas em seu e-commerce, desenvolvendo ações de marketing estratégicas para esse canal de vendas, entre outros.

Seja qual for o objetivo de cada ação, saber como utilizar o marketing de varejo a seu favor será essencial. Por isso ele é tão importante para o sucesso do seu negócio.

5 dicas para aplicar o marketing de varejo no seu negócio

1. Conheça o seu público

O primeiro passo para ter sucesso na sua estratégia de marketing de varejo é saber quem é o seu público para cada ação. Afinal, de nada adianta desenvolver uma excelente campanha se ela não for direcionada para as pessoas adequadas.

Porém, para conhecer o seu público de maneira assertiva – ou seja, por meio de dados, e não de achismos, – você deve criar ações que te auxiliem nesse sentido. E é isso o que falaremos no próximo tópico.

2. Crie programas de incentivo para os seus clientes

Para saber quem são os seus clientes, você deve conhecê-los por meio de dados. E para ter esses dados, você precisa oferecer algo valioso em troca. Por isso, a criação de programas de incentivo, como clube de descontos, programas de pontos e cashback podem ser grandes aliados para a sua estratégia de marketing de varejo ter sucesso.

– Confira também: Aumente a fidelização dos clientes com um clube de descontos exclusivo 

3. Esteja presente em diversos canais, compreenda a jornada figital e seja omnichannel

Hoje, a estratégia de marketing de varejo vai muito além de simplesmente ter um bom PDV. É claro que a sua loja deve, sim, continuar sendo bem organizada, limpa, administrada e gerida por uma equipe qualificada e causar uma boa experiência ao cliente.

Entretanto, isso não é mais o suficiente para garantir a conquista de um cliente.

Ao planejar as suas estratégias de marketing, leve em consideração que o consumidor atual é figital. Ou seja, ele utiliza os canais físicos e digitais na mesma jornada de compra. Por isso, é essencial a sua marca ser omnichannel (ou seja, estar presente em todos os canais) e, mais do que isso, oferecer uma experiência fluida, positiva e eficiente em todos esses canais.

O seu consumidor não diferencia mais o meio físico com o digital. Ele pode mandar uma mensagem direta no seu Instagram para tirar dúvidas e, poucas horas depois, estar presente na sua loja física. E, obviamente, ele espera ter o mesmo atendimento positivo em ambos os canais.

– Entenda mais sobre o assunto: O que é omnichannel? Entenda o conceito e aplique no seu negócio

4. Segmente o seu público para personalizar e humanizar o contato com os clientes

Pois bem, a jornada do consumidor atual mudou e se tornou figital. Mas, mais do que isso, o perfil do público atual também mudou. Isso porque o cliente dos dias de hoje não aceita ser apenas mais um na multidão.

Por isso, a sua estratégia de marketing de varejo deve levar em consideração a personalização e a humanização no atendimento aos clientes. Isso significa que é importante:

  • Primeiramente, ter todos os dados dos seus clientes. Ou seja, nome completo CPF, endereço, idade e histórico de compras completo (produtos preferidos, ticket médio das compras, frequência que costuma comprar na sua loja, quantos itens costuma levar em cada compra, etc);
  • Segmentar o seu público antes de criar uma campanha de marketing, garantindo que apenas àqueles interessados pela ação serão impactados por ela. Por exemplo, uma pessoa que costuma comprar cerveja de uma marca específica receberá em seus canais de comunicação (WhatsApp ou SMS) as campanhas desse produto e será do interesse dela;
  • Desenvolver um atendimento humanizado, mesmo que utilize chatbots (assistentes virtuais) para agilizar o atendimento;
  • Estar sempre aberto e atento para receber feedbacks dos consumidores. Busque ouvir a opinião, críticas, sugestões e elogios sobre o seu negócio.

– Confira: Segmentação de clientes: quais dados são importantes para criar uma?

5. Analise os dados obtidos de forma estratégica

Todos os tópicos anteriores envolvem ações que irão gerar dados e informações valiosas para as suas futuras ações de marketing. Entretanto, para que eles tragam o efeito desejado, é essencial debruçar-se sobre esses dados e tirar insights sobre eles.

Afinal, ter os dados de clientes e não usá-los não adianta de nada. É preciso que os dados sejam a base para as próximas tomadas de decisão do seu negócio.

Por isso, analise essas informações para criar campanhas de marketing de varejo mais efetivas e que permitam que a comunicação com o cliente seja feita de forma assertiva.

Desenvolva, dentro da empresa, uma cultura analítica e de análise de dados, garantindo que todos deixem de lado os achismos e passem a utilizar os números na hora de definir as próximas ações a serem feitas.

Inclusive, para saber mais sobre o assunto e ter ainda mais sucesso na sua estratégia de marketing de varejo, baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito que ensina tudo o que você precisa saber sobre como mensurar dados no seu negócio e potencialize as suas ações de marketing o quanto antes!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]