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Fidelização de clientes: por que é um bom negócio investir?

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Investir na fidelização dos clientes sem dúvidas é uma das principais tendências do varejo e os benefícios dessa estratégia são os mais variados.

Uma pesquisa da Bain & Company, revelou que um investimento de 5% em fidelização pode representar um aumento de até 95% nos lucros.

Parece uma opção muito tentadora, não é mesmo?

No post de hoje vamos te mostrar outras razões e algumas ações que você pode aplicar na sua loja para aumentar a fidelização.

Comece a investir na fidelização dos clientes

O tempo em que os clientes buscam sempre a loja mais barata para realizarem as compras deles já passou.

Um cenário do mercado mostra que os consumidores buscam muito além de preço. Atualmente a satisfação com uma loja e a experiência de compra dela são questões muito mais importantes.

Até mesmo os que buscam pelo preço, tentam encontrar lojas que oferecem experiências satisfatórias no momento da compra.

Os atacarejos são ótimos exemplos nesse sentido, que mesmo tendo preço e quantidade como foco também tem investido no ponto de venda e comunicação.

Como foi falado no início do texto, os investimentos na fidelização podem gerar um alto retorno para a empresa.

Essa melhora nos resultados pode vir tanto da economia dos investimentos em comunicação, quanto no aumento da efetividade dessas ações.

Ter uma base de clientes fidelizados também pode se fundamental para a sobrevivência de uma empresa.

Em alguns casos novas lojas acabam não alcançando sucesso, pois não conquistaram um número ideal de consumidores recorrentes.

A fidelização dos clientes precisa começar desde a atração, então todos os momentos de contato com o público são importantes.

Para começar a fidelizar na sua loja são ótimos passos investir em comunicação, inovação, layout de loja e na experiência de compra.

Além disso, é importante que você trabalhe com uma estratégia voltada para os seus consumidores. Executar suas ações com foco nos clientes certamente pode melhorar os ganhos e aumentar a fidelização.

Outra questão relevante nesse sentido é construir uma base de dados do clientes, para conhecê-los e atuar orientado por dados.

Faça a gestão dos seus clientes

A fidelização já se inicia desde o contato de atração entre a sua empresa e o consumidor. Se essa primeira experiência não for satisfatória dificilmente ele comprará de você ou irá retornar para uma nova compra.

Resgatar clientes é muito mais difícil do que mantê-los comprando, mas mesmo assim nem tudo está perdido.

Um supermercado perde em média 30% dos clientes ao ano, mas com um trabalho executado corretamente esse número pode ser muito menor.

No caso em que um cliente deixa de comprar com você por algum tempo o resgate precisa ser feito com base nos hábitos de compra dele. Assim, você demonstra que o conhece e pode facilitar essa reaproximação.

Já no caso da fidelização ser recorrente é um dos caminhos para o sucesso. E por favor, nada de ofertas todos os dias ou de maneira exagerada.

Ações de vendas são importantes, mas não se esqueça também de trabalhar o relacionamento. A fidelização dos clientes e o relacionamento andam lado a lado, então a relação entre sua empresa e o consumidor merece atenção.

A gestão de clientes pode ser uma boa estratégia para a retenção, fidelização e ainda contribuir para a atração de novos consumidores. Descubra como colocá-la em prática na sua loja, neste post.

É importante ressaltar que a fidelização é um trabalho constante e a sua empresa precisa ser buscar formas de manter o consumidor próximo.

Colocar em prática sempre as mesmas estratégias pode acabar afastando os clientes, principalmente no cenário de inovação que tem crescido no varejo.

Para que você comece a ter ideias de como aumentar a fidelização dos clientes da sua loja separamos um conteúdo especial para você. Baixe o nosso e-book gratuito comece a fidelizar clientes no varejo agora mesmo! 

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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