SUMÁRIO


Por em 12 de julho de 2022

Criei meu clube de benefícios, e agora?

Para ter sucesso com um clube de benefícios do seu supermercado, mais do que simplesmente criá-lo, é essencial ter um cuidado com toda a execução da estratégia. Isso porque a criação do clube é apenas o início do projeto. O que irá garantir o seu sucesso é a forma a qual ele será ministrado no dia a dia pelo seu negócio.

Para isso, é preciso estar atento a todos os detalhes, reforçar o engajamento de todo o seu time com o lançamento do clube de benefícios, criar uma estratégia de marketing eficiente e, também, realmente oferecer bons descontos que façam com que o consumidor queira se cadastrar no seu clube de benefícios.

Então, no processo de implantação do clube todo cuidado é pouco, sendo que alguns erros simples podem custar caro para o seu negócio. Confira neste post algumas dicas para obter êxito com seu clube de benefícios e alcançar bons resultados.

– Ainda não tem o seu Clube de Descontos? Então acesse: 9 motivos para criar um clube de vantagens do seu supermercado

Os clientes precisam conhecer seu clube de benefícios

Antes de fazer sucesso, o seu projeto precisa ser reconhecido.

Esse fator é indispensável para atingir os resultados desejados com o clube de benefícios. Ele passa por duas etapas principais: o reconhecimento dos benefícios e a relevância que eles trazem para o consumidor.

Reconhecer os benefícios é o ponto principal do seu clube de descontos

A intenção ao implantar um clube de benefícios é fazer com que o seu cliente se cadastre.

Então, utilizado os dados de cadastro dos clientes, você terá informações sobre as preferências de compra dessa pessoa e, assim, poderá entregar benefícios personalizados, de acordo com as necessidades e preferências pessoais de cada consumidor.

Essa é a visão que o seu negócio deve ter, mas a do cliente é diferente.

O consumidor só vai querer se cadastrar se receber algo que considere vantajoso em troca.

Assim sendo, ele precisa enxergar que fazer parte do clube de benefícios é essencial e que só assim receberá promoções e ofertas exclusivas.

Para isso, seu programa precisa ser relevante para ele e oferecer um benefício imediato (desconto) para despertar o interesse do consumidor.

Essa questão está diretamente ligada a dois pontos:

  1. A escolha dos produtos que vão compor o seu clube de ofertas.
  2. O valor com desconto em comparação ao valor sem desconto.

Abaixo você entenderá um pouco melhor esses tópicos.

Seu clube de benefícios precisa ser relevante para o cliente

Como foi dito anteriormente, a escolha de produtos é fundamental se você quer ter sucesso com o clube de benefícios.

Além da escolha, a quantidade de produtos que vão fazer parte do seu mix promocional é extremamente importante.

Não existe uma fórmula mágica com o que deve ser feito, mas existem algumas estratégias.

A principal delas é que todos os setores ofertem produtos que fazem parte do clube de benefícios. Dessa forma, o cliente vai estar rodeado pelas ofertas especiais que só quem é cadastrado tem direito a aproveitar.

Utilizar a curva ABC e os produtos notáveis são bons planos para escolher os itens adequados e definir uma estratégia para impactar o público, elevar o número de cadastros e aumentar a relevância do clube.

Claro que estas escolhas também dependem do tamanho da sua loja, mas em média sua loja deve ter no mínimo 50 produtos no Clube. Isso se você quer começar mais devagar.

– Leia também: Como manter o cliente engajado após o cadastro no clube de desconto?

Para ter mais sucesso, nomeie um colaborador para liderar o seu Clube

Ter um líder para comandar o projeto do seu Clube de Benefícios é algo extremamente importante.

Isso porque contar com alguém que engaje os funcionários a participarem do desenvolvimento do programa, que os incentive a realizarem mais cadastros, aumentem a divulgação do clube e tornem-o mais reconhecido é fundamental.

Para contribuir nesse sentido, podemos te dar uma dica:

Alguns dos nossos clientes Mercafacil realizam campanhas e competições internas na empresa para incentivar os funcionários a cadastrarem e identificarem clientes no PDV. Como prêmio, você pode dar um vale-compras para o colaborador mais engajado, por exemplo.

Ao implantar o clube de benefícios, sua empresa precisa estar consciente de que é necessário seguir uma metodologia para que ele atinja o sucesso desejado.

Dessa forma, perceba que dedicar tempo ao projeto e seguir algumas etapas para o seu sucesso são ações fundamentais.

Assim, se todos os passos forem seguidos corretamente, você com certeza colherá bons frutos da implantação do seu Clube de Benefícios.

Ainda ficou com dúvidas sobre como ter sucesso com o clube de descontos?

Então confira o artigo a seguir e complemente o seu conhecimento sobre o assunto: Veja 8 erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]