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Software online: saiba como aumentar o ticket médio da sua empresa

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Hoje em dia, a maioria das empresas já utiliza vários recursos tecnológicos para melhorar o desempenho de suas vendas. Desde as multinacionais até os pequenos comerciantes, todos podem usar um software online para aprimorar seus negócios. Porém, nem todos sabem como aproveitar ao máximo essa ferramenta.

Alguns pequenos empreendedores ainda acreditam que esse tipo de recurso é exclusivo para grandes empresas, enquanto outros apenas não consideram o investimento justificável. Porém, aqueles que adotam essas medidas encontram novas formas de melhorar o ticket médio dos seus clientes e garantir um empreendimento mais estável e em constante crescimento.

Ainda não tem certeza se deve investir em um software online? Então, veja algumas vantagens que ele oferece e como elas podem aumentar seu ticket médio!

Panorama amplo das vendas

A primeira função de qualquer software de gestão é analisar melhor um aspecto específico da sua empresa.

Vendas, efetividade das campanhas de marketing, produtividade dos colaboradores, entre outras coisas. E um programa de computador consegue gerar essas análises muito mais rapidamente e com maior precisão. Afinal, a máquina pode consultar todas as bases de dados do negócio em pouco tempo.

Além de facilitar esse trabalho, o software também pode gerar relatórios de performance para toda a equipe, em tempo real. Dessa forma, você sempre saberá se está rendendo o esperado, se precisa fazer alguma intervenção ou se há alguma oportunidade ainda não explorada.

Com essas informações em mãos, é possível identificar quais produtos possuem maior taxa de compra, sendo melhores alvos para seus investimentos, além daqueles que estão subutilizados. Estratégias simples, como vendas em conjunto, podem contribuir bastante para aumentar o valor de cada compra.

Mais conhecimento sobre o seu público

Conhecer o perfil dos seus principais clientes é fundamental para planejar ações que gerem resultados reais em vendas. Um software online ajuda muito nesse processo. Como já mencionamos, ele pode reunir dados de diferentes bases, cruzando essas informações e criando relatórios em tempo real. O mesmo vale para análises feitas sobre o seu público.

Informações básicas como o perfil geográfico, faixa etária, poder aquisitivo e outros hábitos de consumo podem fazer toda a diferença na hora de fidelizar um cliente. Além disso, um software também ajuda a identificar o comportamento de compra dos seus clientes.

Se a maioria deles é interessada em uma mercadoria X, você pode oferecer outros itens de valor agregado. É o caso de um supermercado que coloca o leite perto da padaria, por exemplo. Esses produtos possuem uma margem de lucro menor, mas geralmente são comprados em conjunto, o que contribui para o aumento do ticket médio.

Indicadores de desempenho mais esclarecidos

Algo que atrapalha muitos empreendedores é não conhecer seus indicadores de desempenho — ou, pelo menos, não compreender como eles devem ser aplicados.

Ao utilizar um software online para gerenciar sua empresa, você pode resolver parcialmente esse problema. Ainda será necessário estudar quais variáveis são mais importantes para o seu negócio, mas o programa facilitará essa descoberta.

Como o software pode avaliar e comparar centenas de dados rapidamente, é possível observar correlações e inferir causalidades. Em outras palavras, você terá mais oportunidades para descobrir o que mais influencia o ticket médio do seu negócio.

É a divulgação? O tipo de produto oferecido? As promoções? Itens de valor agregado? O software pode oferecer essa resposta e indicar o lugar certo para começar a aplicar esse conhecimento.

Integração com outras ferramentas

Mesmo para quem trabalha com uma empresa pequena, é bem provável que use mais de um software de gestão à medida que se expande. Um programa para operação de caixa e estoque, por exemplo, pode não ser suficiente quando seus negócios crescerem e você abrir uma nova filial. Seria interessante se houvesse uma forma de aumentar essa escala, não é mesmo?

Bem, na verdade existe. Utilizando um software online, você pode integrá-lo a outros programas com funcionalidades adicionais. Dessa forma, é possível continuar aplicando suas antigas ferramentas no trabalho, além de inserir mais recursos de gestão com o tempo. Essa tecnologia promove o melhor aproveitamento da sua estrutura.

O efeito dessa funcionalidade no ticket médio da empresa é indireto, mas presente. Com mais agilidade nos trabalhos de rotina e BackOffice, é possível se dedicar a outras ações mais estratégicas. E como as antigas ferramentas ganham maior vida útil, você terá de investir menos para receber esse aumento.

Você também pode ligar essas ferramentas online a sistemas de análise geográfica, verificando a localização de seus clientes e concorrentes. Assim, há mais chances de acertar na hora de fazer a sua expansão.

Otimização do planejamento financeiro

Para ser um empreendedor, você deve saber pensar no futuro, não apenas no imediato. Algumas ações trazem retorno rápido, mas ainda são muito fracas para a manutenção da sua empresa. Por outro lado, alguns investimentos levam mais tempo para gerar retorno, mas o lucro obtido é consideravelmente maior.

A chave para alcançar esses resultados é fazer um bom planejamento financeiro. Pensar no que oferece maior ticket médio ao longo do tempo, verificar os recursos disponíveis, acompanhar as tendências do mercado, estimar o retorno sobre o investimento, etc.

Com um software online que permita analisar todas as suas lojas sob uma mesma lente, você poderá identificar oportunidades muito melhores para aumentar o ticket médio e, consequentemente, todo o faturamento da sua empresa.

Quanto mais precisos forem seus dados, melhores serão as suas chances de atingir um bom rendimento. E quanto mais recursos você puder usar como auxílio, melhor.

Gerenciamento móvel

Até agora, todas as vantagens que mencionamos poderiam ser encontradas em um software de gestão comum. Sendo assim, por que você escolheria especificamente um software online para trabalhar?

É aí que entra a última vantagem dessa lista: a possibilidade de acessar seus recursos remotamente. Isso mesmo! Não é mais necessário estar presente na loja para administrá-la adequadamente.

Com essa ferramenta, você conseguirá avaliar todos os pontos mencionados de onde estiver. Dessa forma, é possível continuar administrando sua loja e promovendo ações para melhorar o ticket médio da empresa mesmo que esteja em uma viagem de negócios ou em qualquer outro compromisso.

Isso dá a você mais controle sobre os resultados dos seus negócios, acompanhando métricas bem definidas que vão facilitar sua tomada de decisões.

Agora que você entende a importância de um software online de gestão para o ticket médio do seu negócio é hora de começar a aplicar esse recurso na sua empresa. Quer conhecer uma ferramenta assim para o seu tipo de varejo agora mesmo? Então, conheça o software da Mercafácil; uma ferramenta que integra Big Data, Dashboards e consultoria para te dar suporte em todas as suas decisões!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

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