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Dicas para supermercados: ações de vendas para o mês de julho

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As ações de vendas em supermercados precisam ser planejadas estrategicamente para atingir os resultados esperados. Isso acontece, pois é preciso analisar oportunidades, negociar valores, definir preços, entre outras questões.

Por esse motivo, é muito importante que a sua loja defina um calendário promocional de ações para o ano. Além disso, você deve se manter atento a oportunidades que podem surgir ao longo dos meses.

Para o mês de julho você pode aproveitar algumas datas comemorativas com o objetivo de aumentar as vendas. Acompanhe o post de hoje para conferir algumas ideias de datas e ações que você pode colocar em prática.

Ações de vendas para as datas comemorativas de Julho

O varejo de forma geral costuma utilizar as datas comemorativa a seu favor. Basta ver as campanhas de Natal, por exemplo, para observar como essas datas são importantes.

Além de aproveitar essas datas, o seu supermercado pode utilizar datas um pouco menos conhecidas para promover algumas ações.

Vale lembrar que suas ações podem ser tanto de vendas quanto de relacionamento com os clientes. Ambas têm valor para a loja e podem contribuir para o aumento dos ganhos.

Veja algumas opções de ações para que o seu supermercado aproveite as oportunidades do mês.

08/07 Dia do panificador 👨‍🍳🍞

A padaria é um dos setores com maior movimento diariamente nos supermercados. Por essa razão, aproveitar essa data certamente pode contribuir para o aumento nas suas vendas.

Uma boa opção é criar um evento para os seus clientes com degustações dos produtos da padaria. Como a data irá cair em uma segunda feira, realizar essa ação no fim da tarde pode atrair mais clientes.

Colocar isso em prática pode contribuir para o seu relacionamento com os consumidores e ao mesmo tempo para as vendas do setor. Por isso, vale a pena caprichar ainda mais na produção neste dia.

Uma ação segmentada também é muito bem vinda nesta data comemorativa. Você pode identificar os clientes que compraram pães na sua padaria e disponibilizar um desconto especial para eles.

Além disso, também vale a pena realizar uma ação interna para os profissionais da sua loja. Tão importante quanto os clientes, são eles que diariamente traduzem seus esforços em vendas para o supermercado.

Então nada mais justo do que você parabenizá-los e dar para eles algum tipo de brinde como um vale compra na loja.

10/07 Dia da Pizza 🍕

Esse é um ótimo exemplo de data comemorativa que pode ser explorada especialmente em supermercados. Isso acontece, pois ela é capaz de movimentar vários setores da loja.

Para as suas ações vale a pena utilizar tanto canais online como os meios offline no seu PDV.

Você pode utilizar as suas redes sociais para divulgar receitas de pizza para os seus clientes. Junto com as receitas é interessante que você disponibilize um encarte digital com ofertas dos ingredientes.

Essa ação pode ser trabalhada da mesma maneira em seu encarte físico e até mesmo com banners e outros materiais e comunicação na loja.

Essas campanhas também podem ser uma ótima chance de você realizar vendas cruzadas com bebidas frias, por exemplo. Fazer isso pode principalmente estimular o aumento do ticket médio de seus clientes.

Se você fizer a produção e venda de suas próprias pizzas também vale a pena impulsionar a venda delas. Caso não faça, fazer ofertas de pizzas congeladas também é uma boa opção. E você pode colocar tudo isso junto com os seus encartes.

15/07 Dia dos Homens 👱

Criar uma campanha segmentada é um dos melhores caminhos para seguir nessa data comemorativa. Você pode utilizar a segmentação por gênero e criar ações especiais para os homens.

Com o segmento de clientes criado vale também fazer uma análise dos produtos mais consumidos por eles. Com essa informação você pode criar um encarte especial com esses itens e enviar para eles via SMS.

Também vale a pena utilizar as suas redes sociais com foco em aproximar o relacionamento com os consumidores. Publicar uma mensagem de parabéns certamente é uma boa ideia para a data.

Além disso, você também pode criar um cupom de desconto para que eles apresentem na loja para compras nesta data.

19/07 Dia Nacional do Futebol ⚽️

Que o futebol é o esporte mais popular do país certamente você já sabe. Porém, agora você vai descobrir como usá-lo para aumentar suas vendas.

O Dia do Futebol será alguns dias após a final da Copa América que acontece aqui no Brasil. Com isso, os campeonatos de nacionais de futebol vão reiniciar as atividades.

Você pode aproveitar essa situação para impulsionar as vendas de alguns setores da sua loja. Entre os principais estão o açougue, bebidas frias e os aperitivos.

A criação de um encarte especial com esses produtos certamente pode contribuir para movimentar a loja na data.

26/07 Dia dos Avós 👵👴

Nesta data comemorativa você pode aproveitar para estreitar o seu relacionamento com quem compra na sua loja.

Em suas redes sociais vale a pena parabenizar todos os avós pelo dia deles. Outra ideia é criar uma ação para engajar os seus seguidores.

Você pode criar um concurso com “frases de avós”. As melhores podem ser publicadas em seus perfis digitais e os vencedores podem ganhar algum brinde ou vale compras.

Outra ideia com o uso das redes sociais é publicar receitas, para que os netos preparem para os avós em comemoração ao dia deles. Para complementar vale a pena criar um encarte digital com ofertas dos ingredientes.

28/07 Dia do Agricultor 🌽

O setor de FLV já é importante nos supermercados e essa data é mais uma chance para impulsionar as vendas nele.

Como a data irá cair em um domingo e você pode aproveitar isso para criar um dia especial no setor. Você pode colocar uma série de ofertas nos produtos e também promover degustações.

Essa é uma boa oportunidade para que você evidencie a qualidade dos seus produtos para os clientes. Com isso tanto a ação de venda, quanto de relacionamento pode trazer resultados melhores.

Além disso, para aproveitar que o mês está perto do fim, você pode utilizar esses produtos para fazer o resgate dos clientes inativos.

Ações de vendas em alguns períodos do mês

02/07 Início de mês

O começo do mês é geralmente marcado por um movimento maior na loja já que muitos clientes recebem nesse período.

Ao pensar nisso, fica claro que esse é o momento ideal para intensificar suas ações de vendas não é mesmo? Para fazer isso, apostar em campanhas segmentadas pode ser uma ótima opção.

Estimular o aumento do ticket médio com as compras por impulso também pode ser uma boa estratégia para o início do mês.

Para colocar isso em prática você pode utilizar o merchandising no seu PDV e ações de trade marketing, por exemplo.

15/07 Campanha de categoria

O principal objetivo desse tipo de campanha é voltar a atrair mais clientes após a passagem das primeiras semanas do mês.

Para colocá-la em prática você pode escolher uma categoria da sua loja que você precise impulsionar as vendas.

É preciso planejar cuidadosamente esse tipo de ação para que você não crie ofertas que prejudiquem a sua rentabilidade.
Vale lembrar que você também precisa analisar os hábitos de compra dos seus clientes, afinal precisa criar um campanha que realmente faça sentido para eles.

Se a ação for planejada corretamente pode atrair os clientes e contribuir para o aumento nas vendas.

Outra ideia que pode ser relevante é trabalhar com estratégias de vendas cruzadas de itens relacionados e também da criação de kits de produtos.

24/ 07 Resgate de inativos

Fazer com que os clientes voltem a comprar no seu supermercado nem sempre é uma tarefa fácil. Por esse motivo, o ideal é que você seja recorrente na criação de ações para estimulá-los a voltarem.

As estratégias de retenção de clientes tem uma importância muito grande no que diz respeito a conseguir resultados melhores. O resgate de clientes inativos é umas das ações que compõem essa estratégia.

O fim do mês é o momento ideal para trazer esses consumidores de volta para a o seu supermercado com ações direcionadas.

Trabalhar com segmentações pode fazer com que você tenha mais efetividade na sua campanha. Oferecer produtos que os clientes já compraram alguma vez em na loja certamente podem ajudá-lo a voltar.

Se você ainda não tem uma ferramenta de gestão de clientes para criar segmentações, fazer ofertas mais expressivas pode ser um bom caminho.

Para que sua margem não seja prejudicada você pode fazer essa ação em apenas um dia e tentar criar o senso de urgência nos consumidores.

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Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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