SUMÁRIO


Por em 23 de maio de 2019

Como vender mais em supermercados com a comemoração de São João

A comemoração de São João talvez seja uma das festas mais populares de todo o Brasil. Por esse motivo, pode ser uma ótima chance de melhorar as vendas do seu supermercado.

As datas comemorativas se bem exploradas podem ser ótimas oportunidades para que sua loja consiga resultados mais expressivos.

Porém, para que isso aconteça você precisa desenvolver as ações corretas e planejá-las com antecedência para que ela funcionem da melhor maneira possível.

Por esse motivo, também é muito importante ter um calendário promocional, que vai te ajudar no planejamento dessas ações para atingir os resultados desejados.

Veja no post de hoje como você pode aproveitar o Dia de São João para conseguir aumentar suas vendas!

Oportunidades para sua loja na comemoração de São João

Essa data comemorativa possui vários produtos típicos e esse é um das oportunidades que você pode explorar. Entre os principais ingredientes de várias receitas estão milho, arroz e amendoim, por exemplo.

Sem falar dos produtos que já tem uma grande popularidade como pé de moleque, pipoca e pamonha.

Confira algumas ideias que separamos para o seu supermercado colocar em prática e aumentar as vendas durante o período.

Ações promocionais

Trabalhar com a criação de ações para melhorar as vendas em supermercados é um trabalho que precisa ser efetivo diariamente.

Na comemoração de São João sua loja também pode aproveitar para impulsionar alguns setores.

Criar um encarte temático, por exemplo, pode ser uma ótima estratégia para suas vendas. Você pode selecionar os produtos típicos da data e outros relacionados, como as bebidas.

Essa pode ser uma ação mais geral para os seus clientes, na tentativa de atraí-los para a loja com boas ofertas.

Uma outra opção é promover uma festa neste dia no seu supermercado, com degustações de vários produtos e música ao vivo.

Para convidar os clientes para irem até a loja você pode enviar um SMS para eles com o convite e dizer que a loja terá várias promoções especiais. Essa ação pode atuar como um conjunto de ação de vendas com uma ação de relacionamento.

Se você preferir criar uma campanha mais efetiva utilizando segmentações, basta usar as informações dos seus clientes.

Uma boa ideia é analisar as vendas no mesmo período do ano anterior e identificar quais foram os consumidores que fizeram compras de produtos tradicionais da data.

Com isso, você pode criar uma série de ofertas com base nos itens consumido, mas agora para um público que já tem interesse em comprá-los. Dessa forma, você pode otimizar seus investimentos em marketing e melhorar o seu ROI.

Negociação com fornecedores

Antecipar seus pedidos de produtos que tendem a aumentar sua saída na época das festas pode garantir que sua loja consiga fazer ações mais efetivas.

Isso acontece, pois você terá um prazo maior para negociar com os fornecedores e também criar ações em parceria.

Com melhores negociações você pode criar ações mais agressivas e atrair um número maior de clientes para o seu supermercado.

Para estimular ainda mais as compras impulsivas, que visam o aumento do ticket médio, você pode trabalhar com ações de trade marketing em conjunto com a indústria.

É importante também que você fique atento ao seu estoque para não perder nenhuma chance de vendas nesse período festivo.

Layout de Loja

Deixar seu supermercado no clima da data pode contribuir para que suas ações promocionais sejam mais efetivas.

Uma boa ideia é criar um espaço especial destinado aos produtos típicos para a data. Você pode decorá-lo com bandeirinhas, chapéus de palha e outros utensílios que caracterizam a festa.

Materiais de comunicação com aspectos que remetem a comemoração também podem ajudar no aumento de suas vendas.

Essa ação também pode ser complementada com ações de merchandising para ter resultados ainda melhores. Para a criação delas, pode ser uma boa ideia fazer parcerias com seus fornecedores.

Outra opção para o seu supermercado, é decorar toda a loja com bandeirinhas, por exemplo, em busca de colocar os clientes no clima da data.

Após isso, você pode escolher pontos estratégicos, como as pontas de gôndola para estimular as compras.

Você já tem uma série de ideias para aumentar as vendas na sua loja não é mesmo? Chegou a hora de colocá-las em prática!

Não se esqueça de planejar corretamente as ações para que elas saiam da maneira esperada e atinja os resultados necessários.

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Daniela Hendler