Retenção de clientes

Descubra porque recuperar clientes inativos é importante para seu negócio

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Nem só da atração de novos clientes vive uma empresa. Manter os ativos e recuperar clientes inativos também merece a mesma atenção por parte dos varejistas.

Quando o cliente já comprou, significa você conseguiu agradá-lo de alguma forma e não pode deixar que ele pare de comprar definitivamente. Se por um certo período ele deixou de comprar, é preciso ir atrás desse inativo e não deixar que ele se torne um cliente perdido.

Para tornar o trabalho mais fácil, entender o comportamento do consumidor e aplicar práticas para reter e fidelizar quem já compra na sua loja precisa fazer parte da estratégia do negócio. Esse trabalho é essencial e traz ótimos resultados para quem o faz corretamente. Descubra no post de hoje porque isso é tão importante para a sua empresa!

Importância de recuperar clientes inativos

Um dos principais fatores quando se fala em trabalhar a retenção de clientes é a questão financeira e recuperar clientes inativos é parte importante desse trabalho. Isso porque, de acordo com Philip Kotler, o custo para manter um cliente é até sete vezes menor do que o valor gasto em estratégias de atração.

Uma economia desse tamanho já seria um ótimo incentivo para começar a trabalhar estratégias de retenção. Mas quando se trata de clientes inativos os benefícios não param por aí.

Se atualmente o consumidor está um período relativamente longo sem comprar, o risco de perdê-lo é muito grande. Perder um cliente tende a causar problemas ainda maiores na empresa, como queda nas vendas e no faturamento.

Ao pensar nisso, fica claro que fazer os consumidores inativos voltarem a comprar tem grande importância para a empresa.

Leia aqui o post que explica a diferença entre os tipos de clientes: ativos, inativos e perdidos.

Por quê reativar clientes inativos?

São clientes que já compravam, então trazê-los de volta tende a ser mais fácil

Se o cliente já foi comprar em sua loja, significa que em algum momento ele viu valor na sua empresa. Por meio da gestão de clientes, o histórico de compras deles tende a facilitar sua comunicação no momento do resgate.

Criar segmentações pode ser de grande valor nesse momento. Como você já o conhece, pode oferecer alguma oferta de acordo com o que já comprou anteriormente. Essa é uma forma de tentar reativar esse cliente antes que seja tarde e você o perca.

Clientes inativos correm o risco de serem perdidos e reconquistar clientes perdidos é muito mais difícil

Clientes que estão inativos chegaram a essa situação por algum motivo. Por falta de incentivo, de benefícios ou na pior das hipóteses por um mal atendimento no momento da compra que dificilmente fará com que ele volte.

Se for possível identificar a razão desse problema, melhor. Assim, a resolução será mais fácil ainda.

O importante é lembrar que quanto mais tempo  o cliente ficar inativo mais difícil será o seu trabalho para recuperá-lo. Especialmente porque provavelmente ele não parou de comprar, só não tem comprado com você.

Se ele tem feito compras em um concorrente, é possível que tenha visto valor naquela outra empresa. Isso pode ter relação com um maior número de ofertas, melhor atendimento, entre outros fatores.

O fato é que em alguma questão você tem sido superado e precisa reverter essa situação. Quanto mais o tempo passar mais complicado vai ficar a situação e ninguém quer perder vendas, não é mesmo?!

Fazer Gestão de Clientes mantém o faturamento do negócio sem precisar investir muito em ações de atração

Ter mais cliente é sempre um objetivo que deve estar na pauta do varejo. Porém, existem práticas que são capazes de manter o negócio estável e até ajudar no crescimento, como a retenção e fidelização de clientes.

Um bom exemplo são campanhas de resgate de inativos, por meio do envio SMS. Esse tipo de ação tem um custo baixo – custa muito mais barato que distribuição de encarte, por exemplo – e as taxas de reativação de clientes são altas, bem como o faturamento gerado.

Empresas que utilizam um software de gestão de clientes tem um trabalho mais fácil para conseguir trazer os clientes de volta para a loja. O trabalho é mais simples, pois com ele é possível criar segmentações a partir dos grupos de consumidores inativos. Feito isso, é só criar as ações para reativá-los. Os resultados a partir da segmentação são surpreendentes.

Para quem ainda não tem um software de gestão de clientes a tarefa de identificar um cliente inativo fica complicada. Para piorar, essa situação é percebida apenas quando o cliente deixa de comprar efetivamente, ou seja, torna-se perdido.

Quando é possível identificar esse tipo de cliente o trabalho tende a ser mais fácil e a otimização dos resultados serão maiores.

Agora que você já sabe a importância de recuperar clientes que não compram a algum tempo, confira nosso post que conta como recuperar clientes inativos e outro sobre a contribuição de campanhas segmentadas na prevenção da perda de clientes.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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