Por em 4 de abril de 2019
Como inovar para vender mais no seu supermercado
Saber como inovar para vender mais é uma necessidade para os supermercados que desejam ter resultados melhores atualmente.
O varejo tem mudado consideravelmente nos últimos anos e a tendência é que as transformações continuem por mais algum tempo.
Nesse cenário, lojas que não se prepararem e não andarem na direção da inovação provavelmente vão perder mercado.
Isso não pode acontecer apenas pela questão de inovar, mas porque agora os consumidores buscam isso nas lojas.
No post de hoje, você verá como inovar não é nenhum problema, mas sim uma solução para o seu supermercado.
Dificuldades para inovar
Muitos supermercadistas dizem que têm muitas dificuldades para inovar e muitos desistem por acharem que não se aplica à realidade deles.
É certo que mudanças trazem uma certa desconfiança e receio, não apenas para inovações e tecnologia. Além disso, outros pensam sobre a dificuldade técnica que envolve investir em tecnologia para supermercados.
Isso também pode ser contornado. Atualmente existem startups, por exemplo, que já solucionam muitos desses casos, além de terem um valor acessível.
A ideia que precisa ser fixada é que será uma mudança para melhor, não só para a loja, mas também para os clientes.
As dúvidas e desculpas precisam dar espaço para a motivação de aumentar as vendas, o faturamento e melhorar a experiência de compra dos clientes.
É claro que para isso acontecer e ter os resultados desejados é preciso também se comprometer com o projeto.
Se engana quem pensa que vai investir em tecnologia para não ter mais trabalho. A função dela é tornar os seus esforços mais eficientes e contribuir para facilitar processos que ajudem a melhorar seus ganhos.
À primeira vista as dificuldades podem parecer grandes, mas certamente os resultados obtidos são maiores e valem a pena.
Como começar a inovar em supermercados
Certamente oportunidades de aplicar novas estratégias, tecnologias e inovações para melhorar as vendas sobram no mercado.
Muitas delas já têm sido aplicadas e trazido ótimos resultados para quem decide investir nessas soluções.
As grandes redes varejistas e supermercadistas são bons exemplos e vale a pena fazer um benchmarking para entender com funciona na prática.
É claro que não é possível aplicar tudo que existe de disponível, por isso é preciso levar em conta a situação da sua loja e quais são os seus objetivos.
Ideias inovadoras para vender mais geralmente têm o foco nos clientes e em entregar uma melhor experiência de compra.
Como exemplos temos soluções de gestão de clientes, aplicativos e até mesmo formas alternativas de fazer as compras de supermercados. Esse tipo de inovação já se consolidou no mercado, principalmente pelas mudanças nos hábitos de consumo.
Se o seu principal objetivo é diminuir a perda de clientes, por exemplo, pode ser uma boa ideia investir em gestão de clientes. Já se você quer mais praticidade para seus consumidores, uma loja virtual pode ser o caminho.
Em outros casos, a necessidade pode ser melhorar a gestão da loja, questão que softwares de gestão podem contribuir. Outras situações podem ter relação com estoque, e por aí vai.
A verdade é que para a maioria dos problemas existe uma tecnologia que pode contribuir.
Para encontrar a que melhor se adapte à sua necessidade é importante estar atento às novidades que surgem.
Você pode conferir algumas dessas novidades em nosso posts sobre o “Supermercado 4.0”.
Se você ainda não tem uma cultura de inovação na sua loja, pode ser uma ótima hora para começar. Mesmo que sejam com soluções simples ou até mesmo em processos internos, o importante é dar o primeiro passo.
Gestão de clientes: como inovar para vender mais
Mostrar para os clientes que você tem buscado inovar para dar maior praticidade às compras deles também é uma questão importante.
Isso, além de melhorar os seus resultados, mostra para os consumidores que você se importa com eles.
Assim, além de aumentar seus ganhos também pode utilizar a implementação de novas ferramentas para aproximar seu relacionamento com quem compra de você.
A gestão de clientes, por exemplo, é uma solução que se encaixa perfeitamente nessa questão de inovação e percepção dos consumidores.
Isso acontece, pois ela é o tipo de estratégia e tecnologia que tem como foco principal os clientes da loja.
Conhecer seus clientes, usar dados de compra deles e criar ações de acordo com o consumo são os principais pontos a serem trabalhados.
Com isso você usa a tecnologia e a análise de indicadores para aumentar sua retenção, a fidelização e, claro, o faturamento do seu supermercado.
E o melhor para sua gestão: o investimento em gestão de clientes pode ser considerado muito baixo. Já que se a plataforma e os dados forem trabalhados certamente o que você irá gerar de ganho pode pagar a solução e muito mais.
A dúvida que precisa existir em você e na sua equipe não é porque investir, mas sim porque ainda não foi feito isso.
Para começar você pode baixar nosso ebook sobre BI e CRM para aumentar vendas! Com ele você vai entender ainda mais porque a gestão de clientes pode ser importante para sua loja.