Relacionamento

4 dicas para desenvolver um bom relacionamento com cliente

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Toda empresa em atividade, seja no varejo, no atacado ou em outra área, precisa se relacionar com seu cliente. E, em dias tão competitivos, o bom relacionamento com seu consumidor faz toda a diferença para que ele escolha o seu produto ou serviço e não o do seu concorrente.

Por esse motivo, veja essas 4 dicas valiosas para desenvolver um bom relacionamento com cliente.

Esteja disposto a ouvir

Estar disposto a ouvir é fundamental para conseguir perceber o que o consumidor precisa e tomar medidas práticas para atendê-lo bem. Sem isso, o estabelecimento tentará forçar suas escolhas, o que nunca é bem aceito pelo público.

Por outro lado, ao se mostrar atento ao que acontece é que sua equipe de frente terá condições de oferecer o que ele precisa, desde uma resposta para uma dúvida, a solução de um problema ou uma compra. Ouvir com atenção ajuda a identificar o perfil do cliente, que aliado ao conhecimento, deixa o atendimento ainda melhor e começa a gerar confiança no cliente.

Ofereça valor o tempo todo

Outra forma de identificar o perfil do consumidor é por acompanhar o histórico de vendas. Mostre interesse pessoal neles por “equipar” a sua equipe com possíveis sugestões para o cliente, algo que agregue valor, ajude-o a escolher um produto se for necessário.

Dessa forma, ele vai ver que o objetivo não é só vender, mas realmente ajudá-lo. Faça com que ele se sinta bem dando a ajuda necessária para que queira voltar mais vezes.

Seja paciente

Sempre que o consumidor pedir ajuda, evite pensar na solução antes de descobrir o real problema dele. Em vez disso, procure incentivar e treinar os colaboradores para que se interem bem do assunto e identifiquem a melhor forma de lidar com o assunto.

Quando entendemos qual o perfil da pessoa, a ponte para o bom relacionamento já começou a ser construída. Mas não queremos que essa ponte desmorone por não resolver dificuldades que nossos clientes enfrentam.

Lembre-se de não tratar ninguém com descaso. É possível que você já tenha visto uma cena assim e isso, com certeza, não lhe agradou. Mesmo nas vezes em que o cliente é ríspido, é preciso evitar tratá-lo da mesma forma.

Pratique empatia

Antes de tomar alguma atitude, se coloque no lugar do cliente e faça com que a sua equipe, aquela que lida diariamente com os clientes faça o mesmo. Dessa forma, serão capazes de entender melhor as necessidades do público e atendê-las com qualidade. “Será que tratamos nossos consumidores como gostaríamos de ser tratatos?” Faça essa pergunta sempre que iniciar — e finalizar — um atendimento.

Aplicar essas sugestões no dia a dia, com certeza, vai ajudar você a desenvolver um bom relacionamento com o cliente. Todos gostamos de ser bem atendidos. Esteja disposto a fazer o necessário para ajudar e seja paciente pra evitar algumas armadilhas.

Aqui, falamos de apenas 4 dicas para um bom relacionamento com o cliente. Você conhece mais alguma? Divida conosco nos comentários!

Co-Fundador e Diretor Executivo da Mercafácil. Graduado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Engenharia de Negócios e MBA's nas áreas de Orientação de Mercado na ESADE Business School, em Barcelona, e Inteligência de Negócio e Análise de Dados pela Universidade Positivo.

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